Computadores

21/09/2015 07h00 - Atualizado em 21/09/2015 07h00

Seu PC não liga mais? Veja possíveis causas e como resolver

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Só quem passou por isso sabe o desespero que é quando o computador não liga. Para tentar te ajudar a solucionar esse problema, o TechTudo preparou um compilado do que pode estar acontecendo e algumas soluções para dar novamente vida ao PC. Confira.

Mais quatro placas-mãe da Asus ganham suporte ao processador Skylake

Fonte

O computador não da sem sinal ao apertar o botão power? Muito provável que seja algum problema com a fonte. Como ela é peça responsável por repassar energia segura aos componentes, qualquer problema o PC pode não ligar.

Investir em uma fonte de qualidade pode solucionar problema (Foto: Divulgação/Corsair)Investir em uma fonte de qualidade pode solucionar problema (Foto: Divulgação/Corsair)



A solução não tem muito mistério. Antes de tudo certifique-se que o problema não é na parte elétrica da sua casa ou no estabilizador. Depois faça um teste com a mesma fonte em outro computador. Se o PC de teste não funcionar, já sabemos qual é o problema. Se você for aventureiro também pode usar um clipe de papel para saber se a fonte ainda funciona.

Agora é só trocar a peça, de preferência por um modelo de qualidade. Vale conferir a lista que fizemos com algumas das fontes com melhor custo benefício do Brasil.

Placa-mãe

Placa-mãe com defeito pode ser causa de PC não ligar (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Placa-mãe com defeito pode ser causa de PC não ligar (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Assim como a fonte, qualquer problema na placa mãe o computador pode não ligar, ou as vezes a luz de power acende, mas nada acontece. Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o da alimentação da placa mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada.

Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa mãe não dá boot sem ela está funcionado. O jumper fora do lugar também faz com que o PC não ligue.

A bateria é simples e barata, basta substituí-la. O jumper também, só verificar se está no lugar correto. Agora se encontrar algum sinal de queimado, não tem jeito. Vai ter que investir em outra placa-mãe.

Processador

Verifique se há alguma alteração na pinagem do processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Verifique se há alguma alteração na pinagem do processador (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Processador com problema é igual a computador morto. Um dos sinais mais importantes de CPU com defeito é o cooler. Se ao ligar o PC, o sinal de power está ok, mas a ventoinha do cooler não está girando pode ser um indício de defeito no processador.

Qual é o melhor notebook de baixo custo? Veja no Fórum do TechTudo!

Você pode efetuar outros testes, como verificar se o processador está esquentando para saber se ele está recebendo energia e observar se há algum problema no slot. Resetar a bios também pode tirar a limpo.

Se nada der certo, segue  a mesma dica da fonte. Antes de comprar outro, vale testar em outra máquina. Se não funcionar, é hora de substituir.

Placa de vídeo

Defeito na placa de vídeo pode ser uma boa desculpa para fazer um upgrade (Foto: Divulgação/Gigabyte)Defeito na placa de vídeo pode ser uma boa desculpa para fazer um upgrade (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O computador liga, mas não aparece nada na tela? A placa de vídeo pode ter partido dessa para melhor. Um teste fácil e rápido é verificar se o cooler está girando. Se não estiver é sinal de problema.

O cooler está girando, mas mesmo assim nada? Não tem jeito a não ser fazer uma bateria de testes. Para saber se não é problema no slot, teste outra placa de vídeo. Para saber se não é o monitor, conecte outro monitor. Para saber se não é o cabo de vídeo, use outro. Também teste a placa em outro PC. 

Se nada deu certo e você não tem grana – ou não quer – comprar outra placa de vídeo, ainda é possível recorrer a vga onboard da placa mãe. Agora, se você quer aproveitar a perda para fazer um upgrade, vale dar uma olhada na lista com as melhores placas de vídeo até R$ 1 mil.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raymundo Souza
    2017-04-08T10:19:01

    O Computador é um aparelho muito sensível, é preciso que ele esteja posicionado em lugares que recebem poeiras ou friagem que é o meu caso várias vezes, resolvo a situação passando um secador de cabelos sobre a placa levemente desconectando o cabo do fonte com a placa. Boa sorte (obs: não demore muito pra não danificar a placa mãe.)

  • Luiz Gabriel
    2016-10-01T20:00:23  

    muito caro !!

    recentes

    populares

    • Luiz Gabriel
      2016-10-01T20:00:23  

      Boa Tarde, montei um pc, e ele não liga. Acende a luz de led do power e a do reset não liga. A placa mãe é gigabyte 78mlt-usb3 como faço a ligação do fios do painel frontal. Já liguei conforme manual e nada. O coller funciona normal.

  • Felipe Barbosa
    2016-10-22T18:43:20  

    Não sei qual o motivo, quando ligo o computador na energia a Fonte recebe energia mas se apertar o botão de Power nada acontece, eu acho que é a fonte pois meu Processador, placa mãe, placa de vídeo entre outros Hardware não tem nem 2 meses de uso e isso aconteceu após eu trocar a fonte por uma de 500w Reais.

    recentes

    populares

    • Felipe Barbosa
      2016-10-22T18:43:20  

      Boa Tarde, montei um pc, e ele não liga. Acende a luz de led do power e a do reset não liga. A placa mãe é gigabyte 78mlt-usb3 como faço a ligação do fios do painel frontal. Já liguei conforme manual e nada. O coller funciona normal.