Jogos de RPG

24/08/2015 09h00 - Atualizado em 22/03/2016 10h04

Confira os requisitos de The Witcher 3 e como deixar mais leve no PC

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

The Witcher 3 é o mais novo título da empresa polonesa CD Projekt Red. Embora seja um game bonito e com uma campanha grande, os jogadores de PC sofrem com os altos requisitos de sistema. Neste tutorial, confira algumas dicas para deixar o jogo mais leve, como desfragmentar o disco do computador e atualizar o driver da placa de vídeo:

Minecraft e Worms são jogos que rodam em quase todo computador; veja lista

Requisitos do sistema

Antes de prosseguir com o tutorial, confira abaixo os requisitos mínimos e recomendados para jogar The Witcher 3 no computador:

Veja como deixar The Witcher 3 mais leve no PC (Foto: Divulgação/CD Projekt Red)Veja como deixar The Witcher 3 mais leve no PC (Foto: Divulgação/CD Projekt Red)
 ProcessadorIntel Core i5-2500K de 3,3 GHz / AMD Phenom II X4 940 
Vídeo NVIDIA GeForce GTX 660 / AMD Radeon HD 7870 
Memória  RAM
6 GB 
Sistema operacional de 64 bits Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 
DirectX 11 
Espaço no HD 40 GB 

Requisitos recomendados

Processador Intel Core i7 3770 de 3,4 GHz / AMD FX-8350 de 4 GHz 
Vídeo NVIDIA GeForce GTX 770 / AMD Radeon R9 290 
Memória RAM 8 GB 
Sistema operacional de 64 bits  Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 
DirectX 11 
Espaço no HD 40 GB 

Atualize o driver da sua placa de vídeo

Ao ter um novo lançamento programado, empresas com a Nvidia e AMD desenvolvem drivers para que suas placas de vídeos entreguem o melhor gráfico possível aos clientes. Assim, é possível aproveitar o máximo de desempenho das peças.

Atualize o driver da sua Placa de Vídeo (Foto: Reprodução/Adrenaline)Atualize o driver da sua Placa de Vídeo (Foto: Reprodução/Adrenaline)


Caso sua placa de vídeo seja Nvidia, acesse a Página de Downloads da Fabricante e atualize os drivers para a última versão disponível. Mas se o hardware for da AMD, o usuário pode também atualizar os drivers na Página de Downloads de Drivers.

Faça Overclock

Muitas pessoas ficam receosas ao ouvirem a palavra Overclock. A técnica consiste em fazer o hardware rodar a uma velocidade maior do que foi projetada. Porém, ela é associada por muitos como uma forma mais rápida de queimar os componentes. Apesar disso, há maneiras seguras e baratas de realizar overclock na sua máquina sem que ela sofra danos.

MSI Afterburner é um dos softwares mais seguros para fazer Overclocking (Foto: Reprodução/Youtube)MSI Afterburner é um dos softwares mais seguros para fazer Overclocking (Foto: Reprodução/Youtube)


Um dos programas mais usados para realizar a técnica é o MSI Afterburner e, embora tenha esse nome, não é necessário uma placa de vídeo da MSI, pois ele funciona com a grande maioria das placas. É interessante usar durante o processo de Overclock um programa de BenchmarkingTeste de Desempenho, em tradução livre -, como o Heaven ou 3DMark.

Desfragmente o disco

Um disco cheio de arquivos fragmentados impacta diretamente no desempenho do jogo. A demora em localizar dados ao ler o HD faz com que o game precise de mais desempenho para entregar o resultado rapidamente. Além disso, pode resultar em queda da performance em casos graves. Sistemas Operacionais como Windows possuem uma ferramenta de desfragmentação nativa, mas você pode baixar programas de terceiros que realizem tal tarefa, como Smart Defrag ou Auslogics Disk Defrag.

Diminua as configurações de vídeo

The Witcher 3 permite ao jogador desabilitar e modificar vários recursos gráficos para deixar a experiência o mais agradável possível ao jogador. Contudo, alguns recursos podem ser desabilitados ou diminuídos para quem deseja a maior performance possível.

The Witcher 3: acesse o menu Postprocessing para alterar configurações gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)The Witcher 3: acesse o menu Postprocessing para alterar configurações gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Acesse o menu de “Options (Opções)” e selecione a opção “Postprocessing (Pós-processamento)”. Aqui, há as seguintes opções que você deve desabilitar ou diminuir ao máximo possível:

 SharpeningFaz com que os personagens e cenários do jogo pareçam mais naturais e realistas. Desativá-lo fará com que eles pareçam mais rígidos 
Anti-aliasing Faz com que os objetos pareçam lisos, mas acrescenta um filtro de enevoado para que fiquem mais bem apresentados 
Ambient Occlusion Faz com que o cenário do jogo receba uma iluminação global e dá mais realismo. Se deseja uma perfomance melhor, o conselho é desabilitá-lo. 
 BlurAdiciona um efeito enevoado a todos os objetos do jogo, dando um ar mais natural, especialmente durante efeitos de partículas, como chuva, ventania, neblina e fogo 
 Motion BlurEfeito de enevoado é aplicado durante o movimento, como quando Geralt corre ou cavalga em Carpeado 

Abaixo de “Postprocessing” há o menu “Graphics (Gráficos)”, que também possui opções que impactam no desempenho do jogo. Desabilite ou diminua as seguintes opções abaixo:

The Witcher 3: acesse a opção Graphics para modificar outras opções gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)The Witcher 3: acesse a opção "Graphics" para modificar outras opções gráficas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)











VsyncUm dos maiores consumidores de desempenho do PC. Tecnologia que realiza um alinhamento vertical dos pixels, fazendo com que a textura dos objetos do jogo fique mais realista e melhor “encaixada” 
Maximum Frames per Seconds Também conhecido como FPS, configura quantos quadros por segundo você deseja que sejam transmitidos na tela.Uma das opções que mais influencia no jogo, pois quanto mais alto o FPS, mais fluida é a movimentação e animação
NVIDIA HairworksPresente em placas Nvidia, ele faz com que a placa de vídeo consuma mais processamento para deixar o movimento e modelagem de cabelos, pelos e vegetação mais realistas
Display ModeModo de ajuste do jogo na tela do PC. Por padrão, o game fica configurado em Full Screen, mas caso queira diminuir consideravelmente o lag, altere a opção para “Bordeless Window (Janela sem bordas)” 

Modificar essas funções faz, com certeza, The Witcher 3 rodar melhor no computador. Porém, se ainda houver sentir lentidão a partida, volte ao menu “Graphics” e selecione “Graphic Presets (Gráficos predefinidos)” a opção “Low (Baixo)”

O que você está achando de The Witcher 3? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares