Notebook

13/08/2015 06h01 - Atualizado em 13/08/2015 08h29

Notebook Asus ficando sem áudio? Corrija o problema

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Alguns usuários de notebooks ASUS estão reclamando, com uma certa frequência, de problemas com o áudio dos aparelhos. Às vezes o áudio some completamente. Em outras ocasiões, o aparelho inicia normal mas, depois de algum tempo, o sistema fica mudo. Descubra algumas das causas que ocasionam problemas no áudio dos notebooks e como resolvê-los.

Fone promete reduzir ruídos e personalizar a forma de ouvir o ambiente

fone de ouvido (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Como resolver problemas de áudio no notebook? (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Problemas na configuração, na placa de som ou no driver

A falta de som no notebook pode ser causado por inúmeros problemas, como uma configuração mal feita, uma incompatibilidade com o driver de áudio ou, ainda, na própria placa de som do equipamento. Para descobrir facilmente onde está o problema, você pode usar a função “Solucionar problemas de reprodução de áudio”, do Windows.

Para isso, siga estes passos:

Passo 1. Vá até o menu Iniciar e digite “Solução de Problemas” e clique em Hardware e Sons;

Passo 2. Depois clique em “Solucionar problemas de reprodução de áudio”;

Passo 3. O Windows começará a procurar por possíveis problemas que estejam atrapalhando a reprodução do áudio. Se ele encontrar algum, siga os passos sugeridos pelo Windows para a resolução do problema.

Ferramenta para solucionar problemas de áudio do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Ferramenta para solucionar problemas de áudio do Windows (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Problemas no driver de áudio

A causa mais comum para a ausência de som em um notebook é problema com o driver de áudio ou a falta dele. Para checar se o problema que está afetando a sua máquina é esse ou não, siga os seguintes passos::

Passo 1. Siga o caminho Painel de controle > Sistema e Segurança > Sistema > Gerenciador de dispositivos;

Passo 2. Na janela pop-up que se abrir clique para expandir a opção “Controladores de som, vídeo e jogo”;

Passo 3. Se houver um ponto de interrogação amarelo ao lado do nome da placa de som, isso indica que há algum problema com o driver daquele componente. No caso de haver um ponto de exclamação amarelo, significa que está faltando o driver.

Em todos os casos, a melhor maneira de solucionar o problema é baixando o driver direto do site da fabricante. Embora seja a forma mais trabalhosa, é a que geralmente resolve o problema. Você pode também usar algum programa que automaticamente detecta os drivers que precisam ser instalados ou atualizados. Confira nosso kit de programas para atualizar drivers automaticamente e escolha o de sua preferência.

Vários programas podem ajudar a instalar e atualizar drivers automaticamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Vários programas podem ajudar a instalar e atualizar drivers automaticamente (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O Windows pode estar no mudo

Às vezes não há nenhum problema com o hardware do notebook. O ‘problema’ pode ser mais simples do que parece. Cheque se o som do sistema não está muito ou mesmo no mudo. Especialmente em notebooks, que possuem alto-falantes menores e de baixa potência, um volume muito baixo pode acabar dando a entender que o aparelho está sem som.

Os players estão sem áudio? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Para verificar se o volume do seu sistema está adequado, siga estes passos:

Passo 1. Vá para Painel de controle > Hardware e Sons > Som > Ajustar o volume do sistema;

Passo 2. Isso abrirá o mixer de volume do Windows. Deslize o controle para cima afim de aumentar o volume;

Passo 3. Veja se o botão “Sem Som” ou “Mudo” está ativado. Em caso afirmativo, desative-o para ter de volta o som no seu notebook.

Ajuste o volume do sistema (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Ajuste o volume do sistema (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Problema com a placa de som ou saídas de áudio de seu notebook

Algumas vezes, porém, o problema não está no Windows ou em alguma configuração. Pode acontecer de a sua placa de som ou os alto-falantes de seu notebook estarem com problemas. Nesse caso, não há muita coisa a se fazer a não ser levar o equipamento a um técnico especializado, pois ele possui as ferramentas adequadas para abrir o seu notebook e fazer um diagnóstico preciso de onde está o defeito de sua máquina.

Porém, se os componentes físicos de áudio do seu notebook (placa de som e alto-falantes) estiverem funcionando perfeitamente, as três dicas anteriores resolverão a questão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Roque
    2016-07-13T00:23:08  

    Estou com problema na parte de gravação...escuto normalmente mas quando eu falo a pessoa que esta do outro lado não me escuta ... meu notebook e o asus X550L

    recentes

    populares

    • Everton Roque
      2016-07-13T00:23:08  

      O problema, quando for de hard, é o HDD da placa de áudio, crônico e que a Asus, mesmo atendendo na garantia, não resolveu, no meu caso, de forma definitiva, surgindo o problema novamente em menos de 8 meses e, claro, agora fora da garantia por um problema já resolvido

  • Vanessa Conceicao
    2017-05-01T05:21:44

    Muito obrigado, resolveu o meu problema.

  • Daniel Ramos
    2016-01-26T18:56:28  

    Estou com problema pois uso o notebook ASUS e ele veio com windows 8, e eu mudei, e opte pelo 7 e agora formatei o notebook e estou com problemas em alguns drives, e para baixar no site da ASUS vem o drive do windows 8, o que fazer agora?

    recentes

    populares

    • Daniel Ramos
      2016-01-26T18:56:28  

      Me ajuda Mann..

    recentes

    populares

    • Daniel Ramos
      2016-01-26T18:56:28  

      Meu notebook é da Asus modelo x44c e eu fui habilitar o microfone (sem fone de ouvido) habilitei os dois ícones que tinha e acho que coloquei os dois pra funcionar.. Estava usando a webcam e a pessoa do outro lado só conseguiu me escutar após ligar os dois.. Minutos depois, começou a fazer um barulho infernal.. Muito agudo e constante alterava quando movia o notebook.. E quando desliga ele não faz barulho.. Mas quando coloca ele pra ligar, passa um tempinho e começa novamente o mesmo barulho agudo e infernal mas ele NAO liga.. Estou preocupado, o que faço para arrumar esse problema?

  • Jose Carlos
    2016-08-13T12:16:31

    Meu notebook é da Asus e eu fui habilitar o microfone (sem fone de ouvido) habilitei os dois ícones que tinha e acho que coloquei os dois pra funcionar.. Estava usando a webcam e a pessoa do outro lado só conseguiu me escutar após ligar os dois.. Minutos depois, começou a fazer um barulho infernal.. Muito agudo e constante alterava quando movia o notebook.. E quando desliga ele não faz barulho.. Mas quando coloca ele pra ligar, passa um tempinho e começa novamente o mesmo barulho agudo e infernal mas ele NAO liga.. Estou preocupado, o que faço para arrumar esse problema?