Video game

17/08/2015 09h00 - Atualizado em 17/08/2015 09h00

Conheça funções e truques para o Xbox One e mande bem no console

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Xbox One concorre com PS4 e Nintendo Wii U pelo espaço de melhor console da oitava geração. Repleto de títulos exclusivos e multiplataforma, o videogame da Microsoft conta ainda com funções que podem ser usadas para facilitar a vida dos jogadores. Confira a seguir alguns desses principais truques presentes no aparelho:

Dying Light: edição ‘ostentação’ de R$ 1 milhão dá abrigo contra zumbis

Xbox One: conheça funções e truques do console (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: conheça funções e truques do console (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Faça screenshots

Uma das características mais úteis dos consoles de nova geração, os screenshots estão disponíveis no sistema do Xbox One. Para capturar imagens do game, basta pressionar rapidamente o botão central duas vezes. Quando a tela de opções for exibida, aperte Y para salvar a imagem.

As capturas são vistas a qualquer momento nos menus do console e podem ser enviadas para computadores, para serem compartilhadas em redes sociais ou usadas como papéis de parede.

Aumente a velocidade de instalação dos games

No Xbox One, todo e qualquer jogo em disco precisa ser instalado antes de jogá-lo. O problema é que isso pode demorar, especialmente quando novas atualizações estão disponíveis.

Para encurtar o processo, desabilite a conexão com a Internet e insira o disco. Dessa forma, o jogo será instalado diretamente no HD, sem necessidade de baixar as atualizações. 

Acelere instalações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: acelere instalações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Desativar reprodução automática

Ao inserir discos no Xbox One, eles são reproduzidos automaticamente. A função costuma mais atrapalhar do que ajudar, já que a execução fecha outros aplicativos abertos de forma repentina.

Para desativar a função, vá até “Configurações > Disco e Blu-Ray” e desmarque a caixa. Assim, será preciso pressionar A sobre o disco para rodar o jogo.

Desative o auto-play (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: desative o auto-play (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Smartphone como controle

O aplicativo Xbox One SmartGlass também tem versão dedicada ao Xbox One, com direito a diversas funções interessantes. Entre os destaques, está a possibilidade de controlar os menus do videogame pelo celular.

O app pode ser baixado nos sistemas iOS, Android e Windows Phone gratuitamente. Para usá-lo é necessário estar conectado à mesma rede do console.

Use o smartphone como controle (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: use o smartphone como controle (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Subir vídeos para o YouTube

Além da função de gravar vídeos, o Xbox One também permite aos jogadores efetuarem upload de arquivos no YouTube. Depois de capturar o gameplay, instale o app do site de vídeos e faça login com sua conta.

Depois disso, é só selecionar o arquivo a ser enviado. Você também pode editar clipes com diversos efeitos com o aplicativo Upload Studio.

Envie seus vídeos para o YouTube (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: envie seus vídeos para o YouTube (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Controlar o console com comandos de voz

Acessório obrigatório dos primeiros modelos do Xbox, o Kinect se tornou opcional, mas ainda aparece como opção excelente para os usuários que buscam por praticidade.

Para isso, basta dizer em voz alta “Xbox”, seguido de algum dos comandos disponíveis, como “Xbox, vá para amigos”. Confira a lista com as melhores funções para usar com a voz.

Controle o console pela voz (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: controle o console pela voz (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Crie Gamerpics com avatares

Os avatares não ganharam muito destaque desde o lançamento do Xbox One. A boa notícia é que mesmo sumidos, os personagens ainda podem ser usados no console.

Na opção “Meu Perfil”, clique em “Mudar imagem de jogador” e use a criatividade para montar uma foto bacana. Ainda é possível editar o boneco com diversas roupas e acessórios.

Crie gamerpics usando avatares (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: crie gamerpics usando avatares (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ouça música enquanto joga

Assim como O PlayStation 4, o Xbox One é equipado com reprodutor de mídia. Além de tocar vídeos e fotos, o app é capaz de reproduzir músicas enquanto você joga.

Para ouvir canções durante a jogatina, basta fixar o aplicativo na barra lateral, conectar um pendrive com músicas e curtir durante as partidas.

Ouça música enquanto joga (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: ouça música enquanto joga (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Controle a TV com o Xbox One

Outra opção avançada do videogame é a de comandar televisões de diversas marcas, com ajuda do sinal infravermelho. A opção está em “Configurações/Tela e som”, e permite que os jogadores liguem, desliguem e aumentem o volume da TV.

Controle sua TV com o Xbox (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: controle sua TV com o Xbox (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Seja multitarefa

O Xbox One tem hardware poderoso e usa essa vantagem para executar diversos serviços simultaneamente. Para fixar um novo aplicativo no canto da tela, pressione o botão central duas vezes e escolha o que executar.

O novo programa será mostrado no canto direito da tela, e poderá ser acessado rapidamente a qualquer momento.

Use apps variados simultaneamente (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Xbox One: use apps variados simultaneamente (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Via TechRadar

Qual o melhor: PlayStation 4, Xbox One ou PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo! 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Messias
    2018-03-23T00:37:09

    Eu consigo passar arquivos do xbox one para o notebook?

  • Dr. Parkinson
    2015-08-17T09:31:55  

    Existe algum truque para fazer o Xone alcançar o desempenho e poder de computação gráfica que 1.84 TFLOPS, 1152 unidades de sombreamento, GDDR5, 176GB/s de largura de banda, 18 unidades de computação, 32ROPs ou o mais próximo disso?

