Jogos de ação

03/09/2015 10h00 - Atualizado em 03/09/2015 10h00

Saiba como jogar Until Dawn e confira dicas para sobreviver no game

Cássio Barbosa
por
Para o TechTudo

Until Dawn é um jogo do gênero survival horror desenvolvido pelo estúdio Supermassive Games exclusivamente para o PlayStation 4. No título, o jogador precisa auxiliar um grupo de jovens que passa as férias em uma cabana na montanha. No entanto, conforme os problemas começam a aparecer, os amigos percebem que não estão sozinhos. Veja a seguir algumas dicas (sem spoilers) sobre como jogar e tentar garantir a sobrevivência no game:

Until Dawn ganha trailer com atores reais e interação para usuários

Preste atenção nas relações

Toda vez que você assumir o comando do personagem, aperte o botão R1 para acessar o menu de informações. Nesta tela você verá informações a respeito do jovem controlado e do quanto ele gosta de cada amigo do grupo.

Cada personagem se relacionada de uma maneira diferente com o grupo (Divulgação/Sony)Until Dawn: cada personagem se relacionada de uma maneira diferente com o grupo (Divulgação/Sony)

Ao pressionar o botão novamente, o jogador tem a acesso às telas de pistas e totens (sobre os quais você encontra informações logo abaixo), assim como o menu do Efeito Borboleta. Nesta última seção, o jogador encontrará o registro das escolhas críticas do game. Ao longo dos 10 episódios, são 22 grandes decisões que afetam em nível maior os eventos de todo o jogo.

Pense nas suas decisões

Cada escolha pode influenciar os eventos do game (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Until Dawn: a escolha pode influenciar os eventos do game (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Enquanto as decisões críticas são um dos elementos centrais de Until Dawn, em vários momentos não há opção correta. O problema é que, em alguns casos, podem ocorrer consequências fatais.

O importante mesmo é não entrar em pânico. Sendo assim, mesmo quando estiver pressionado para realizar uma escolha rapidamente, tente analisar as opções e lembre-se de que, muitas vezes, também é possível simplesmente não fazer nada.

Fique parado

Apesar de no início o game ter sido planejado como exclusividade do PlayStation Move, o título recebeu suporte para DualShock ao longo do desenvolvimento. Desse modo, o jogador pode escolher qualquer uma das duas opções de controle de acordo com a preferência.

Quando essa mensagem aparecer na tela, o jogador também deve ficar imóvel (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Until Dawn: quando essa mensagem aparecer na tela, o jogador também deve ficar imóvel (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Independentemente da sua escolha, no entanto, várias seções do jogo vão exigir que o personagem controlado fique completamente parado, seja para se esconder de algum perseguidor ou por algum outro motivo. Como o controle é bastante sensível, procure apoiar o joystick em algo para ajudar a mantê-lo parado sempre que o game avisar para não se mover.

Ouça os conselhos dos totens

Os diferentes totens oferecem valiosas previsões do futuro (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)Until Dawn: os diferentes totens oferecem valiosas previsões do futuro (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Ao longo do jogo, é possível encontrar vários pedaços de totens indígenas, os quais oferecem visões de possíveis futuros para os personagens. Eles são classificados em cinco tipos, de acordo com a cor, e cada um apresenta um tipo de situação. Confira as possibilidades:

Totens da morte (borboleta preta): talvez um dos tipos mais importantes, estes totens preveem o jeito que o personagem pode morrer. Desse modo, o jogador pode descobrir em quais situações não pode cometer erros.

Totens de perigo (borboleta vermelha): semelhante ao totem preto, este artefato apresenta eventos que podem causar problemas ao jogador, mesmo que não haja perigo de morte imediata.

Totens de perda (borboleta marrom): apresentam tragédias com personagens que não estejam sob controle do jogador no momento. Como o usuário não sabe quem vai controlar em seguida, é interessante guardar as informações apresentadas por estes totens.

Totens de orientação (borboleta amarela): mostra visões com dicas para reunir o seu personagem com os amigos.

Totens de fortuna (borboleta branca): estes artefatos revelam informações sobre o personagem controlado pelo jogador no momento, assim como algumas das possíveis escolhas em diferentes situações.

Procure em todos os lugares

Ao longo dos capítulos, é bastante importante explorar a cabana e as redondezas em busca de pistas que revelem a identidade do assassino, assim como o que aconteceu com as gêmeas desaparecidas.

Fique atento ao cenário para descobrir pistas sobre os mistérios do jogo (Foto: Reprodução/Càssio Barbosa)Until Dawn: fique atento ao cenário para descobrir pistas sobre os mistérios do jogo (Foto: Reprodução/Càssio Barbosa)

Uma vez que o personagem passar perto da pista (ou apontar a lanterna para a direção de alguma), um pequeno ícone iluminará o objeto para marcar que há algo ali para ser pego. Assim, quanto mais você souber, mais você estará seguro.

Reviva os episódios separadamente

Após terminar o jogo pela primeira vez, aproveite a chance que o game oferece de reviver cada um dos 10 capítulos separadamente. Desse modo, você pode brincar com todas as possibilidades das decisões críticas sem precisar carregar as consequências pela campanha inteira, ao mesmo tempo em que também pode aprender a salvar todos os personagens dos diferentes perigos.

Qual o melhor jogo de terror? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares