Jogos de esporte

22/09/2015 07h00 - Atualizado em 22/09/2015 07h00

Confira como realizar os dribles mais eficientes em PES 2016

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PES 2016 chegou a consoles e PCs repleto de novidades, inclusive novos dribles, que podem ser usados tanto para deixar as jogadas mais bonitas quanto para levar vantagem sobre os melhores zagueiros do game. Confira a seguir a lista com as fintas mais eficientes e maneiras de executá-las:

PES 2016: testamos o game com comemorações e provocações inusitadas

Finta parado

Seja para provocar um adversário ou deixar o defensor em dúvidas, a finta parada é um dos dribles mais interessantes e fáceis de fazer. Ativada por um botão nas versões anteriores, em PES 2016, basta ficar parado com o jogador para vê-lo usar os movimentos.


Corte

Tradicional drible presente desde as primeiras versões de PES/Winning Eleven, o corte é, sem sombra de dúvidas, um dos truques mais eficazes para criar chances claras de gol. Com ele, o jogador fingirá um chute, e então puxará a bola para o lado, enganando defensores e goleiros.

PES 2016: aprenda os dribles mais eficientes do game (Reprodução/Konami)PES 2016: aprenda os dribles mais eficientes do game (Reprodução/Konami)

Como fazer: pressione o botão de chute, e rapidamente aperte o botão de passe. É possível selecionar a direção do drible ao segurar o analógico esquerdo para o lado desejado.

Chute no vácuo

Uma das novidades de PES 2016, o chute no vácuo ficou famoso no Brasil ao ser usado por Valdivia, ex-jogador do Palmeiras. No game, a ação funciona mais ou menos como o corte, mas é executado com o atleta parado.

Como fazer: com o jogador parado, pressione o botão de chute e, rapidamente, aperte a tecla de passe.

Giro 360

Imortalizado pelo craque Zinédine Zidane, o giro 360 é um dos dribles mais bonitos do futebol - e funciona especialmente bem em PES 2016. Com o truque, é possível se recuperar em jogadas quase perdidas e ainda se livrar de marcadores.

Como fazer: toque o analógico direito para frente (em direção ao peito do jogador) e depois segure o analógico esquerdo para frente. Vale lembrar que isso depende da posição do atleta.

Carretilha

Considerada mera firula por muitos, a carretilha é uma bela forma de enganar zagueiros e encontrar espaço em defesas muito fechadas. No título, o movimento é simples de executar, mas é complicado seguir a jogada.

Como fazer: com o atleta parado ou andando, pressione duas vezes o analógico direito rapidamente (R3 no PS3/PS4 e RS no 360/One).

Embaixadinha

Mais uma novidade do recente game, a embaixadinha pode dificultar muito a vida dos jogadores que tentam tirar a bola de outros. O drible funciona incrivelmente bem com atletas habilidosos como Neymar e Cristiano Ronaldo.

Como fazer: ao dominar a bola depois de um passe, segure o analógico direito (R3 no PS3/PS4 e RS no 360/One) e continue a andar. Também dá para fazer o drible enquanto caminha com o jogador, basta segurar o analógico direito.

Corrida adiantada

Atletas velozes e habilidosos costumam ser decisivos em PES 2016, e as corridas adiantadas são mais uma ferramenta para deixar os adversários para trás. Com a finta, você pode pegar a zaga desprevenida e se aproximar do gol sem muito trabalho.

Como fazer: com o jogador parado ou em movimento, pressione duas vezes o botão de corrida rapidamente, e mova o analógico esquerdo para a direção em que deseja correr.

Fifa 16 ou PES 2016: qual jogo será melhor? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Gonçalves
    2015-09-22T21:06:34  

    PES 2016 PRÓS : gráficos ainda mais realistas; mais liberdade aos jogadores; fim do gol de RT de qualquer canto e da carretilha maldita. CONTRA: goleiros horríveis, zagueiros batendo cabeca; domínio de bola péssimo. Resumindo: o PES n evoluiu, o 15 era mais legal, só precisava corrigir pequenos erros e melhorar o servidor para jogos online, o resto tava d Boa, mas mexeram tanto no 16 q ficou uma keka.

    recentes

    populares

    • Diego Gonçalves
      2015-09-22T21:06:34  

      Tocou pra tras lançou marcou!!! Defesa muito fraca de dificil acerto . Roben roubado

    recentes

    populares

    • Diego Gonçalves
      2015-09-22T21:06:34  

      qualquer chute rasteiro os goleiros aceitam

  • Augusto Horta
    2015-09-22T23:07:16

    incrível...a konami conseguiu piorar os goleiros...não achava os do pes 2015 tão ruins assim,mas esse ano,meu deus....