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-08-17T09:31:55  

      Legal, se você tivesse tão feliz com seu ps4 não precisava vim em matéria de xbox one reclamar que ele é ruim, afinal você já se decidiu e comprou o que te satisfaz, sinceramente prefiro PC, mas tenho ps3 e xbox one, só não troquei meu ps3 pelo ps4 porque não vejo a mínima necessidade, nenhum jogo exclusivo que me atraia, nenhuma função que me atraia. Talvez repense quando lançarem o project morpheus.

    recentes

    populares

    • Dr. Parkinson
      2015-08-17T09:31:55  

      Sempre essas discussões sem fim. E hardware não é tudo, um Audi s3 anda junto de uma Mercedes cla a 45amg que tem motor com 80cv a mais. IPhone tem hardware inferior aos Samsung e tbm faz mais com menos. Então não adianta ter uma monstruosidade de poder se não possui um bom gerenciamento. E os dois consoles são praticamente iguais na jogatina, o que diferencia é o gosto de cada um pelos exclusivos.

  • Carlos Schneider
    2015-08-17T13:31:33  

    Precisou de 3 gerações pro Xone usar blu ray, na próxima quem sabe roda em 1080p.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-08-17T13:31:33  

      Que exemplo é esse? Xbox 360 nem existe mais...

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2015-08-17T13:31:33  

      hahaha q isso caras, apareceu Pcista q tem positivo e outro cara q nem tinha nascido falando de Ps2.

  • Paulo Neto
    2015-08-17T16:13:17  

    Top. Tenho os 2 e prefiro o Xbox One

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2015-08-17T16:13:17  

      Concordo Parkinson... Mas ser melhor em hardware TAMBÉM não significa!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2015-08-17T16:13:17  

      OK, eu nao disse que é melhor, eu disse que prefiro o Xbox One.

  • Eduardo Maruoka
    2015-09-08T12:34:46

    Não sei quanto da psn no ps4, mas no ps3 era a queda de link. q me aborrecia muito. No meio de um disputa travava, na xbox live cai mas em numero muito menor do q na psn. Nada contra a psn, mas em relação a partidas multiplayers, fico com a live.

  • Pedro Vasconcelos
    2015-08-17T14:19:12  

    O MEU NOTE COM INTEL HD GRAPHICS RODA EM 1080 P E O XBOX ONE RODA TBM

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2015-08-17T14:19:12  

      Tem alguém que tá querendo mostrar tanto que entende de detalhamento técnico que se bobear, nem sabe o que é se divertir... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2015-08-17T14:19:12  

      To jogando a demo do forza aqui e está lindo os 1080p e 60 fps.

  • Joseph Clinton
    2015-08-17T18:23:20

    Tenho os dois consoles tb, os multiplataformas não tem diferença nenhuma. Mas acho o controle do XOne um pouco mais confortável.

  • Pedro Vasconcelos
    2015-08-17T14:14:42  

    simples, troque por um playstation 4 e a jogatina melhora 1111000000000000000000000000000%%

    recentes

    populares

    • Pedro Vasconcelos
      2015-08-17T14:14:42  

      Cara, tenho os dois games e afirmo que a jogatina é igual nos dois. Isso de que um console tem gráficos muito melhores que o outro é baboseira de fanboy. Compre o que mais te satisfaz, pois os dois são ótimos consoles!! O importante é se divertir!!

  • Carlos Oliveira
    2015-08-17T16:57:28

    Esse video game é espetacular! Ele é o presente e o futuro do caminho que os games irão se tornar! Sem mais!

  • Derlandes Henriques
    2015-08-17T15:17:38

    o TELECINETORRENT. COM também turbina a tela da sua tv.

  • Pedro Vasconcelos
    2015-08-17T14:18:08

    PS3>>>>>>>>XBOX ONE PS4>>>>>>>>>>>>XBOX 360, FATO!!

  • Pedro Vasconcelos
    2015-08-17T14:16:07

    TEM TRUQUE PARA O XBOX ONE USAR MEMÓRIA GDDR5? AH N, QUE PENA DDR3 É DEFINITIVAMENTE INFERIOR

  • Alessandro
    2015-08-17T12:09:05

    Boas dicas! Faltou citar que ele permite controlar o receptor de tv a cabo, ligando na entrada hdmi do console, é bacana poder trocar de canais dando as ordens para o kinect, poder criar alertas de programação (tipo pedir para avisar a hora que vai começar o filme enquanto você joga). O app SmartGlass também é muito bom, quase abandonei o controle da minha tv depois dele. Xbox one vem cumprindo bem a missão de ser uma central multimídia.

  • Giovani Carneiro
    2015-08-17T14:01:40

    Tenho loja de games e garanto o XboxOne é o futuro dos Games!! console espetacular!!

  • Everton Souza
    2015-08-17T13:20:18

    e as funções 'secretas'?...kkkkkkkkkkkkk

  • Comentador Franco
    2015-08-17T13:18:01

    Tenho um Xbox One, gosto muito do console, mas a parte que diz "hardware poderoso" me fez rir alto aqui. Ficou na cara que é um advertising fantasiado de matéria.

  • Anderson Rocha
    2015-08-17T12:16:50

    A Função de controlar a TV e o receptor a cabo direto pelo Xbox é muito legal. Meu Xbox é a central de entretenimento da Sala. Meu PS4 vai para o quarto e levo ele quando estou fora de casa.

  • Andeson Gunther
    2015-08-17T12:13:31

    Não vi nenhuma função secreta,todo mundo que tem um XONE sabe disso.