Sistemas Operacionais

02/09/2015 11h58 - Atualizado em 02/09/2015 11h58

Usado por outro programa: resolva erro ao apagar ou mover itens no PC

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Um bug comum do Windows ocorre na hora de mover ou apagar arquivos do computador. O sistema operacional da Microsoft mostra a mensagem “o arquivo está sendo usado por outra pessoa ou programa” e impede a realização do procedimento. Isso acontece porque podem existir recursos em execução em segundo plano, apesar do programa estar fechado. Veja agora como identificar esses processos e finalizá-los para resolver a falha de forma simples e prática.

Como gerar um relatório de desempenho da bateria no Windows 10

Como remover aplicativos da inicialização do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Como remover aplicativos da inicialização do Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Como resolver erro no Windows que aparece quando você tenta apagar ou mover um arquivo (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Abra a busca do Windows e procure pelo Monitor de Recursos do sistema. Para isso, digite “resmon.exe” (sem aspas);

Abra o Monitor de Recursos do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Monitor de Recursos do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Acesse a aba “CPU”;

Acesse a aba CPU (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a aba CPU (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Vá até a seção "Identificadores Associados" e clique no campo de buscas;

Localize a seção Identificadores Associados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Localize a seção Identificadores Associados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Digite o nome do arquivo ou pasta que você deseja mover ou apagar. Você verá uma lista com programas que estão mantendo-o em execução. Selecione todos e clique com o botão direito do mouse. Surgirá o botão “Terminar Processo”;

Digite o nome do arquivo e finalize o programa que o mantém aberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o nome do arquivo e feche o programa que o mantém aberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na tela seguinte, clique em "finalizar processo" para confirmar.

Confirme sua escolha para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confirme sua escolha para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Você poderá fazer isso sempre que receber alertas de uso constante de arquivos. Porém, fique atento: quando o programa em execução for o Windows Explorer, não o finalize, caso contrário será preciso reiniciar a máquina para poder usá-la de novo. Nesses casos, o ideal é esperar um pouco para que o Explorer deixe de usar o arquivo e o libere para exclusão ou movimentação.

Como criar uma conta de convidado no Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro José
    2018-03-11T21:06:37

    Funcionou perfeitamente, muito obrigado! Sempre quis saber disso e nunca aprendi, agora deixei ate salvo o post vlw mesmo!