Sistemas Operacionais

13/08/2015 10h25 - Atualizado em 13/08/2015 10h25

Conheça três maneiras de verificar se o seu Windows 10 está ativado

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Para utilizar o Windows 10 não basta instalar, é preciso também ativar a instalação. Confira três maneiras para realizar o processo e verificar se o novo sistema operacional da Microsoft está ativado no seu PC. O passo a passo é importante também para ter certeza de que o sistema instalado está legalizado junto a Microsoft e não se trata de uma "cópia pirata", sem um serial key (chave de ativação).

Como iniciar o Windows 10 em modo de segurança

Windows 10 vinha encontrando problemas com reinicialização (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Windows 10 vinha encontrando problemas com reinicialização (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Descubra três maneiras de verificar a ativação do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)



Verificar o status da ativação do Windows 10 através da opção “Sistema”

Uma das maneiras mais fáceis de verificar o status de ativação do Windows 10 é simplesmente olhando na opção “Sistema”, uma janela que mostra as principais informações do Windows. Para fazer isso, basta pressionar as teclas “Win + X” e, no menu que aparece, clicar na opção “Sistema”. Como alternativa você também pode procurar por “Sistema” no Painel de Controle.

Acessando a opção Sistema no menu do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Sistema" no menu do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quando a janela “Sistema” for aberta, vá até a seção de “Ativação do Windows”. Se o seu sistema estiver ativado, você encontrará o tópico “O Windows ativado”, além das informações dessa ativação.

Verificando a ativação do Windows na janela Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Verificando a ativação do Windows na janela Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Verificar o status da ativação do Windows 10 através do Prompt de Comando

Também é possível verificar a situação da ativação do Windows 10 usando o Prompt de comando. Para fazer isso, basta pressionar as teclas Win +R e digitar “cmd” na janela que aparece. Se quiser, você também pode pressionar as teclas Win + X e clicar na opção “Prompt de Comando” no menu exibido.

Executando o Prompt de Comando no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Prompt de Comando no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Com o Prompt de Comando aberto, digite o comando “slmgr /xpr” e tecle Enter para visualizar o status da ativação em uma pequena janela.

Verificando a ativação do Windows 10 no Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Verificando a ativação do Windows 10 no Prompt de Comando (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Verificar o status da ativação do Windows 10 através da opção “Configurações”

Um opção mais moderna e recente de verificar a situação da ativação do Windows 10 é usando a opção “Configurações”. Para executá-la, basta clicar no ícone dela na barra de tarefas e depois em “Todas as configurações”. Quando a nova janela estiver na tela, clique no item “Atualização e segurança”.

Acessando as configurações de Atualização e segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações de "Atualização e segurança" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Dentro de “Atualização e segurança”, tudo que você precisa fazer é clicar na opção “Ativação” e pronto, lá estará a informação sobre a situação atual da ativação do Windows 10.

Verificando a ativação dentre das configurações de Atualização e segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Verificando a ativação dentre das configurações de "Atualização e segurança" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Verificar o status da ativação do Windows é muito simples e você pode fazer isso do jeito que achar melhor. Faça a verificação sempre que achar necessário e tenha certeza de que está tudo certo.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cruzeiro
    2015-08-13T11:28:22

    Fico só imaginando um cara caxias o bastante pra fazer um triple-check na ativação do Windows. "Vou verificar por aqui...é, está ativado. Mas eu ainda não acredito, então vou verificar pelo cmd...é, está ativado. Não, pera, uma última confirmação: é, está mesmo ativado". (facepalm)