Edição e criação

28/09/2015 10h00 - Atualizado em 28/09/2015 10h00

Movie Maker travando? Saiba o que fazer para que o editor não congele

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

O Windows Movie Maker é um programa de edição de vídeo, desenvolvido pela Microsoft, que permite criar, editar e compartilhar filmes pelo PC. Muitos usuários estão reclamando que o software, em alguns momentos, para de responder e trava. É o seu caso? Confira a lista com diversas dicas que vão ajudar você a resolver o problema.

Como aumentar tempo de exposição das fotos em slides do Movie Maker

1. Veja os arquivos suportados pelo programa

Primeiro, veja quais são os tipos de arquivos que o Movie Maker suporta. Para verificar a lista de ficheiros suportados, acesse o site oficial da desenvolvedora (windows.microsoft.com/pt-BR/windows-live/movie-maker-file-types-faq).

Windows Movie Maker (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Movie Maker : veja como evitar que o programa trave (Foto: Divulgação/Microsoft)

2. Problemas nos drivers da placa de vídeo

O Movie Maker faz um alto uso do vídeo e da aceleração gráfica – vindos de uma placa de vídeo – ao codificar e decodificar os arquivos de vídeos, efeitos, transições e textos. Portanto, em alguns momentos, os drivers da placa de vídeo impedem que o programa trabalhe de forma correta. Confira quais são as placas que não deixam o programa funcionar adequadamente.

3. Atualize os drivers

É importante também atualizar os drivers da placa gráfica para descartar qualquer problema.

Os codecs podem ser a causa ou a solução dos problemas de travamento no Movie Maker (Foto: Divulgação/ Movie Maker)Os codecs podem ser a causa ou a solução dos problemas de travamento no Movie Maker (Foto: Divulgação/ Movie Maker)

4. Plugins

Uma boa dica é desligar os plugins do Movie Maker, pois eles podem ser os responsáveis pelo travamento. Para isso, vá em “Ferramentas”, “Opções” e, por fim, clique em “Compatibilidade”. Depois, é só desmarcar todas as caixas disponíveis das extensões.

Como evitar que um filme online fique travando? Comente no Fórum do TechTudo.

5. Baixe um codec

Baixar um codec, codificadores/decodificadores de sinais que tornam arquivos de áudio e vídeo reproduzíveis no computador, também pode ser uma solução. Muitos não vêm pré-instalados no sistema operacional da máquina.

Um bom codec é o K-Lite Codec Pack Full, um software que reúne em um único pacote os codificadores essenciais para reproduzir vídeos e áudios.

6. Problemas no codec

Apesar de ajudar a resolver o problema, um pacote de codecs também pode ser a causa de bugs. Isso porque pode haver uma incompatibilidade entre o codificador usado e o Windows Movie Maker. 

Nesses casos, a solução é desinstalar o pacote que você usa. Para isso, vá em “Painel de controle” e, em seguida, em “Adicionar ou remover programas”. 

7. Desabilite os filtros do programa

Outra solução é desativar os filtros do editor de vídeos. Para isso, abra o Windows Movie Maker e clique em ”Ferramentas” na barra de ferramentas, no topo da janela. Outro menu irá aparecer. Depois, selecione “Opções” e uma nova janela será aberta. Clique na aba “Compatibilidade”. Ao fazer isso, você verá vários filtros de vídeos listados pelo programa.

Esses espaços estão associados a outros programas que podem estar em conflito com o Movie Maker. Para resolver o problema, desmarque os que possuem a extensão “.ax”. Para visualizar os nomes, passe o mouse sobre cada um. Por fim, clique em “Fechar”.

Com essas dicas você deve resolver o problema de travamentos do Movie Maker. Porém, se ainda assim não funcionar, tente desinstalar o programa e baixá-lo novamente. O bug também costuma ocorrer quando o sistema operacional não é oficial.

Via Microsoft

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares