Roteador

05/09/2015 07h00 - Atualizado em 13/02/2017 17h10

Veja quando usar um repetidor para melhorar o Wi-Fi da sua casa

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Repetidores de sinal estão cada vez mais populares no mercado brasileiro. Existe uma lista muito grande de repetidores Wi-Fi, dos mais variados modelos, formatos, tamanhos e preços. Porém, quando é apropriado usar um repetidor Wi-Fi em sua casa?

Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; entenda

Como o próprio nome do aparelho deixa claro, ele repete o sinal wireless já existente, estendendo o alcance do mesmo. Note que ele não aumenta a velocidade da internet, apenas amplia o alcance do sinal. Não à toa ele é também chamado de extensor de sinal. Em alguns casos, porém, ele pode melhorar a velocidade da rede local, visto que alguns modelos alcançam taxas de transferência mais elevadas. Veja agora em quais situações um repetidor de sinal seria adequado.


Muitos obstáculos obstruindo o sinal Wi-Fi

Alguns roteadores possuem antenas de baixo alcance ou, ainda, embutidas no aparelho e que são de má qualidade. Nesses casos, qualquer obstáculo representa um grande empecilho para que o sinal chegue com qualidade até o seu aparelho.

Podem ser paredes, vários móveis e eletrodomésticos espalhados pela casa, colunas de concreto e até mesmo espelhos que atrapalham a recepção do sinal. Se você passa por essa situação em sua casa, a compra de um repetidor de sinal resolveria o problema. Ele seria capaz de pegar o sinal que vem do roteador e replicá-lo, evitando assim os obstáculos que estão atrás dele. Dessa forma você ganha uma melhor qualidade do sinal da sua internet.

Roteador com pouco sinal, como resolver? Confira no Fórum do TechTudo.

2. Grandes distâncias

Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor conta com porta RJ-45 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Imagine que o seu quarto fica muito longe do local onde o roteador está instalado. Some a isso que no meio do caminho existem muitos obstáculos, como os citados no tópico anterior. Pronto, você tem a combinação perfeita que impedirá que o sinal wireless chegue até o cômodo desejado.

Um repetidor de sinal, instalado entre o roteador e o seu quarto, resolveria o problema. O sinal, que antes era inexistente ou muito fraco em seu quarto, agora ficará com a força máxima e você poderá navegar na internet no conforto e privacidade do seu espaço.

3. Compartilhar a rede Wi-Fi com muitos dispositivos

Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidor precisa estar bem posicionado para funcionar bem (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Alguns roteadores não suportam muitas conexões simultâneas. Assim, quando muitos aparelhos estão conectados, a qualidade do sinal cai drasticamente e nenhum dos dispositivos consegue aproveitar a internet plenamente.

A instalação de um repetidor de sinal permitiria que mais dispositivos, como tablets, celulares, notebooks e Smart TVs se conectem à internet e não tenham problemas com lentidão ou dificuldades de conexão.

Em qualquer uma dessas situações, a compra de um repetidor, ou extensor de sinal se faz apropriada. Mas, depois que eu comprar um, o que eu faço? Confira o tutorial bem detalhado explicando como configurar um repetidor para ampliar o sinal do seu roteador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cassio Riboli
    2017-01-10T20:17:38

    eu uso um repedidor com um roteador, tenho um dvd na sala pra rodar netflix e youtube pois o adapter wifi do dvd nao é mais fabricado ai conecto o cabo nele

  • Christian Santos
    2016-10-27T12:56:02  

    eu uso internet do meu irmão, mas ele mora na casa do lado, internet de 50 mega, lá tem wifi mas nao chega na minha casa, então eu puxei o cabo de rede e uso na minha casa, mas fico sem wifi, a duvida é... eu coloquei o cabo de rede em um roteador, coloquei roteador na tomada e conectei o cabo no roteador e o wifi funcionou, normal... mas na casa dele a internet fica lente, trava, volta e algumas vezes fica lenta, mas na minha casa a internet fica normal, queria saber pq disso? na casa dele fica 1 modem e um roteador, e na minha conectei cabo de rede em um outro roteador...

    recentes

    populares

    • Christian Santos
      2016-10-27T12:56:02  

      deve ser pq meu amigo o canal ou a frequencia do seu roteador esteja mais alta do q a dele , acaso esteja troque , aumente o canal dele pra 12 , e a frequencia pra 40MHz , ja a sua coloque o canal 4 ou 1 e a frequencia pra 20MHz.

