Jogos de esporte

23/09/2015 07h00 - Atualizado em 23/09/2015 07h00

Confira dicas para mandar bem em Fifa 16 e ser o campeão dos gramados

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Fifa 16 chegou aos consoles e PCs repleto de novidades que podem causar confusão a novatos, ou até mesmo a antigos fãs que estão retornando ao jogo. Com jogabilidade profunda e refinada, o game é desafiador, mas recompensa os boleiros virtuais com belas jogadas e verdadeiros gols de placa.

Fifa 16: testamos as seleções femininas e a nova jogabilidade do game

Encontrou dificuldades e precisa de alguns toques para começar a jornada no game de futebol da EA Sports? Confira a seguir as dicas e truques para jogar e faça bonito nos gramados de Fifa 16.


Controle a velocidade do jogo

Em Fifa 16, o ritmo de jogo está consideravelmente mais lento e pune jogadores que insistem em tentar atravessar o campo com velocistas o tempo todo. Apesar de parecer boa ideia, corridas muito longas pelo meio da defesa farão com que você perca a bola repetidas vezes.

Fifa 16: confira dicas para mandar bem no game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: confira dicas para mandar bem no game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Para melhorar o desempenho, apele para a troca de passes mais cadenciada. Isso lhe dará tempo para reparar em falhas na defesa adversária e armar o contra-ataque no adversário.

Jogue contra o computador

A tentação de partir logo para os modos online de Fifa costuma ser enorme, mas isso, definitivamente, não é adequado para nenhum jogador. Antes de se aventurar em partidas online da modalidade Temporadas ou Ultimate Team, invista algumas horas em partidas contra o computador.

Jogue contra o computador (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: jogue contra o computador (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Em níveis de dificuldade mais elevados, a máquina oferecerá um desafio decente e lhe dará tempo para se acostumar com as mecânicas, comandos e particularidades da jogabilidade de Fifa 16.

Tenha cuidado na marcação

Um bom time começa com a defesa organizada, e em Fifa 16 você precisará se desdobrar para manter a retranca em ordem, ou sofrerá uma verdadeira avalanche de gols em partidas mais complexas.

Cuidado redobrado na marcação (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: cuidado redobrado na marcação (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

É importante que você não desfalque a zaga ao avançar muito com os defensores, seja para tentar um ataque ou para desarmar o jogador na intermediária. Tenha atenção especial também com os desarmes, que devem ser executados com precisão, ou deixarão seu gol exposto.

Capriche nas finalizações

Outra parte importante do jogo que passou por mudanças foram as finalizações, que ficaram mais reais e um pouco mais complicadas. Nos primeiros jogos, não se assuste ao perder muitos gols fáceis.

Capriche nas finalizações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: capriche nas finalizações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Para aproveitar melhor as chances, use um pouco mais de força nos chutes. Dessa forma, você dificultará a vida dos goleiros e poderá até conseguir verdadeiras façanhas. Movimentos colocados e rasteiros também são ótima opção para acertar o alvo sem problemas.

Experimente times variados

Real Madrid, Barcelona e outras grandes equipes do futebol europeu parecem escolhas óbvias para as partidas do jogo, mas, na prática, a história é bem diferente. Mesmo com tantos jogadores de nível alto, os times contam com diferentes estratégias e são muito diferentes de controlar.

Não deixe de experimentar diversas equipes nos modos do game. Além de não enjoar de um time, você também aprenderá diferentes estilos de jogo, que muitas vezes são impostos pelas limitações e formações.

Experimente times diferentes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: experimente times diferentes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Use dribles para enganar os defensores

Outra bela alternativa para conseguir chegar ao gol são os dribles de Fifa 16, que estão mais eficientes do que nunca. Usando o analógico direito, dá para fazer fintas de vários tipos, nas mais diversas direções.

É importante selecionar jogadores habilidosos para driblar, ou o resultado será invariavelmente desastroso. Nomes como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, Bale Robben e Ribery são ideais.

Engane defensores com dribles (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: engane defensores com dribles (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Teste diferentes modos de jogo

Muito mais do que os bons e velhos amistosos e modo carreira, Fifa 16 tem boa variedade de modos de jogo, que garantem ainda mais vida útil ao game. Procure não se prender a só uma modalidade, e tente aproveitar as opções do título.

Passe pelos variados modos de jogo do game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: passe pelos variados modos de jogo do game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Assim, além de se divertir mais, você também terá boa bagagem em diversas modalidades, sejam elas online ou offline.

Lançamentos e enfiadas são uma boa opção

Se a velocidade dos jogadores já não é a mesma, você precisará de novas formas de encontrar o gol, certo? Comece tentando alguns lançamentos longos, usando atletas com bons números em passes.

Apele para lançamentos longos e enfiadas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: apele para lançamentos longos e enfiadas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)






Com um pouco de prática, você conseguirá aproveitar diversas bobeiras dos adversários, e encaixar lançamentos que deixarão os atacantes em posição privilegiada para estufar as redes.

Qual o melhor jogo online de futebol? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Clever
    2015-09-23T12:46:10  

    GLOBO,CBF,FIFA, jamais vou dar um centavo para esta entidade corrupta , manipuladora, FIFA é para playboy, pes favela

    recentes

    populares

    • Clever
      2015-09-23T12:46:10  

      O mais engraçado é o cara falar mal da Globo e estar comentando aqui!!! kkkkk Santa Hipocrisia!

    recentes

    populares

    • Clever
      2015-09-23T12:46:10  

      Sem comentarios

  • Ramon Riccetto
    2015-09-23T17:18:24  

    A vida toda joguei PES mas ano passado comprei sem querer FIFA 2015. DESCOBRI QUE 0 FIFA É INFINITAMENTE MELHOR.

    recentes

    populares

    • Ramon Riccetto
      2015-09-23T17:18:24  

      Eu joguei pes até o 2013, depois foi só fifa ! O melhor game de todos

    recentes

    populares

    • Ramon Riccetto
      2015-09-23T17:18:24  

      Eu sempre joguei Ronaldinho soccer 98, agora que comprei meu PS one só jogo Wininng eleven 4 (o melhor de todos os tempos).

  • Marcos Flávio
    2016-01-16T05:33:46  

    Jogo horrível. Já mataram no 15 e o 16 ficou igual ou pior. O melhor de todos os tempos é o 14. Mas uma pena que poucos jogam online. Esse 16 nego sai com a bola, passa por todo mundo e faz o gol. Quero ver fazer isso com 14.

    recentes

    populares

    • Marcos Flávio
      2016-01-16T05:33:46  

      nao sabe joga loko!!kkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Flávio
      2016-01-16T05:33:46  

      O jogo é apelão mesmo, podem dizer o que for, marcação passa a ser a principal arma do jogo, até quando o jogo permite, pq depois suas marcações não valerão de nada e daí só ficam batendo cabeça e nada de marcação, no profissional então nem se fala, acaba o jogo, não se joga com time pequeno no modo profissional, o jogo simplesmente não deixa..

  • Renan Souza
    2016-07-19T20:17:17  

    Qual a logica do jogo ficar mais dificil do nada? Eu jogo modo carreira e vou bem, ai do nada, meu time entra em uma sequencia ruim de resultados, e ja se foram varios campeonatos assim, não da pra entender!!!

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2016-07-19T20:17:17  

      já pesquisou sobre o sistema emocional que o FIFA adicionou ao jogo?!

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2016-07-19T20:17:17  

      Se quiser jogar um jogo bacana onde não há limitações de jogadores e vc pode jogar no modo profissional bem legal, dependendo das suas jogadas e não desse travamento de jogadores, e o PES, querendo aceitar ou não, se quiser jogar com um Vasco, Boca, Inter e jogar namoral no modo profissional, só o PES, no FIFA não dá pode até jogar e ganhar algumas partidas, mas depois seus jogadores sofrerão limitação, daí já era.. Pode ver, as vezes vc tem aquela oportunidade bacana com o seu melhor atacante , mas na hr H ele vai simplesmente recuar a bola pro goleiro..

  • Dayanne Teixeira
    2015-09-24T00:29:11  

    "Truques" ???? Por isso que prefiro o PES

    recentes

    populares

    • Dayanne Teixeira
      2015-09-24T00:29:11  

      Jogo estratégico e Pura habilidade , Pes da ibope pra estrelas , fifa e coletivo

    recentes

    populares

    • Dayanne Teixeira
      2015-09-24T00:29:11  

      Pois é mas a única estratégica dos cara neste FIFA 16 é chutar de fora da área e driblar, em questão de jogabilidade nem FIFA nem PES estão prestando. Não temos um jogo de futebol de verdade hoje em dia. FIFA virou FIFA Street.

  • Noé Carlos
    2016-06-28T12:56:36

    Nunca gostei de pes, desde meus 10 anos jogo o fifa 05, nada contra o pes, mas na minha visão sempre achei o pes mais apelão nas corridas, era correr o campo todo pela lateral cruzar e gol, e o fifa era apelão apenas nas faltas, para quem sabia bater... mas tanto fifa e pes tem que evoluir muito, deixam muito a desejar, o fifa 17 é revolucionário na franquia fifa, vamos ver oque vai da! ;)

  • Ricardo Centurión
    2015-09-23T15:51:01  

    PES dá Uma Coça Nesse FIFA

    recentes

    populares

    • Ricardo Centurión
      2015-09-23T15:51:01  

      Pra quem entende de futebol joga ou ja jogou bola fifa sim e arcade pes 16 simulador dos boleiros a por cavor fifeiros nao migrem para pes ja tem muita gente jogando on

    recentes

    populares

    • Ricardo Centurión
      2015-09-23T15:51:01  

      O fifa é melhor que pes, agora dizer que é um simulador... ta longe de ser viu!

  • Carlos Eduardo
    2015-09-26T04:28:49  

    Ta lento demais da conta chega a ser contraditório pra que vê futebol no vida real ..A torcida não pede dinamismo o tempo todo então..tocar a bola praticamente pro time todo chegar ser exaustivo ..não tô pedindo um jogo de formula 1 mas q vejam mais essa cadência toda aí .e outra a zaga tá apelona..fora isso o jogo tá nota 8

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2015-09-26T04:28:49  

      É q vc é ruim

  • Wendel Lobão
    2015-10-10T15:35:34  

    Querem jogar futebol? Comprem o Fifa. Querem jogar videogame? Comprem o Pes.

    recentes

    populares

    • Wendel Lobão
      2015-10-10T15:35:34  

      Querem jogar futebol? Comprem uma bola e chame os amigos. Querem jogar vídeo game? Comprem PES, FIFA, Superstar soccer, NFS, Mário...

  • João Neto
    2015-10-20T15:13:53  

    Eu estou jogando no ps3 .. Dar maior raiva.... Ate online ... Online as vezes chega um viciado em dar dribles q e ruim te segurar ... Mesmo cercando .. Não da para pegar a bola... Me tirem uma duvida .. Tou jogando fifa a pouco tempo .. Quais botões vcs usam para pegar a bola X ou O ?

    recentes

    populares

    • João Neto
      2015-10-20T15:13:53  

      depende da configuração do seu controle

    recentes

    populares

    • João Neto
      2015-10-20T15:13:53  

      Carrinho, no meio do adversário, de preferência por trás

  • Roger Barros
    2015-09-24T09:57:36  

    o fifa 16 deixou a desejar um pouco, jogo muito lento muitos bugs, toque de bola ta horrivel

    recentes

    populares

    • Roger Barros
      2015-09-24T09:57:36  

      Concordo com você Jeferson ... A EA SPORTS são os únicos que podem tirar fotografias de cada jogador e atualizar no jogo ... Além de dribles por isso tudo é bem real no Fifa ... essas pessoas que estão reclamando do FIFA , tem é que voltar a jogar as mentirada do Super Star Soccer do Super Nintendo ... que você transformava juiz em cachorro e corria igual um louco até entrar dentro do gol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Roger Barros
      2015-09-24T09:57:36  

      Allejo ETERNO!

  • Alex Sousa
    2015-09-23T13:55:28  

    Acontece uns penalty no FIFA15 que ngm sabe o que ouvi no lance, nem replay mostram , Isso é ridiculo só pode ser Handicap

    recentes

    populares

    • Alex Sousa
      2015-09-23T13:55:28  

      Eu sou ruim, e ainda assim o jogo me atrapalha rsrs...

    recentes

    populares

    • Alex Sousa
      2015-09-23T13:55:28  

      Imagina se tivesse o corinthians, seria um pênalti atrás do outro, rsrs

  • Carlos Silva
    2016-02-15T16:39:43

    Sempre joguei Pes esse ano comprei o Fifa esta bem melhor, tirando a dificuldade de se defender. Não posso comparar com as versões anteriores. Mas me apaixonei pelo jogo. Add aí jarbas015...

  • Pedro Oliveira
    2015-09-24T10:54:30  

    A ausência de Flamengo e Corinthians dá uma quebrada na firma mas de resto tudo certo.

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2015-09-24T10:54:30  

      Concordo plenamente. para o FUT ficou chato sem os dois times

    recentes

    populares

    • Pedro Oliveira
      2015-09-24T10:54:30  

      sem liga tb

  • Cláudio Alves
    2015-09-30T16:39:23  

    tirando o toque de bola e os goleiros mitos (só eu q achei isso?) ta fera

    recentes

    populares

    • Cláudio Alves
      2015-09-30T16:39:23  

      Goleiros são todos chapados

  • Sandro Sanches
    2015-09-23T22:58:21  

    O PES melhorou ,o Fifa melhorou...eu comprei o Fifa 16 ....dá para ser feliz nos dois de acordo com o gosto. ..atualmente o Fifa é mais vendido....conclusão:Tem mais adeptos do que o PES.

    recentes

    populares

    • Sandro Sanches
      2015-09-23T22:58:21  

      quem comprou PES ou quem comprou FIFA e ficou feliz achou que valeu a a pena é isso oque importa no filnal

    recentes

    populares

    • Sandro Sanches
      2015-09-23T22:58:21  

      Pra mim o grande diferencial é o ultimate...

