Sistemas Operacionais

11/08/2015 17h19 - Atualizado em 11/08/2015 17h19

Como criar um disco de recuperação no Windows 10

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows 10 conta com uma ferramenta para a criação de disco de recuperação. O recurso, que permite resolver problemas e restaurar o computador, é muito útil para quem fez upgrade e não possui uma mídia física do sistema operacional da Microsoft. Veja como acessar e usar a ferramenta.

Microsoft lança Windows 10 IoT Core para a Internet das Coisas

Windows-10-Redacao-1 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Veja como criar um disco de recuperação no Windows 10 (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Passo 1. Clique na barra de busca do Windows 10 e digite “unidade de recuperação” (sem as aspas). Depois isso, abra o primeiro resultado;

Abra o assistente de criação de unidade de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o assistente de criação de unidade de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso queira criar uma cópia da instalação do Windows, marque “Faça backup dos arquivos de instalação na unidade do sistema”. Essa opção permite formatar e reinstalar o sistema usando o pendrive, caso seja necessário.

Se você selecionou a opção, insira um pendrive de 4 GB ou mais e clique em “Avançar”. Caso contrário, um de 512 MB é suficiente;

Selecione se deseja copiar os arquivos de instalação do Windows 10 e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione se deseja copiar os arquivos de instalação do Windows 10 e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Selecione a unidade USB e clique em “Avançar”;

Clique sobre a letra da unidade do pen drive e prossiga (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Clique sobre a letra da unidade do pen drive e prossiga (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Clique em “Criar” e aguarde até que os arquivos sejam copiados para o pen drive. O procedimento poderá levar alguns minutos;

Alerta informa que o pen drive será formatado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alerta informa que o pen drive será formatado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, clique em “Concluir” para finalizar o assistente.

Finalizando criação do disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando criação do disco de recuperação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Agora, você poderá criar um pendrive de recuperação do Windows 10 para corrigir problemas do sistema ou restaurar o PC.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Mejias
    2017-05-31T01:40:40

    A reportagem esta errada, somente pode usar pendrive e não CD/DVD, além disso o tamanho minimo do pendrive que o Windows 10 solicita na ultima atualização é de 32 Gb.

  • Gabriel
    2016-08-29T20:48:03  

    Poderia ser um pen de 2 g? N entendi direito , 512m . 4g ou maior?

    recentes

    populares

    • Gabriel
      2016-08-29T20:48:03  

      Driver = Disco, uma opção legal é transformar CD/DVD em unidade Flash, o próprio Windows faz isso fornecendo a opção ao inserir. Dessa forma um CD/DVD pode ser usado ;)

  • Perfection
    2015-12-15T22:14:05  

    Você chama Pendriver de Disco de Recuperação? Disco = Objeto Redondo (Dvds, Cds (São Discos), Hds possue disco) Pendriver é um tipo de armazenamento bem diferente. Li o artigo com o intuito de criar um CD/DVD de Recuperação pois não possuo Pendriver. E fiquei decepcionada ao descobrir que o artigo informa errado.

    recentes

    populares

    • Perfection
      2015-12-15T22:14:05  

      Agora entendi o por que meu professor fica se perguntando pq ninguem leva o disco de matematica pra escola

    recentes

    populares

    • Perfection
      2015-12-15T22:14:05  

      Poderia ser um pen driver de 2g? N entendi direito um de 512 ou 4g pra cima?