Notebook

23/08/2015 07h00 - Atualizado em 23/08/2015 07h00

Qual driver baixar para consertar o Wi-Fi de um notebook formatado

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Um dos grandes incômodos de se formatar um computador ou notebook é a procura pelos drivers corretos após a instalação do sistema. Sem os drivers, nada funciona direito. O problema mais comum que ocorre, especialmente em notebooks, é a falta do driver da placa de rede wireless. Isso impossibilita o uso da sua rede Wi-Fi. Muitos usuários têm dúvidas sobre qual o driver que deve ser instalado. Aprenda agora como identificar e instalar, sem erros, o software para a placa de rede wireless de seu notebook.

Positivo passará a produzir notebooks da Vaio no Brasil

Passo 1. Acesse o site do fabricante de seu notebook

O primeiro passo é identificar e acessar o site do fabricante do seu notebook. Vamos tomar como exemplo a Samsung, mas poderia ser qualquer outra, como Sony, CCE, Lenovo, ASUS e tantas outras. Acesse o site da Samsung e procure pela seção de Suporte. Uma vez lá, você vai navegar pelos menus até encontrar a seção de suporte para notebooks e, então, encontrar o modelo específico de seu aparelho.

Uma forma de agilizar essa busca é digitando, no campo de pesquisa do site, o modelo exato do seu notebook. Você pode encontrá-lo, geralmente, gravado em uma etiqueta colada na parte inferior do seu aparelho. Para fins de exemplificação, iremos usar o modelo NP-RV411-BD4BR. Digite o modelo do seu notebook na barra de busca e aperte Enter. Ao encontrar o modelo exato da sua máquina, procure por um seção chamada “Drivers”, que reúne todos os drivers desenvolvidos para aquela máquina.

Acessando o suporte do site da Samsung (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acessando o suporte do site da Samsung (Reprodução: Felipe Alencar/TechTudo)

Logicamente, o layout dos sites dos fabricantes muda de um para outro, de modo que é impossível indicarmos o caminho exato a seguir para se encontrar a seção de Suporte e, então, os drivers para o modelo exato o seu notebook. No entanto, a seção de Suporte está geralmente bem visível. Depois disso, basta navegar pelos menus até encontrar o seu notebook ou, melhor ainda, digitar o nome do modelo no campo de pesquisa.

Passo 2. Baixando o driver da placa de rede wireless

Após encontrar a seção de drivers destinados ao seu notebook, é hora de procurar o que se destina a habilitar a placa de rede wireless. No título dos arquivos, procure por aqueles que possuam as seguintes palavras: “rede sem fio”; “wlan”; “Wi-Fi” ou “wireless”. Qualquer driver que possua alguma(s) dessas palavras é destinado a sua placa de rede wireless. Porém, como achar o driver correto?

Todos os fabricantes costumam colocar uma pequena descrição abaixo do título do driver, que informa o sistema operacional com o qual ele é compatível, a desenvolvedora do hardware e a versão em que ele se encontra. Assim, veja a descrição e baixe aquele driver que é compatível com o sistema operacional que você usa.

Sendo assim, suponhamos que na seção de drivers da página do fabricante você encontre seis arquivos que podem ser compatíveis com a sua placa de rede. Baixe aquele que contém na descrição o sistema operacional que você usa, como por exemplo, Windows 7 (32 bits). E se houver mais de um driver compatível com meu sistema, mas de diferentes desenvolvedoras? A dica é: baixe todos eles.

Drivers da placa de rede wireless compatíveis com Windows 7 de 32 e 64 bits (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Drivers da placa de rede wireless compatíveis com Windows 7 de 32 e 64 bits (Reprodução: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Instalando o driver correto da placa de rede wireless

Após baixar os possíveis drivers e guardá-los em um pen drive ou HD externo, é hora de instalá-los em seu notebook. Para isso, siga este caminho:

Painel de Controle 
Sistema e Segurança 
Sistema 
Gerenciador de Dispositivos

Isso abrirá uma janela pop-up com uma lista de dispositivos instalados em seu PC. Expanda a opção “Adaptadores de rede”. Você verá um ponto de exclamação amarelo ao lado do nome da placa de rede. Isso indica que o driver está faltando.

Computador trava e fica com a tela preta, o que pode ser? Veja no Fórum do TechTudo.

Clique com o botão direito em cima do item com o sinal de alerta e, em seguida, clique em “Atualizar driver”. Abrirá uma janela perguntando “Como deseja pesquisar o software do driver?” Escolha a opção “Procurar software de driver no computador”. Então, na próxima janela, clique no botão “Procurar” e selecione a pasta onde os drivers que você baixou estão salvos. Em seguida, é só clicar em “Avançar” que o Windows automaticamente irá procurar os drivers na pasta que você selecionou e, quando encontrá-los, irá efetuar a instalação.

Instalando manualmente o driver da placa de rede wireless (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Instalando manualmente o driver da placa de rede wireless (Reprodução: Felipe Alencar/TechTudo)

Geralmente, quando baixamos drivers dos sites dos fabricantes, eles vem "zipados". É importante extrair os drivers antes de fazer o procedimento acima.

Pronto, após efetuados esses procedimentos, o ícone de redes Wi-Fi disponíveis deverá aparecer na barra de notificação do Windows. Isso mostra que a placa de rede wireless de seu notebook voltou a funcionar novamente. Agora, é só colocar a senha da sua rede Wi-Fi e aproveitar a sua navegação na internet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Karen Rocha
    2017-03-26T10:32:12

    Consegui resolver meu problema super rápido em menos de 15 minutos,salvou meu projeto...

  • Thaís Noda
    2016-07-13T11:26:26

    também aparece "o windows determinou que o software de drive do dispositivo esta atualizado" . Sempre aparece isso e eu não consigo mudar para o drive que eu baixei. O que eu faço?

  • Thaís Noda
    2016-07-13T11:24:32

    Olá, estou tentando atualizar o drive do meu roteador (wi-fi) só que sempre que eu tento aparece a seguinte mensagem "O melhor software de drive para o dispositivo já esta instalado"