03/09/2015 06h00 - Atualizado em 03/09/2015 06h00

Aprenda a trocar o processador do seu computador

Adriano Hamaguchi
por
Para o TechTudo

A troca do processador de um computador exige cuidados, principalmente na escolha do processador. Ele deve ser compatível com a placa-mãe, e você deve estar certo de que o modelo do socket é também é compatível com o processador.

Intel lança processadores que dobram vida útil de PCs mais antigos

O manual da placa-mãe descreve todos os modelos de processadores compatíveis. Se a placa suporte processadores até Intel Core 2 Quad, ela não será compatível com os Intel Core i5.  Placas-mãe para processadores Intel possuem uma arquitetura diferente das placas para processadores AMD, por isso, não será possível instalar um processador de uma marca na placa da outra.

Saiba como trocar o processador do computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Saiba como trocar o processador do computador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Cada série de processador possui encaixes diferentes, ou seja, um processador AMD que precisa de um “socket AM3+” não pode ser utilizado numa placa-mãe com o “socket 940″. Com o modelo da placa-mãe em mãos, consulte o manual ou verifique no site do fabricante o tipo de socket de sua placa antes de realizar a troca.

Antes de realizar a troca do processador, confirme se o modelo é compatível com a placa-mãe  (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Antes de realizar a troca do processador, confirme se o modelo é compatível com a placa-mãe (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

O que você vai precisar? De um novo processador, pasta térmica e de um cooler potente o suficiente para refrigerá-lo.

Será necessário, além do processador, um cooler compatível com o modelo da placa-mãe e pasta térmica (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Será necessário, além do processador, um cooler compatível com o modelo da placa-mãe e pasta térmica (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Siga os passos:

1. Desligue o computador da tomada e o interruptor de energia;

Antes de abrir o gabinete, desligue tudo (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Antes de abrir o gabinete, desligue tudo (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

2. Abra o gabinete, desencaixe os conectores de energia do cooler, e em seguida remova o cooler;

Remova os parafusos que fixam o cooler sobre o processador  (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Remova os parafusos que fixam o cooler sobre o processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Cada modelo de cooler exige procedimentos diferentes para remoção e encaixe. Talvez esta seja a parte que exige mais atenção. Consulte o manual do seu modelo para danificar o equipamento ou a placa-mãe.

Cada tipo de cooler exige procedimentos diferentes para remoção (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Cada tipo de cooler exige procedimentos diferentes para remoção (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

3. Abra a chave do socket para desencaixar o processador, e remova o mesmo;

Puxe a alavanca delicadamente para liberar o processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Puxe a alavanca delicadamente para liberar o processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

4. Encaixe o novo processador. Observe que existe uma indicação no socket e no processador indicando a posição correta do encaixe;

Observa a indicação no processador e no socket para encaixar na posição correta (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Observa a indicação no processador e no socket para encaixar na posição correta (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

O encaixe o processador não precisa ser forçado. Caso ele não se encaixe na placa-mãe, provavelmente a alavanca está travada ou não é compatível.

5. Feche alavanca do socket e aplique pasta térmica sobre a superfície;

A pasta térmica deve ser aplicada e espalhada sobre o processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)A pasta térmica deve ser aplicada e espalhada sobre o processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

6. Encaixe o cooler na placa-mãe sobre o processador conforme orientações do fabricante;

Cada cooler exige procedimentos específicos para encaixe (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Cada cooler exige procedimentos específicos para encaixe (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

7. Encaixe o conector de energia do cooler na placa-mãe;

O conector de energia do cooler deve ser ligado na placa-mãe (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)O conector de energia do cooler deve ser ligado na placa-mãe (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Agora basta fechar o gabinete e religar o computador para testar o processador.

Dicas importantes

Fique atento à temperatura do seu novo processador. Coolers que acompanham os processadores teoricamente devem ser o suficiente para não deixar o computador superaquecer. E dependendo da temperatura ambiente média, será necessário instalar um sistema de refrigeração extra no gabinete ou um cooler mais potente.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo

Usuários mais experientes podem realizar o overclocking para aumentar ao máximo a performance do computador, mas não recomendamos este procedimento para usuários inexperientes. Ao fazer o overclocking, tenham em mente que provavelmente você precisará de um cooler mais potente.

Caso seja necessário trocar a placa-mãe também, avalie se a venda do seu equipamento antigo e a compra de um novo computador pode ser uma opção melhor. Isto porque ao fazer um upgrade da placa-mãe, talvez a memória RAM antiga não será compatível com a nova placa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clay Scrypt
    2017-10-11T20:08:13

    Fiz a limpeza do cooler do processador, mas não usei pasta térmica, tem algum problema??

  • Victor Siqueira
    2017-01-10T13:27:25

    Olá, gostaria de saber se há algum outro cuidado a se tomar, ou procedimento após colocar o novo processador. Por exemplo, se ele pode não interagir da forma correta com outros componentes do PC (mesmo sendo dentre os que encaixam no socket, claro). No caso, vou colocar um processador igual ou superior, então problema de compatibilidade não terá..

  • Leonardo Amoyr
    2015-09-03T10:51:17  

    Acho que não se deve espalhar a pasta térmica não. Geralmente, uma pequena quantia no centro do processador já é o suficiente e se espalha uniformemente com a pressão existente com o cooler.

    recentes

    populares

    • Leonardo Amoyr
      2015-09-03T10:51:17  

      Okay, eu quero trocar o processador, mas deve ser compatível com a placa mãe. Eu tenho os dois para trocar, mas se eu trocar os dois, as configurações do meu computador vão mudar ? Por exemplo, Ele é Win10, se eu trocar, vão vir as configurações da placa mãe que pretendo colocar ?

    recentes

    populares

    • Leonardo Amoyr
      2015-09-03T10:51:17  

      Galera que não curtiu comentárioa sobre pasta térmica no meio: acham que não é uma boa? Fico com receio de colocar pouca pq meu processador é amd e esquenta muito fácil! Acham que dá pra colocar só no meio mesmo?

  • Kim Nguyen
    2015-09-03T14:40:43

    "Consulte o manual do seu modelo para danificar o equipamento ou a placa-mãe." - Malditos estagiários kkkk