Computadores

19/09/2015 07h01 - Atualizado em 19/09/2015 07h01

Seu PC ou notebook gastam muita energia? Saiba como economizar

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Utilizar o notebook por muito tempo pode causar impacto na conta de luz no fim do mês. Quanto menor a autonomia da bateria, pior para o bolso do consumidor. O TechTudo separou soluções simples para reduzir o gasto com o uso do dispositivo, principalmente para quem tem que usar o computador por horas.

Por que alguns notebooks esquentam ao reproduzir vídeos do YouTube?

As dicas são como ativar o modo de economia no sistema, desativar a tela enquanto não usar, ou seja, instruções práticas que vão fazer a diferença no final do mês.

Recarregar a bateria com laptop ligado pode ser prejudicial (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Confira dicas para economizar energia com o PC ou notebook (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

1) Modo de economia no notebook e PC

Os notebooks são equipados com baterias internas, para serem usados em qualquer lugar. No entanto, caso o gasto no dia a dia seja muito alto, o equipamento vai passar mais tempo plugado na tomada do que deve. Os usuários precisam ficar de olho também nos desktops, que são mantidos na tomada durante o funcionamento.

Ajuste o computador ou notebook para o modo de economia de energia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste o computador ou notebook para o modo de economia de energia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para ajudar, o sistema Windows oferece algumas configurações para economizar energia, com a redução do brilho da tela, ajuste de tempo para desativar a máquina, apagar o monitor e mais medidas simples. Elas podem ser personalizadas para o tempo que o usuário achar mais apropriado, sem precisar baixar programas extras.

O “Modo de economia de energia” e os ajustes avançados podem ser encontrados no Painel de Controle do computador ou notebook, no item de “Opções de Energia”. É possível inclusive criar planos de energia com todas as informações ajustadas, conforme seu consumo.

2) Desligue a tela

Pode parecer uma dica simples, mas desligar a tela enquanto não estiver usando o computador faz toda a diferença. O monitor gasta bastante energia no total, no caso do PC, e muitos notebooks oferecem um botão para apagar a tela, sem reiniciar ou desligar o computador. Dessa forma, você pode fazer uma pausa no trabalho ou entretenimento, sem perder a produção e ainda poupar energia.

Desligue a tela do notebook ou o monitor quando não estiver usando (Foto: Divulgação/Avell)Desligue a tela do notebook ou o monitor quando não estiver usando (Foto: Divulgação/Avell)

3) Desligue o computador no final do dia

Mesmo em stand-by, o computador continua consumindo energia de casa, e você vai pagar por isso. Então para não ter desperdício, caso não esteja baixando arquivos ou atualizando o sistema de noite, desligue a máquina de forma completa, inclusive o botão do estabilizador, que pode ser um dos agravantes nesse desperdício.

4) Mantenha o computador na temperatura certa

Quanto mais uma máquina aquece, maior a quantidade de energia desperdiçada em calor. Com isso, uma dica que ajuda a manter um melhor processamento durante o uso e ainda economizar na conta de luz é manter o notebook ou PC com uma temperatura mais fria. Para isso, vale investir em coolers extras de ventilação ou deixar uma boa circulação de ar no ambiente. Existem programas que ajudam a medir a temperatura da máquina e ter maior controle nesse quesito.

Mantenha a máquina em um ambiente mais frio e use coolers (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)Mantenha a máquina em um ambiente mais frio e use coolers (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

5) Use o modo “Suspender” ou “Hibernar”

Não vai usar o computador nas próximas horas? Então uma forma de poupar energia e depois continuar o trabalho sem perder tempo é usando o modo de “Suspender” (Dormir). Com isso a máquina permanece ligada mas com baixo consumo de energia, sem fechar os aplicativos ou programas. Quando precisar usar novamente, o equipamento será ligado de forma rápida.

Computador ou notebook pode ser colocado em modo para suspender o hibernar para economizar energia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Computador ou notebook pode ser colocado em modo para suspender o hibernar para economizar energia (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Já a hibernação é mais indicada para quem vai ficar mais tempo longe, e desliga o computador, salvando os dados na memória do computador. As ações também são mantidas no sistema mas o processo demora um pouco mais para retomar. Ele economiza mais energia do que o anterior porque “desliga” a máquina.

6) Invista em uma boa fonte de alimentação

A fonte de energia é responsável pode alimentar o computador e manter a estabilidade do sistema. E ele pode ser um dos maiores vilões no gasto da conta de luz no final do mês. Por isso, é indicado investir em uma marca de confiança e principalmente em um modelo que aproveite maior porcentagem de energia, com menos desperdício em calor.

Invista em uma fonte de qualidade (Foto: Divulgação/Thermaltake)Invista em uma fonte de qualidade (Foto: Divulgação/Thermaltake)

O resultado: o equipamento vai aquecer menos e a energia será melhor utilizada. Uma dica é buscar pelo selo “80 plus” que garante eficiência de pelo menos 80% da energia adquirida.

Como fazer para a bateria não viciar? Veja no Fórum do TechTudo.

7) Procure por equipamentos com menor gasto

Vai investir em um computador? Então para ficar menos preocupado na conta de luz, uma dica para economizar é pesquisar antes de comprar por modelos que consomem menos a carga. Nessa categoria, algumas fabricantes investem em tecnologias para produzir aparelhos econômicos e um dos quesitos leva o selo da Energy Star.

Vale pesquisar por equipamentos que gastem menos energia (Foto: Reprodução/Asus)Vale pesquisar por equipamentos que gastem menos energia (Foto: Reprodução/Asus)

Se trata de um programa do governo norte-americano que regula os dispositivos conforme seu gasto de energia, e com isso tem o intuito de proteger o meio ambiente de emissões de gases poluentes e demais meios degradantes na obtenção de energia. Confira a lista de produtos certificados pelo Energy Star. O ideal é pesquisar também pelo consumo em kilowatts do computador, que normalmente está disponível no site da fabricante, e comparar os modelos.

Vale lembrar que muitas das dicas vão mostrar resultado ao longo do tempo, se forem aplicadas de forma conjunta no dia a dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Boulevard Monde
    2015-09-20T01:41:39

    Alô pessoal, tudo bem!? Alguem aí gostaria de ser dono do próprio negócio e começar a trabalhar pra si mesmo sem ter que se preocupar com essa crise!? Procure um vídeo no youtube chamado - Shopganho Apresentação Atualizada 2015 - e venha fazer parte desse grande empreendimento do mercado digital. Só a ShopGanho permite que você tenha total tranquilidade e várias facilidades para começar o seu negócio. Conheça o nosso projeto e me chame no Whatsapp para tirar as suas dúvidas - Leonardo Araújo - Wapp (38) 9938-0911. Aguardo seu contato...

  • Luis Silva
    2015-09-22T09:32:11

    Sobre "O monitor gasta bastante energia no total, no caso do PC" isto não foi comprovado pelos nossos testes, já que os monitores atuais são de LCD ou LED que gastam muito menos do que a fonte do computador

  • Rene Lauro
    2015-09-19T10:18:54  

    Que bos ta

    recentes

    populares

    • Rene Lauro
      2015-09-19T10:18:54  

      Realmente o conteúdo é para quem não tem noção nenhuma de um computador. Eu tenho uma opinião sobre a economia de energia: Tirar os políticos ladrão desse país e mandar para explorar Marte. O consumo de Computador pessoal nos dias de hoje não consome nada do que a gente paga de imposto por iluminação publica e não retorno por isso. Abraço a todos!

    recentes

    populares

    • Rene Lauro
      2015-09-19T10:18:54  

      certo danilo crispin 100%!!!

  • Hildo Marcelos
    2015-09-20T01:37:11

    Pelo amor de Deus

  • Lauro Marinoso
    2015-09-19T21:12:10

    De tudo que foi falado a melhor dica no caso de desktop é a troca da fonte por uma de potência real, é mais cara mas vale o investimento e economiza energia.

  • Lalala Sousa
    2015-09-19T17:30:40

    Gastei 0,27 centavos de energia lendo isso -.-'

  • Alberto Oka
    2015-09-19T17:26:24

    Item 6 - fonte de energia: creio que seja inviável trocar a fonte de energia do note por razoes obvias...

  • Joabe Rios
    2015-09-19T11:02:32  

    Essa página de tecnologia é muito fraquinha.

    recentes

    populares

    • Joabe Rios
      2015-09-19T11:02:32  

      Podes crer maluco!

    recentes

    populares

    • Joabe Rios
      2015-09-19T11:02:32  

      Respeito sua opnião, mas tem gente que não tem o conhecimento e esse é um assunto importante, deve ter ajudado muitas pessoas

  • Zoi Lula
    2015-09-19T12:09:11

    Esses estagiarios sabem quase nada, tudo Ctrl C e Ctrl V.Economizaria mais dinheiro,se eu nao perdesse tempo lendo esse artigo fraquissimo.