Computadores

22/08/2015 07h00 - Atualizado em 22/08/2015 07h00

Como instalar drivers no Windows sem usar nenhum programa

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Não existe nada mais chato do que instalar drivers manualmente. É necessário ir até o site do fabricante, procurar o driver correto, baixar e então instalar no computador. Isso se não ocorrer nenhum problema no meio do caminho.

Windows bloqueou um programa de fornecedor desconhecido? Saiba executar

Porém, há vários programas que se propõem a instalar todos os drivers necessários automaticamente. No entanto, alguns usuários não gostam muito da ideia de instalar um programa no Windows que será usado apenas uma vez.

Windows-10-Redacao-2 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Saiba instalar drivers no Windows sem usar nenhum programa (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

O que muitos não sabem, entretanto, é que existe uma maneira nativa, ou seja, do próprio Windows, que permite instalar os drivers automaticamente e sem usar nenhum software de terceiros. Este método é útil quando não sabemos qual é o driver correto para determinado componente, assim, baixamos todos os arquivos que podem funcionar nele.

Obs.: Para usar este método, é importante que você já tenha baixado todos os drivers necessários do site do fabricante.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Passo 1. Siga o seguinte caminho: Painel de Controle > Sistema e Segurança > Sistema e, na coluna da esquerda, clique no link “Gerenciador de Dispositivos”;

Acessando o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acessando o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Na janela “Gerenciador de Dispositivos”, identifique os componentes que precisam de driver e clique com o botão direito do mouse sobre eles, selecionando em seguida a opção “Atualizar driver”;

Clique em Atualizar driver para instalar o driver para este componente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clique em "Atualizar driver" para instalar o driver para este componente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Na janela “Atualizar driver” escolha a opção “Procurar software de driver no computador”;

Instalando o driver manualmente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Instalando o driver manualmente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. Nesta nova janela clique em “Procurar” e depois navegue pela árvores de pastas até achar a pasta onde estão salvos os seus drivers. Selecione esta pasta e, em seguida, clique em “Avançar”;

Escolha a pasta onde os drivers estão salvos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Escolha a pasta onde os drivers estão salvos (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Agora, é só esperar que o Windows busque os drivers na pasta indicada e proceda com a instalação automaticamente.

Desta maneira, você poderá instalar os drivers corretos de maneira rápida, certeira e sem se preocupar em baixar o arquivo exato para aquele componente específico de seu computador.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mamadu Djau
    2015-08-22T13:52:37  

    eu ja usava esse metodo faz tempo , q lixo esse site não tem coisa nova não

    recentes

    populares

    • Mamadu Djau
      2015-08-22T13:52:37  

      Tem milhões de gente no Brasil que não saber fazer isso....

    recentes

    populares

    • Mamadu Djau
      2015-08-22T13:52:37  

      Obrigada!