  • Thiago Santos
    2016-07-31T18:27:49  

    Tenho uma dúvida! O sinal é péssimo no meu quarto, porque tem paredes e fica no andar de baixo da casa, pois bem. Eu teria que instalar o repetidor no meu "quarto" ou entre o 'roteador principal e meu quarto'?

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-07-31T18:27:49  

      ele é extensor Thiago ou seja o roteador pode ficar em qualquer lugar contanto que vc tenha um repetidor ele vai direto e pega o sinal do roteador distribuindo a um longo alcance variando do modelo o meu por exemplo tenho 1 roteador na sala e tenho mais 1 repetidor no quarto assim ele pega o sinal do meu roteador da sala expande pela cozinha e transfere fazendo que chegue em todos os quartos em um raio de 200 metros pois as antenas dele são de 8 DBI

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-07-31T18:27:49  

      THIAGO, NO SEU QUARTO

  • Diego Caetano
    2015-09-05T16:44:27  

    kkkkk, quem é o redator dessas mateira pelo amor de "DEUS", nunca ví umas pessoas sem informaçãoes desse jeito. Desde de quando repetidor de sinal melhora sinal Wi-Fi?

    recentes

    populares

    • Diego Caetano
      2015-09-05T16:44:27  

      Tenho o roteador zyxel VMG 3312 - B10C e tenho problemas com o sinal WiFI aqui em casa, justamente por ter vários obstáculos (paredes, movéis, etc), além do meu quarto estar longe. Gostaria de saber qual é o modelo de repetidor mai indicado e adequado. Preciso comprar um urgente. Alguém saberia me informar?

    recentes

    populares

    • Diego Caetano
      2015-09-05T16:44:27  

      ler o texto direito, povo já vem com a intenção de criticar e nao se atém aos próprios erros de leitura.

  • Patricia Helfstein
    2016-08-02T09:39:58  

    Tenho esse Tplink que aparece na matéria. Levo ele para os pontos da casa onde o sinal do Wi-Fi fica fraco. Funciona muito bem. Estou super satisfeita.

    recentes

    populares

    • Patricia Helfstein
      2016-08-02T09:39:58  

      Pra usar esse repetidor o cabo da internet precisa estar conectado a ele ???

  • Marcos Toreli
    2016-08-24T15:42:42

    Caramba, sempre que coloco o TP-LINK na tomada para de funcionar o sinal de WhatsApp, não consigo entender? Uso o roteador da NET, para configurar o TP só apertei o reset do roteador e o botão do TP-LINK ao mesmo tempo! Fiz certo? O que está ocorrendo?

  • Marcio
    2015-09-05T18:42:19  

    Tem que ser um com no mínimo 300 Mpbs

    recentes

    populares

    • Marcio
      2015-09-05T18:42:19  

      Não, não tem. Se sua conexão for inferior a isso, nunca irá usar a banda total do repetidor, a não ser em transferência de arquivos na rede local. Para conexões de até 100mbps, um repetidor de 150mbps é mais que suficiente.

  • Lucas Souza
    2015-09-05T14:50:59

    Comprei um da TP Link recentemente e o sinal era inconstante e caía toda hora. Acabei resolvendo ligar o modem ao PC com um cabo mesmo.

  • Wagner Vaz
    2015-09-05T22:48:22  

    Eu tenho um desse, muito bom.

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-09-05T22:48:22  

      quanto custou ?e onde?

    recentes

    populares

    • Wagner Vaz
      2015-09-05T22:48:22  

      Paguei R$ 89,90 no mercado livre, há alguns meses (O dólar não estava com a cotação tensa de hoje), então deve estar um pouco mais caro agora.

  • Eliasnet Neto
    2015-09-05T17:56:05

    worknet informatica 99839786 ja instalei em 74 clientes , 100% funcional

  • Marcio
    2015-09-05T18:43:10

    Tenho um comtac. É excelente

  • Rina Machado
    2015-09-05T14:27:47

    Comprei um Aiport Extreme e tres Airport Espress , estao trabalhando juntos, sao 20 dispositivos wifi trabalhando no maximo.