Sistemas Operacionais

09/09/2015 11h00 - Atualizado em 09/09/2015 11h00

Como esconder pastas e arquivos da busca do Spotlight

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Spotlight, ferramenta de busca do sistema da Apple, faz a pesquisa em todas as pastas do computador. O recurso permite localizar rapidamente diretórios, arquivos, documentos, e-mails e muito mais, mas também pode comprometer a privacidade do usuário.

Como desativar o backup do Time Machine e liberar espaço no MacBook

Se você possui arquivos importantes e não gostaria que eles aparecessem nos resultados, confira como remover diretórios específicos do índice do Spotlight. A função pode ser útil para esconder documentos e fotos confidenciais da pesquisa do OS X.

Spotlight faz busca em todos os arquivos do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Spotlight faz busca em todos os arquivos do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Acesse as configurações do Mac OS X. Para isso, abra o menu da maçã e clique em “Preferências do Sistema…”;

Abra as configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela de configurações do Mac, clique em “Spotlight”;

Acesse as configurações do Spotlight (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do Spotlight (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Abra a guia “Privacidade” e clique sobre o botão “+”, na parte inferior da janela;

Adicionando pastas secretas para esconder da busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicionando pastas 'secretas' para esconder da busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, localize a pasta com os arquivos que você quer esconder da busca e clique em “Escolher”. Repita o procedimento para adicionar mais pastas.

Selecione as pastas que você quer ocultar da busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione as pastas que você quer ocultar da busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Caso queira voltar a exibir uma pasta e seus arquivos nos resultados de busca do Spotlight, basta selecioná-la e clicar em “–” para remover.

Retirando pasta das restrições de busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Retirando pasta das restrições de busca (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essa dica simples, os arquivos das pastas selecionadas deixarão de aparecer nos resultados de busca do Spotlight.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares