Sistemas Operacionais

02/09/2015 09h00 - Atualizado em 02/09/2015 09h00

Como gerar um relatório de desempenho da bateria no Windows 10

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

As baterias são uma preocupação de todos os usuários na maioria dos dispositivos. Pensando nisso, o Windows 10 oferece um aplicativo que gera um relatório de desempenho da bateria. Com ele, é possível ficar sempre de olho no comportamento da carga no seu PC para saber como usá-las ou quando trocá-las.  

Não gostou do Windows 10? Cinco dicas deixam com a cara do Windows 7 

Confira o passo a passo de como gerar o relatório no novo sistema operacional da Microsoft e aproveite as informações para não ter problemas de energia no computador. 

Como remover aplicativos da inicialização do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Como remover aplicativos da inicialização do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar. No menu que aparece, clique na opção “Prompt de Comando (Admin)”;

Executando o Prompt de Comando como aAdministrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Prompt de Comando como aAdministrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Será solicitada a autorização para executar o Prompt de Comando como Administrador. Para autorizar, forneça a senha ou clique no botão “Sim”;

Confirmando a execução do Prompt (Foto: Reproduçõo/Edivaldo Brito)Confirmando a execução do Prompt (Foto: Reproduçõo/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela do Prompt, digite o comando: powercfg /batteryreport /output “C:\battery_report.html”. Depois, tecle Enter e aguarde o comando processar a solicitação. Quando terminar, ele exibirá uma mensagem informando que o relatório está pronto e onde ele foi salvo;

Executando comando para gera o relatório (Foto: Reproduçõo/Edivaldo Brito)Executando comando para gera o relatório (Foto: Reproduçõo/Edivaldo Brito)

Passo 4. Abra o Explorer e vá para a pasta onde foi gravado o relatório. Dê um clique duplo e rápido no arquivo para que ele seja exibido;

Abrindo relatório gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo relatório gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na primeira tela do relatório você verá as informações do seu sistema e das baterias que ele possui;

Visualizando o relatório gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o relatório gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Mais abaixo, o relatório mostra dados do uso recente de energia, com os estados ao longo dos últimos 3 dias;

Visualizando o uso recente da bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o uso recente da bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na área seguinte do relatório você verá o uso da bateria, com informações do descarregamento dela ao longo dos últimos 3 dias;

Visualizando o uso da bateria ao longo dos últimos 3 dias (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o uso da bateria ao longo dos últimos 3 dias (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. A seguir o relatório mostra o histórico de uso do sistema com energia da tomada e da bateria;

Visualizando o uso do sistema com energia da tomada e da bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o uso do sistema com energia da tomada e da bateria (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Mais abaixo, você pode conferir o histórico da capacidade de carga das baterias do sistema;

Visualizando o histórico da capacidade de carga das baterias do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o histórico da capacidade de carga das baterias do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Por fim, a última etapa do relatório mostra estimativas da duração da bateria com base nas descargas observadas. A informação é importante para se ter uma ideia de como anda a saúde da bateria do seu computador.

Visualizando a estimativa da duração da bateria com base nos drenos observados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando a estimativa da duração da bateria com base nos drenos observados (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com essas informações você poderá ter um ideia de como anda a bateria do seu dispositivo. Fique sempre de olho nelas e corra menos risco de ser surpreendido por problemas.

A atualização para o Windows 10 é totalmente grátis? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Abominavel Hulk
    2015-09-02T09:35:39

    bacana....