Sistemas Operacionais

17/09/2015 10h00 - Atualizado em 17/09/2015 10h00

Windows 10 sem som? Update deixou seu PC mudo; saiba resolver

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Windows 10 trouxe uma grande atualização para os computadores e, após o update, alguns usuários identificaram erros de compatibilidade de áudio. Entre os problemas, um bug tira o som do PC, impedindo de ouvir músicas, por exemplo.

Windows 10: descubra quais programas e apps ocupam espaço no HD

Confira algumas dicas para acessar as configurações e resolver o erro de forma rápida. O passo a passo é importante para acabar com incômodos que podem atrapalhar no uso do novo sistema operacional da Microsoft.

O que é o modo avião e como ativar no Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: O que é o modo avião e como ativar no Windows 10)Descubra como recuperar o som do PC no Windows 10 após o update (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Configurações de som

Passo 1. Para se certificar de que o problema não é nas configurações de som, clique no ícone de áudio, no canto direito da tela, e arraste a barra até 80%. Essa função aumenta o volume do som;

Aumente o volume do áudio no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aumente o volume do áudio no computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Para acessar as configurações, clique com o botão direito no ícone de áudio e selecione “Dispositivos de Reprodução”;

Acesse as configurações dos dispositivos de reprodução no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações dos dispositivos de reprodução no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique no item de “Alto falante” e selecione “Propriedades”. Selecione “Avançado” e altere a qualidade de áudio para a de “Estúdio”, com 24 bits. Clique no botão verde de “Testar”. Se ouvir um toque, confirme em “Aplicar”.

Teste o áudio em qualidade de Estúdio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste o áudio em qualidade de Estúdio no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Atualizar o driver

Passo 1. Muitos equipamentos precisam do update dos programas internos para funcionar, inclusive os mecanismos de áudio. Para isso, acesse o “Painel de Controle” e encontre o item “Gerenciador de Dispositivos”;

Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Vá até “Entrada e saída de áudio” e clique na pequena seta lateral para exibir as opções. Clique duas vezes no item de “Alto-falantes”. Selecione “Driver” na janela que abrir e depois em “Atualizar Driver”;

Selecione o botão para a atualização do driver de áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o botão para a atualização do driver de áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado” e aguarde. Caso tenha alguma novidade, faça a instalação tradicional e reinicie o computador.

Pesquise automaticamente pela atualização (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pesquise automaticamente pela atualização (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Driver diretamente na fabricante (Modo avançado)

Passo 1. Caso não encontre nenhum driver, é interessante buscar diretamente no site da fabricante. Como o Windows 10 é recente é possível que tenham liberado um driver especial com download no site.

Acesse o site da fabricante do computador e encontre a página do seu modelo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o site da fabricante do computador e encontre a página do seu modelo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No teste, vamos usar um Sony Vaio, mas a dica serve para qualquer marca: basta acessar a página de suporte, downloads ou drivers e buscar pelo modelo do computador;

Passo 2. Faça o download da atualização mais recente e instale, de forma tradicional. Reinicie o computador para aplicar as mudanças e tente usar o som do computador;

Baixe a atualização disponível para Windows 10, caso esteja disponível (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Baixe a atualização disponível para Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Caso não funcione, a alternativa é baixar a versão completa do driver de “Áudio” no site da fabricante (certifique-se de não ser o update e sim o arquivo completo). Para isso, acesse novamente o “Gerenciador de Dispositivos” no “Painel de Controle”;

Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o painel de controle no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Encontre o item de “Entradas e saídas de áudio” e abra as opções. No alto-falante, clique duas vezes, selecione “Driver” e depois “Desinstalar”. Confirme a ação e remova o driver;

Desinstale o driver salvo no computador no item de áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desinstale o driver salvo no computador no item de áudio (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Reinstale o driver de áudio baixado no site da fabricante, seguindo os passos tradicionais. Quando concluir, reinicie o computador.

Reinstale a versão completa do driver no computador e reinicie a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Reinstale a versão completa do driver no computador e reinicie a máquina (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Seguindo os passos de forma correta, o som deve voltar a funcionar após a reinicialização do sistema.

Alguma dúvida sobre o Windows 10? Pergunte no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Pelizer
    2019-03-13T12:55:51

    Enfrentei a mesma situação 2 vezes em máquinas diferentes... e após alguma "aflição" a solução foi a mesma.... atualizações atrasadas. Veja sempre primeiro as atualizações do Windows... se elas estiverem atrasadas as dos drivers também estarão... e pior, não serão instaladas até que o sistema operacional esteja em dia. Acabei de fazer isto (jan/2019) em um Dell com W10 e está melhor do que antes.

  • Giulia Argolo
    2019-01-19T11:29:40

    Muito Obrigada! Está funcionando novamente.

  • Washigton Teixeira
    2018-10-12T01:55:59

    Meu Note HP com Win10 estava sem som com um simbolo "x" no ícone do som na barra de tarefas. Como resolvi: 1) Vá em Gerenciador de Dispositivos > Controladores de som... > clique com botão direito no driver de som > Desinstalar Dispositivo > na caixa que abrir marque "desinstalar driver". 2) Desligue o Computador (não reinicie) 3) Ligue o computador 3.1) Caso necessário, volte no Gerenciador de dispositivos > Driver de som clicando com o botão direito e selecionando "Veriricar se há alterações de Hardware

  • Thiago Monteiro
    2017-03-27T13:17:38  

    Pelo amor de Deus, alguém me ajuda! A minha interface de áudio (Delta 44) não emite som. No contador de áudio indica que o áudio está saindo, mas ela tá muda.

    recentes

    populares

    • Thiago Monteiro
      2017-03-27T13:17:38  

      como vc conseguiu resolver ?? estou com o mesmo problema

  • Jefferson Sarmento
    2017-05-23T12:35:02  

    O meu PC parou de sair o som e, simplesmente, quando tento fazer a primeira alternativa (configurar o som) o assistente para de responder quando clica em 'testar'.

    recentes

    populares

    • Jefferson Sarmento
      2017-05-23T12:35:02  

      Jeferson usa o cd da placa mãe que resolve o problema. Eu consegui assim. Um abraço.

    recentes

    populares

    • Jefferson Sarmento
      2017-05-23T12:35:02  

      Quando tento fazer a primeira alternativa (configurar o som) o assistente para de responder quando clica em 'testar'.