  • Leandro Mathes
    2015-11-17T16:19:10  

    O handicap no modo Internacional tá tão legal que vc chuta 48 bolas no gol e não passa uma. Os caras chutam uma da quina da grande área e é gol.

    recentes

    populares

    • Leandro Mathes
      2015-11-17T16:19:10  

      concordo, tem horas que o goleiro adversario faz verdadeiros milagres e o da gente entrega de bandeija

    recentes

    populares

    • Leandro Mathes
      2015-11-17T16:19:10  

      E uma vergonha a EAesport estão roubando as pessoas

  • Douglas Gomes
    2015-10-13T17:15:29  

    Galera só que tenho o mesmo pensamento ? A dificuldade do Internacional para o Profissional é gritante !!! em um você so fica com a bola e joga de boa no outro você sofre para fazer um gol !!! Deviam dar uma equilibrada !!!

    recentes

    populares

    • Douglas Gomes
      2015-10-13T17:15:29  

      o jogo ta Bom fifa 16 comprei o meu ontem so to achando difícil de roubar a bola do Adversário o jogador não alcança o Adversário que parte pro Contrataque bem mais Rápido.

    recentes

    populares

    • Douglas Gomes
      2015-10-13T17:15:29  

      po, me dou super bem no modo online, mas simplesmente não consigo ganhar no lendário da maquina. Que sacanagem. nem toco na bola

  • Denys
    2016-01-18T11:42:07

    O problema é o cara chutar de muito longe e conseguir acertar o ângulo... muito mentira.

  • Josimar Santos
    2016-01-08T00:20:33  

    De todos fifas que eu já joguei, e isso a Mais de cinco anos esse é o mais mentiroso, a máquina telégrafa os passes e os lançamentos sempre são interceptados ou a força do lançamento é altera de alguma forma "mágica". Passo muito raiva.... Online ainda não joguei por medo do meu sistema nervoso

    recentes

    populares

    • Josimar Santos
      2016-01-08T00:20:33  

      Verdade! Sinto falta do Fifa 13! Pode ser eu, más está muito difícil fazer gols com atacantes, normalmente são meias, ou zagueiros de cabeça.. emfim.. não quero jogo onde tenha que fazer milhões de ajustes.. é muito chato.. defesa podre.. ataque ruim.. mas o da máquina não!

  • Daniel Marques
    2015-11-30T17:10:02

    O importante é saber administrar três coisas básicas e primordiais. Primeiro, qual a formação tática que o time usa, segundo quais os pontos fortes e fracos bem com onde estão as oportunidades de boas jogadas e onde estão os perigos que o adversário pode explorar e terceiro, muito válido no modo carreira

  • Otoniel Chaves
    2015-11-17T13:21:26  

    com enviar mensagem ao oponente no jogo on-line?

    recentes

    populares

    • Otoniel Chaves
      2015-11-17T13:21:26  

      Tem que add via Origin, no temporadas tem o histórico dos jogos com o Nick, me add lá jeantierri pra faze uma partida

  • Christian Penido
    2015-11-17T17:24:09  

    Os jogadores estão podres, todo jogo um machuca, chega a ser chato. Não aguento mais. corrijam isso FIFA.

    recentes

    populares

    • Christian Penido
      2015-11-17T17:24:09  

      Realmente. No geral o que realmente irrita é a frequência das lesões, no mais é questão de costume.

  • Fabio Silva
    2015-09-26T08:18:43  

    Jogo muito caro. Alguém afim de compartilhar jogos e rachar o prejuízo? Isso para xbox one, hein. Qualquer coisa só mandar email.

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2015-09-26T08:18:43  

      Mendigo acabou de postar !

    recentes

    populares

    • Fabio Silva
      2015-09-26T08:18:43  

      Tipico filhinho de papai, não sabe o valor do dinheiro e ainda se acha melhor que os outros... tem quantos anos ?? 12 !! Acorda pra vida cidadão.

  • Matheus Jessica
    2015-09-24T01:57:50  

    Ainda sim pego a bola saio correndo e driblando esse caso nao parece que mudo muito nao

    recentes

    populares

    • Matheus Jessica