Sistemas Operacionais

09/08/2015 12h01 - Atualizado em 09/08/2015 12h01

Windows 10: função 'economia de energia' faz bateria do notebook durar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Windows 10 apresenta um sistema de economia de energia com mais recursos, capaz de gerenciar notificações de apps em segundo plano, exclusões e diminuição do brilho da tela. Se você usa o sistema operacional da Microsoft em um notebook, confira como obter o melhor rendimento da bateria.

Como alterar o esquema de cores do Windows 10

windows-10-chega-aos-pcs1 (Foto: Divulgação)Configure o sistema de economia de energia no Windows 10 (Foto: Divulgação)

Passo 1. Acesse as configurações do Windows 10 pelo Menu Iniciar;

Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Sistema”;

Abra as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Economia de bateria”, clique em “Configurações de economia de bateria”;

Configure a economia de bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure a economia de bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Mova a barra para a direita ou para a esquerda para ajustar o percentual em que você deseja ativar o sistema de economia automaticamente.

Para gastar menos bateria, é importante também desmarcar a primeira caixa de diálogo para bloquear notificações e marcar a segunda para reduzir o brilho da tela – o display é um dos componentes que mais gastam energia em um notebook;

Defina o percentual de ativação e bloqueie notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina o percentual de ativação e bloqueie notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na seção “Sempre permitido”, clique no sinal "+" para adicionar um aplicativo importante cujas notificações você não quer deixar de receber enquanto a economia de energia estiver ativada;

Adicione uma exceção à lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione uma exceção à lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Escolha os apps desejados na lista, como Alarmes e Relógio, e clique em “Adicionar”.

Inclua apps essenciais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inclua apps essenciais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Uso de bateria

Você também pode monitorar o uso de bateria pelos apps instalados. Caso verifique que um deles está consumindo memória demais, pode desativar o seu funcionamento no plano de fundo, deixando-o em operação só quando você o abre manualmente.

Passo 1. Acesse novamente a seção “Economia de bateria” das configurações do Windows 10 e clique em “Uso de bateria”;

Acesse o relatório de uso da bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o relatório de uso da bateria (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Filtre a exibição de consumo por 24 horas, 48 horas ou uma semana;

Filtre por três períodos diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Filtre por três períodos diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Embaixo, selecione um aplicativo que você considera estar consumindo energia demais e clique em “Detalhes”;

Acesse um app que você considera estar gastando bateria demais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse um app que você considera estar gastando bateria demais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Desative a operação do app em segundo plano.

Bloqueie a ativação em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Bloqueie a ativação em segundo plano (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Com essas configurações, o seu notebook com Windows 10 deve durar mais tempo longe da tomada e, de quebra, ainda ter uma bateria com vida útil mais longa. Lembre-se, porém, de verificar com atenção os apps cujas notificações você está permitindo ou excluindo, de modo que um lembrete no calendário, por exemplo, não seja bloqueado quando a bateria estiver abaixo do limite configurado.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Ramos
    2017-10-13T10:14:28

    Bom dia, Meu notebook hoje tem o W10 instalado e ele consome bateria mesmo quando desligado, já testei com o W7 e não acontece isso ou seja, o problema não é a bateria. Tem alguma sugestão que possa me ajudar?