Sistemas Operacionais

31/08/2015 08h00 - Atualizado em 31/08/2015 08h00

Não gostou do Windows 10? Cinco dicas deixam com a cara do Windows 7

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 10 chegou com muitas melhorias no visual e nas funções. Mas mudanças nem sempre agradam a todos. Novidades, como Menu Iniciar e tela de bloqueio, não conquistaram muitos usuários. Se você é uma dessas pessoas, saiba que pode deixar o seu PC com a cara do Windows 7. Confira como transformar seu computador com alguns truques simples.

Hello! Windows 10 acessa câmera sem você pedir; veja como desligar

Menu Iniciar

Uma das principais mudanças no Windows 10 foi no Menu Iniciar. Mas, se você prefere o recurso no Windows 7, existem alguns aplicativos que transformam o sistema operacional. 

Start10 coloca o Iniciar do Windows 7 no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Start10 coloca o Iniciar do Windows 7 no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Start10 é um exemplo. A ferramenta é paga, mas oferece 30 dias grátis com diversas opções de personalização. Ficou interessado? Veja como usar. Há ainda o Classic Shell, o serviço é gratuito e permite ainda escolher o menu do Windows 7 e de versões mais antigas, com uma ou duas colunas.

Login com uma conta off-line

Crie uma conta off-line como no Windows 7 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Crie uma conta off-line como no Windows 7 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

A Microsoft monitora o uso do Windows para obter dados e sincronizar arquivos na nuvem por meio de uma conta online com e-mail e senha. Mas ainda é possível navegar no PC usando somente um nome de usuário e senhas locais, ou seja, armazenados só na máquina e completamente offline, mesmo assim você continuará a poder baixar apps da loja. Veja como.

Remover a tela de bloqueio

Remova a tela de bloqueio para ir direto ao login de usuário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova a tela de bloqueio para ir direto ao login de usuário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A tela bloqueada do Windows 10 lembra muito o Windows Phone. Se você não gostou, pode desabilitá-la. O procedimento requer alguma habilidade no editor de registros do Windows, mas, quando realizado, remove completamente a imagem de bloqueio com segurança, mostrando o login logo quando você ligar o computador. Confira como remover a tela de bloqueio no Windows 10.

Calendário e relógio

Coloque o antigo calendário e relógio de volta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Coloque o antigo calendário e relógio de volta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outra grande mudança no visual está no calendário embutido na área de notificações do Windows. Agora, com uma janela bem maior e com fundo preto, ela é bem diferente do pequeno calendário de fundo cinza e relógio analógico presente no Windows 7. Assim como com a tela de bloqueio, o procedimento requer ajustes no editor de registros. Confira o passo a passo.

Desligue Cortana e Bing

Desabilite o Bing para não enviar suas buscas para os servidores da Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desabilite o Bing para não enviar suas buscas para os servidores da Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 

A assistente pessoal Cortana é uma das principais novidades em termos de funcionalidade no Windows 10, além de ser um dos principais meios de obtenção de dados dos usuários. A boa notícia é que ela vem desabilitada no Windows em Português do Brasil, mas ainda resta o Bing na busca do sistema.

Se você quer procurar arquivos localmente, somente offline assim como no Windows 7, a dica é desabilitar o buscador da Microsoft para que o seu computador não se conecte à Internet e envie as palavras-chave digitadas para servidores externos. O truque é muito simples e só requer alguns cliques.

Via Make Use Of

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lina Ramos
    2015-09-01T14:13:52  

    Eu comecei com o windows 10 no meu desktop. Foi amor a primeira vista. Achei prático, leve, rápido... mas a lua de mel acabou quando baixei para o meu notebook. Ele ficou lente e o bug do menu iniciar e a cortana que não abrem estão me estressando profundamente. Dai a gente reinicia milhões de vezes para voltar a funcionar... Volta e quando você pensa que está ok, vem uma atualização das trevas e lá volta tudo de novo o mesmo problema. Estou decepcionada com ele no notebook... já no desktop tive sorte e não deu problemas...

    recentes

    populares

    • Lina Ramos
      2015-09-01T14:13:52  

      Eu estou tendo o mesmo problema do menu iniciar no meu not dell, por 2 x tive que formatar a maquina na última vez instalei devolta o W8.1 update 2 e pronto.....to feliz denovo.

    recentes

    populares

    • Lina Ramos
      2015-09-01T14:13:52  

      O win10 só me deu dor de cabeça nos 2 pcs que tenho, isso por que sempre fiz instalaçao limpa. e quando voce fala que nao gostou do sistema, ainda tem gente de mimimi te julgando, falando que voce tem pensamento de retrocesso e é uma pessoa burra por nao saber resolver problemas que A MICROSOFT criou. no meu caso mesmo, o win10 veio com uma atualizaçao do mal que nunca era concluida e só ferrou com a maquina. resultado: voltei pro 7 feliz. e que venha o windows 11 , de preferencia com o visualizador de fotos BRANCO de volta kkkkkk