Sistemas Operacionais

12/10/2015 06h00 - Atualizado em 26/12/2015 15h23

Como usar o explorador de arquivos do Android Marshmallow

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os principais destaques do Android Marshmallow podem ser o Doze, que reduz o consumo de bateria, e o Now On Tap, que dá sugestões inteligentes aos usuários. Mas há vários detalhes interessantes que a Google não mencionou no anúncio oficial e só agora, que o download foi liberado, vêm à tona.

Android M: saiba tudo sobre a atualização do sistema do Google

Um deles é um gerenciador de arquivos nativo. A função já existia antes, quando o usuário compartilhava itens por meio dos próprios apps, mas era inacessível para a exploração livre por parte do usuário. Veja como acessá-lo nas configurações.

android-m-no-moto-x1 (Foto: TechTudo)Descubra como usar o explorador de arquivos no Android Marshmallow (Foto: TechTudo)


Passo 1. O novo explorador de arquivos fica escondido no menu “Armazenamento e USB” do Android. Acesse a partir da tela de configurações;

Acesse a configuração de armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a configuração de armazenamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Mesmo enquanto o sistema calcula o espaço que cada tipo de arquivo ocupa no seu aparelho, role até o final da página e toque em “Explorar”;

Abra o explorador de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o explorador de arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. As pastas do sistema estarão organizadas em formato de grade, mas é possível mudar a visualização com um clique no menu representado por três pontinhos, e selecionar o formato de lista;

Mude a visualização das pastas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude a visualização das pastas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. É possível também reordenar suas pastas por data de modificação e tamanho, no menu representado por três linhas;

Ordene por nome, data ou tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ordene por nome, data ou tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Dentro de uma pasta, é possível abrir os itens com um toque, escolhendo em seguida o aplicativo a ser utilizado;

Toque para abrir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Toque para abrir (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como atualizar o Android manualmente? Descubra no Fórum do TechTudo

Passo 6. Com um toque longo no arquivo, o usuário tem acesso ao menu de compartilhamento. Nesta seção, é possível aproveitar outra melhoria do Android 6.0, o envio rápido para contatos frequentes.

Segure para compartilhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Segure para compartilhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora você já pode tirar proveito do explorador de arquivos do seu Android. Ele não elimina completamente a necessidade de aplicativos como o ES File Explorer ou Amaze File Manager, mas certamente os torna menos obrigatórios no dia a dia.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvio Ferreira
    2015-11-14T13:22:01  

    Atualizei meu X Style para Android 6.0 Marshmallow, estou frustrado, pois não da pra utilizar os arquivos do Cartão de Memória! Músicas, fotos, vídeos e demais arquivos, não estão mais acessíveis! Consigo abri-los pelo Configurar > Armazenamento e USB > Armazenamento Portátil > Cartão SD Sandisk , porém é ridículo, absurdo! Reprodutores de Música, de vídeo, e de imagem ficarão inutilizados , a não ser que eu tranfira tudo para MEMÓRIA INTERNA do Moto X Style. Estou arrependido de ter atualizado para o Android 6.0 Marshmallow!

    recentes

    populares

    • Silvio Ferreira
      2015-11-14T13:22:01  

      Tbm estou c mesmo problema,meu Moto G 2 qdo conecto no Note não aparece nada no cartão...Gostaria se alguém conseguiu resolver isso nos ajude.Agradeço.

    recentes

    populares

    • Silvio Ferreira
      2015-11-14T13:22:01  

      Toda vez que se conecta o telefone via usb, 'puxe' o menu superior da tela e aparecerá uma mensagem na tela do telefone que diz "configurar conexão usb". Toque nessa mensagem e escolha 'transferir arquivos (mtp)'. Assim que escolher essa opção, seu aparelho será reconhecido por seu pc e em segundos aparecerá a janela de 'reprodução automática' para vcs escolherem a função a ser executada.

  • Alexandre Marques
    2016-02-21T00:30:59

    Bom dia, gostaria de pedir ajuda a vcs, assim que meu celular motog3 xt1543 foi atualizado para 6.0 nao vejo mais nada nas minha pastas, acesso o programados seleciono a depuração USB e seleciono a opção MTP e PTP ele abre a pasta mas quando tiro o cabo ou reinicio tenho que fazer todo o procedimento..

  • José Gonçalves
    2015-10-12T17:41:47  

    "Eita que incrível, explorador de arquivos nativo, isso é extraordinário!" E os vírus? e o consumo excessivo de ram? bateria? enfim... Bugroid sempre muito engraçado.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-10-12T17:41:47  

      quem chiliquenta essa defensora de maçãpodre

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-10-12T17:41:47  

      Depois da atualização meu aparelho ficou foi mais lento, e superaquecendo, o aparelho fica tão quente que chega dar um desconforto na mão ao segura lo