  • Wellerton Ribeiro
    2015-09-23T17:38:21  

    pes 2016 melhorou muito, mas não chega nem perto do pes 2013., que foi o melhor.

    recentes

    populares

    • Wellerton Ribeiro
      2015-09-23T17:38:21  

      Concordo man, o 2013 reproduzia o movimento exato que vc planejava. Porém achei o 2016 bem parecido...

    recentes

    populares

    • Wellerton Ribeiro
      2015-09-23T17:38:21  

      Gostava do 2012... era show... O 2013 e meio fora da realidade a força dos chutes

  • Adriano
    2015-09-22T18:10:51  

    Na real, achei o PES 16, na versão ps3, muito arcade, mas com excelentes gráficos. A resposta aos comandos ainda precisa mmelhorar um pouco. Os chutes estão muito desproporcionais a realidade... Muito fortes e sempre vão ao gol...ontem estava jogando uma partida e o goleiro do time adversário lançou uma bola com as mãos que atravessou todo o campo e achou o robben dentro da grande área pra fazer o Gol...caraka velho! Pareceu futsal! Isso sim foi muito BIZARRO! Hehehehe

    recentes

    populares

    • Adriano
      2015-09-22T18:10:51  

      O problema dos goleiros não são as bolas difíceis, as vezes tem bolas que achamos que ai entrar e eles vão lá e fazem um milagre. Mas em bolas bobas e fáceis de se pegar eles deixam passar, e isso desestimula muito. A bola passa a 2 m/s do lado do goleiro e ele nem meche o braço.

    recentes

    populares

    • Adriano
      2015-09-22T18:10:51  

      Vc e fracao e fica chorando

  • Henrique Bombo
    2015-12-22T16:27:02

    Desanima jogar divisao online pq o goleiro entrega tds, da onde chuta, seja forte ou fraco eh gol. Ja no amistoso o jogo eh totalmente diferente!

  • Rodrigo Araujo
    2015-11-12T11:04:57

    santos sempre santos

  • Luiz Cesar
    2015-09-22T11:20:44  

    Só agora que tem esses dribles? PES ta atrasado faz tempo, e tem gente que fala que FIFA copiou o PES, até parece.

    recentes

    populares

    • Luiz Cesar
      2015-09-22T11:20:44  

      Não me lembro de apertar botões para dar dribles no FIFA, jogo desde o 2005, que eu me lembro o PES ou winning eleven os dribles que tinhão era a pedalada que vc tinha que ficar apertando o L1 e o corte que tinha que apertar quadrado e x.

    recentes

    populares

    • Luiz Cesar
      2015-09-22T11:20:44  

      Em 2005 Fifa já tinha mais de 10 anos de história, e várias mudanças na jogabilidade, que aparentemente desconhece...

  • Phellipe Amaral
    2015-10-03T15:31:54  

    Pessoal me ajudem estou com xbox one pra jogar pes mas nao consigo colocar de 2 jogadores

    recentes

    populares

    • Phellipe Amaral
      2015-10-03T15:31:54  

      Cada controle precisa estar vinculado com algum perfil do console ou perfil convidado. Espero ter ajudado!

  • André
    2015-09-30T08:15:57  

    o Choro é livre jovens! porém FIFA ta muito melhor que PES! sempre foi!...

    recentes

    populares

    • André
      2015-09-30T08:15:57  

      Ninguém ta chorando aqui meu, tu joga FIFA e eu jogo PES, eu gosto mais de PES e vc de FIFA, então cada um com seus gostos. O que eh melhor pra vc não eh melhor pra min. Isso não se discute.

    recentes

    populares

    • André
      2015-09-30T08:15:57  

      Japonês cria revoluciona o resto copia e faz fantasias

  • Lucas Augusto
    2015-09-29T21:42:25

    Nada a ver esses dribles tem no pes desde 2012. Na verdade tem desde o pes 2008 so que pra fazer os Dribles vc tinha que fazer umas combinações de botões

  • Rodrigo Teixeira
    2015-09-22T23:09:35  

    Esse pes é pra novatos mesmo! Cadê o fake drag back, neymar occus pokus, wakka runing e outros dribles? É deve ser muito difícil para os novatos fazerem. Melhor ficarem no pes mesmo! Kkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2015-09-22T23:09:35  

      novatos? você tem 12 anos? hahahahahaha

    recentes

    populares

    • Rodrigo Teixeira
      2015-09-22T23:09:35  

      Sabe ler? Os dribles mais eficientes... Não todos os dribles...

