Internet

16/08/2015 09h00 - Atualizado em 16/08/2015 09h00

Como instalar e usar a Cortana no Android?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

A Microsoft está trabalhando em uma versão da Cortana para Android. O aplicativo ainda está em estágio de desenvolvimento e não foi lançado oficialmente na Google Play Store, mas já pode ser testada por qualquer usuário, basta instalar o APK. Se você está curioso para usar a assistente virtual da Microsoft antes de todos, confira a dica e saiba como instalar a Cortana em seu smartphone Android.

Cortana para Android pode substituir Google Now no celular

Passo 1. Em seu celular, abra o Chrome e acesse a página de download da Cortana no site APK Mirror. Toque em “Download” e, caso necessário, confirme que deseja salvar o aplicativo em seu gadget;

Baixando arquivo APK (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixando arquivo APK (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Enquanto o aplicativo é baixado, acesse as configurações do Android e toque em “Segurança”;

Acesse as configurações de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, ative a opção “Fontes desconhecidas”. Uma mensagem de alerta informará ao usuário os riscos de instalar aplicativos de fontes desconhecidas. Você deve clicar em “OK” para confirmar que está ciente;

Ative a instalação de apps de fontes desconhecidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ative a instalação de apps de fontes desconhecidas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Quando o download for concluído, acesse os downloads do Android e toque sobre o arquivo “.apk” baixado;

Abra o arquivo APK baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o arquivo APK baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Toque em “Próximo” e, em seguida, “Instalar” e aguarde até que o aplicativo seja instalado em seu aparelho;

Instalando o aplicativo da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instalando o aplicativo da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, toque em “Abrir” para executar a Cortana e começar a usar a assistente virtual da Microsoft;

Assistente virtual instalada com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Assistente virtual instalada com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Assistente pessoal no smartphone é importante? Comente no Fórum do TechTudo

Passo 7. Durante a configuração inicial, toque em “Next” para avançar e “I agree” para concordar com os termos do contrato;

Configuração inicial da Cortana no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configuração inicial da Cortana no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Toque em “Next” novamente e digite o seu nome ou como você gostaria de ser chamado;

Digite o nome pelo qual gostaria de ser chamado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o nome pelo qual gostaria de ser chamado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Por fim, entre com a sua conta Microsoft. Após configurada, a Cortana já estará pronta para uso. Agora basta falar ou digitar os comandos (em inglês);

Faça login em sua conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Faça login em sua conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Tocando sobre o botão no canto superior esquerdo da tela você pode acessar o “Notebook”, uma espécie de banco de dados com todas as suas informações pessoais. Toque sobre qualquer um dos itens para configurar, adicionar ou apagar dados;

Acessando o bloco de notas da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acessando o bloco de notas da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Em “Reminders”, você pode visualizar os lembretes agendados e adicionar novos lembretes manualmente – também é possível fazer isso usando comandos de voz (em inglês). Para criar um lembrete, toque em “+” e defina os detalhes, como local, data e hora.

Adicionando lembre à Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicionando lembre à Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com estas dicas, você poderá usar a Cortana em seu Android. Lembre-se que o aplicativo ainda está em testes e pode apresentar problemas. Além disso, não há suporte para português – a Microsoft prometeu lançar uma atualização até o fim do ano.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jessé Tavares
    2017-08-05T10:54:11

    Link do APK não funciona. Erro 404.