Downloads

26/08/2015 11h00 - Atualizado em 05/05/2016 20h13

Como instalar o uTorrent no Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Linux possui ótimas opções de clientes torrents, entretanto, muitos usuários (principalmente os que vem de outras plataformas, como Windows e OS X) estão acostumados com o uTorrent. O software é reconhecido por ter interface limpa e intuitiva, além de recursos de integração com arquivos BitTorrent.

uTorrent ou Ares Galaxy? Veja qual é o melhor para baixar seus arquivos

Antes de iniciar a instalação, baixe a versão do uTorrent para Linux no TechTudo Downloads. Após salvar o software no PC, faça o login como administrador e siga para o passo a passo.

uTorrent Ultra Accelerator (Foto: Divulgação)Descubra como instalar o servidor do uTorrent no Linux (Foto: Divulgação)

Passo 1. Após fazer o login como administrador (geralmente o usuário root), abra o gerenciador de arquivos do Linux. Vá para a pasta onde você salvou o arquivo e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado. No menu que aparece, clique no item “Extrair aqui” ou qualquer que seja a opção de descompactação usada pelo gerenciador de arquivos usado;

Descompactando o pacote de instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descompactando o pacote de instalação do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e, no menu que aparece, clique na opção “Copiar”;

Copiando a pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando a pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Abra a pasta /opt no gerenciador de arquivos e clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da visualização da pasta. No menu que aparece, clique na opção “Colar”;

Colando a pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colando a pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Novamente, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo baixado,. No menu que aparece, clique na opção “Propriedades”;

Acessando as propriedades da pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as propriedades da pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na janela “Propriedades”, clique na aba “Permissões” e dê a todos os usuários a permissão para “Criar e excluir arquivos” na pasta, conforme a imagem abaixo;

Modificando as permissões da pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando as permissões da pasta do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Abra o gerenciador de pacotes de sua distribuição, procure e instale os pacotes "libssl0" para que o servidor do uTorrent funcione corretamente;

Instalando as dependências do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalando as dependências do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Com as dependências instaladas, basta ir na pasta do uTorrent e dar um clique duplo no arquivo utserver para iniciar o servidor;

Iniciando o servidor do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o servidor do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Agora que o servidor já está ativo, você pode fechar a sessão e fazer login com seu usuário normal. Em seguida, abra um navegador e acesse o endereço "localhost:8080/gui". Para fazer login pela primeira vez, use o usuário admin, deixe a senha em branco e clique no botão “OK”. Ao entrar lembre-se de criar colocar uma senha.

Acessando o servidor do uTorrent via navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o servidor do uTorrent via navegador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já pode começar a usar o uTorrent no Linux e claro, baixar seus arquivos torrents como faz em outros sistemas. 

Por que não consigo baixar por torrent? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Stefanuto
    2016-08-24T10:53:09

    não consigo achar a tal pasta opt, pode ser em outro lugar?

  • Bárbara Viçôzo
    2016-05-05T12:17:16

    Olá! Obrigada pelo tutorial. Eu consegui e coloquei vários arquivos para baixar. INFELIZMENTE, eu não coloquei um local de download, então não tem nada no meu computador dos arquivos que foram concluídos. Há alguma maneira de conseguir captá-los sem necessidade de baixar de novo? Obrigada, Bárbara Germano.

  • Murilo
    2016-03-22T12:01:54  

    Não consigo colar a pasta extraida dentro da pasta opt, simplesmente ele não me da essa opção. O que fazer ?

    recentes

    populares

    • Murilo
      2016-03-22T12:01:54  

      Vc não consegue pq não tem permissão ou pq simplesmente não existe o filesystem /opt? Siga a sugestão que citei acima. abraço

  • Cesar Almeida
    2016-04-10T11:41:02  

    Ola ! Onde fica a pasta "opt" no Linux Mint 17.3 ?

    recentes

    populares

    • Cesar Almeida
      2016-04-10T11:41:02  

      Não pecisa ser exatamente no File System /opt.. No meu caso tbm não existia. Vc tem duas opções: Criar FileSystem /opt Copiar o arquivo para /home/.../Documents e seguir os demais passos, sem problemas. Espero ter ajudado.. abraço

  • Cesar Almeida
    2016-04-10T11:17:44

    Onde fica essa pasta OPT no Linux Mint ?