  • Cristiano Pinheiro
    2015-09-23T11:31:04

    O Pes melhorou muito. O FIFA regrediu. Não sou fanboy jogo os dois de boa.

  • Cristiano Pinheiro
    2015-09-23T11:29:51

    Quando o FIFA lançar oficial aí ele vai poder falar

  • Alexsandro Alves
    2015-09-22T19:17:45  

    Os dois jogos são bons dependendo do ponto vista ou gosto pessoal, particularmente prefiro PES.

    recentes

    populares

    • Alexsandro Alves
      2015-09-22T19:17:45  

      Legal, mais quem te perguntou Leandro?

    recentes

    populares

    • Alexsandro Alves
      2015-09-22T19:17:45  

      Posso dar minha opinião Léo Oliver, ou tenho que esperar voce me perguntar?

  • Paulo Silva
    2015-09-23T09:42:16

    Minha Nossa! Esse jogo é bizarro e está piorando ano após ano. Que movimentos são esses? E essa carretilha em que a bola sobe 10 metros. Mesmo com os bugs FIFA dá um cacete nesse PES fácil.

  • Leonardo Dutra
    2015-09-23T02:49:23  

    KKKKK eu dou risada dessa briguinha entre os fãs de pes e fifa

    recentes

    populares

    • Leonardo Dutra
      2015-09-23T02:49:23  

      kkkkk, eu me racho de rir com vocês. A verdade é que, os fãs do Fifa, não tem coragem de assumir que o PES16, melhorou significativamente.

    recentes

    populares

    • Leonardo Dutra
      2015-09-23T02:49:23  

      Lindolfo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Kheoma Mendes
    2015-09-23T09:14:41

    fifa ainda continua melhor, e sem duvidas esse cara do TT é fã de PES, só fala bem desse jogo.

  • Thiago Carriello
    2015-09-23T08:50:06

    Pes é um jogo respeitado, sim! Mas não se compara com a jogabilidade do Fifa .

  • 100 Miolo
    2015-09-22T17:43:03  

    Esse PES é mais artificial que suco de pózinho...

    recentes

    populares

    • 100 Miolo
      2015-09-22T17:43:03  

      Lindolfo, sua mãe deu uma defecada monstra na hora de escolher seu nome ein... afffff....

    recentes

    populares

    • 100 Miolo
      2015-09-22T17:43:03  

      Gustavo Castro, pelo jeito vc nunca jogou FIFA. No Fifa não é todo chute de longe que entra não, na maioria das vezes o goleiro pega.... Eu semprei joguei PES, porém, parei no 13 e então mudei para o FIFA e não me arrependo; No Pes , qualquer chute de fora da área é gol, os goleiros são muito fracos, zaga fraca, e assim vai.....

  • Carlos Mota
    2015-09-22T23:37:02

    Qual é o melhor para jogar no ps3 Fifa16 ou pes16 qual

  • Marcelo Silva
    2015-09-23T00:32:57

    Estou alguns dias jogando Pes 16 pelo Xbox 360 o que achei mais interessante são os classicos no PES eles ficam com um ar de classico realmente o jogo se torna mais disputado rispido a marcação se torna sobre pressão principalmente qdo o cpu joga em casa gostei mto desse detalhe

  • Carlos Mota
    2015-09-22T23:32:14

    Qual é o melhor para comprar para jogar no ps3 Fifa16 ou pes16

  • Wallace Oliveira
    2015-09-22T11:26:21  

    Chapeu de carretilha a bola sobe 5m de altura kkkkkk

    recentes

    populares

    • Wallace Oliveira
      2015-09-22T11:26:21  

      Só 5. Acho que uns 8

  • Jonathan Mendes
    2015-09-22T11:20:38  

    Toda essa novidade pro PES já é coisa antiga pro FIFA....ta certo, se é bom tem que copiar mesmo!

    recentes

    populares

    • Jonathan Mendes
      2015-09-22T11:20:38  

      é o que estraga o pes copiar fifa

  • Matheus Galeno