  • Marcelo Cristian
    2017-09-04T09:31:37

    Olá, Tenho um notebook ibyte e após eu formatar para o windows 10 ele ficou sem som, ja olhei muitas coisas na internet relacionado a drives e nada funcionou, troquei altos falantes mais nada, troquei placa de som, mais nao funcionou, gostaria de saber se alguem ja passou por isso, ou se sabe oque pode ser

  • Ailton Fernandes
    2017-01-14T15:44:38  

    VLW, FUNCIONOU DE PRIMEIRA

    recentes

    populares

    • Ailton Fernandes
      2017-01-14T15:44:38  

      obrigado o meu voltou a funcionar se eu soubesse que era tao simples vlw bjss

  • Elisandro Nascimento
    2017-06-07T16:16:38

    tá complicado gente, ja fiz esse procedimento 4x e nada do som sair, alguem sabe algum outro tutorial pra fazer funcionar esse negocio?

  • Eduardo Cruz
    2016-10-15T20:02:29  

    E quando o fabricante não disponibiliza o driver, faz o que? joga o windows 10 fora?

    recentes

    populares

    • Eduardo Cruz
      2016-10-15T20:02:29  

      pois é eduardo, nunca vi uma versao do windows q dá tanto bug assim... qdo nao é seta do mouse q desaparece é o som... ja fiz de tudo, segui varios tutoriais e nada do som sair...

  • Nathália Lima
    2017-03-03T21:03:25

    Você estão de parabéns!!!!! Fiz todos os procedimentos e deu tudo certo! Muito grata

  • Mônyky Barcelos
    2016-10-10T20:12:30

    Êeeh! Muito obrigada, o meu voltou a funcionar!

  • Deyvid Martins
    2016-09-29T11:38:42

    Obrigado.. O meu deu certo com o primeiro passo :D

  • Gustavo Ferreira
    2016-09-03T20:31:09

    O meu continua mudo, a minha placa de vídeo é OnBoard

  • Gabriel Baptistuta
    2016-07-05T18:27:15  

    Tentei tudo isso e não deu certo, uma placa de som off board resolveria?

    recentes

    populares

    • Gabriel Baptistuta
      2016-07-05T18:27:15  

      TIVEMOS QUE FORMATAR O PC. QUANDO CONSEGUIMOS NORMALIZAR ELE ESTAVA SEM VOLUME. MEU ESPOSO FEZ DE TUDO QUE ELE SABIA. FOI QUANDO DESCOBRIR ESTE SITE,NO PRIMEIRO PASSO NO ICONE DO ÁUDIO, NA SETA QUE TEM DO LADO ELE ESTAVA NA OPÇÃO DO FONE.

  • Cristiane Aparecida
    2016-08-14T22:16:35

    TIVEMOS QUE FORMATAR O PC. QUANDO CONSEGUIMOS NORMALIZAR ELE ESTAVA SEM VOLUME. MEU ESPOSO FEZ DE TUDO QUE ELE SABIA. FOI QUANDO DESCOBRIR ESTE SITE,NO PRIMEIRO PASSO NO ICONE DO ÁUDIO, NA SETA QUE TEM DO LADO ELE ESTAVA NA OPÇÃO DO FONE.

  • Jose Santos
    2016-08-11T20:52:22

    Muito obrigado,sou leigo mas mesmo assim segui o passo a passo e voltou a normalidade do som.

  • Luis Santana
    2016-01-28T11:56:00  

    obrigado pela ajuda, resolveu com o primeiro passo

    recentes

    populares

    • Luis Santana
      2016-01-28T11:56:00  

      o meu ao fazer o teste diz que deu erro, e ao tentar atualizar o drive, diz que estou usando o mais atualizado.

  • Paulo Miguel
    2016-06-25T21:11:56

    cara esse site e nota mil! resolvido

  • Renato Silva
    2016-06-14T13:48:04

    Atualizei para o Windows 10 ontem de noite e após uma hora, fiquei sem som. Seguindo os passos descritos por vocês, consegui resolver o meu problema. Foi bem simples. Obrigado.

  • Evandro Sousa
    2015-09-24T00:18:43  

    Tenho um Sony Vaio e instalei o Windows 10 por cima do meu Windows Seven. Meu problema foi resolvido com a desinstalação do software da Realtek e excluindo os drivers no Gerenciador de Dispositivos.

    recentes

    populares

    • Evandro Sousa
      2015-09-24T00:18:43  

      eu disistalei e não consigo mais instalar alguem me ajudaaaa!!!!?

    recentes

    populares

    • Evandro Sousa
      2015-09-24T00:18:43  

      Deu certo dessa mesma forma que o Paulo Junior falou.. vlw mano

  • Eric Dionisio
    2016-05-01T22:04:48

    Vlw galera! As primeiras instruções resolveram meu problema!

  • Emanuel
    2016-03-14T16:20:43

    Nao consigo avançar no passo 3 pois quando vou testar o som aparece uma janela dizendo que o dispositivo esta sendo usado por outro aplicativo, mas nao tem nada. Esse problemas vem ocorrendo a muito tempo. As vezes do nada o som para e nao consigo reproduzir nada no pc.