Sistemas Operacionais

22/10/2015 08h00 - Atualizado em 22/10/2015 08h00

Chrome OS alternativo promete vida nova a PCs antigos; veja como usar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Chrome OS vem originalmente instalado em Chromebooks, mas também pode servir para estender a vida útil de um computador antigo, com Windows de fábrica. Para fazer esse serviço, o CloudReady, uma versão alternativa do sistema baseado em nuvem do Google, pode ser executado em vários PCs, funcionando de forma fluida até mesmo em um hardware ultrapassado. Este programa pode ser baixado em um pendrive e oferece Gmail, Chrome, Drive e outros apps do Google. 

Google Chrome: lista tem 30 atalhos de teclado 'ninjas' do navegador

O CloudReady pode rodar o Chrome OS direto do pendrive, garantindo portabilidade e, ao mesmo tempo, preservando o sistema operacional original, caso você não queira mudar de vez. Para isso, você vai precisar de um pendrive de pelo menos 8 GB para criar o disco bootável com a versão modificada do Chrome OS.

Tire todas as suas dúvidas sobre o sistema operacional da Google, o Chrome OS (Foto: Andrea/TechTudo) (Foto: Tire todas as suas dúvidas sobre o sistema operacional da Google, o Chrome OS (Foto: Andrea/TechTudo))Tire todas as suas dúvidas sobre o sistema operacional da Google, o Chrome OS (Foto: Andrea/TechTudo)

Como instalar

Passo 1. Baixe o CloudReady, o seu Chrome OS gratuito, no TechTudo Downloads. Guarde o arquivo em uma pasta de fácil acesso;

Passo 2. Baixe e instale o Chromebook Recovery Utility para Google Chrome;

Passo 3. Abra o programa e clique em “Get Started” na primeira tela;

Inicie o assistente de criação de disco do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o assistente de criação de disco do Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito e escolha a opção “Use local image”;

Use uma imagem de disco armazenada no seu PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use uma imagem de disco armazenada no seu PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Selecione o arquivo de instalação do CloudReady que você baixou no Passo 1;

Selecione o instalador do CloudReady (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o instalador do CloudReady (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Selecione o seu pendrive na lista de drives ativos e clique em “Continue”;

Selecione seu pendrive e continue (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione seu pendrive e continue (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Confirme a criação do disco em “Create Now”;

Prossiga com a criação do disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Prossiga com a criação do disco (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. O processo de criação do disco bootável é longo, podendo levar cerca de 30 minutos dependendo da velocidade de gravação do pendrive. Ao final, clique em “Done” e retire o pendrive com segurança do computador;

Aguarde vários minutos até a criação terminar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aguarde vários minutos até a criação terminar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Acesse a BIOS do seu computador e configure-o para fazer boot pela porta USB. O procedimento varia modelo a modelo de PC, mas, em geral, é bem simples de fazer. Tenha em conta que, em PCs com boot UEFI, você primeiro ativa o Legacy Boot antes de prosseguir;

Passo 10. Coloque o pendrive bootável na porta USB do computador e reinicie, garantindo que a ordem de boot foi alterada na BIOS;

Passo 11. Se preferir instalar o Chrome OS diretamente no disco do computador, basta fazer logoff da sua conta Google e abrir o menu do Chrome OS no canto direito da tela, selecionando a opção “Instalar CloudReady”.

O procedimento permite usar todo o poder de processamento da máquina, mas apaga todos os seus dados do HD e substitui completamente o sistema operacional original. Se você preferir essa opção, faça backup de todos os seus arquivos antes de prosseguir, já que não há opção de dual-boot.

Instale o sistema no seu HD dentro do próprio Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale o sistema no seu HD dentro do próprio Chrome OS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora, o Chrome OS vai iniciar normalmente na sua máquina, pedindo para você inserir suas credenciais do Google para sincronizar as informações e deixar o computador pronto para uso. Para voltar ao ambiente Windows, basta inverter a ordem de boot na BIOS e retirar o pendrive da porta USB.

Qual é o melhor navegador de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wagner Andrade
    2015-10-22T15:33:53  

    O mais engraçado é precisar do Windows para poder baixar e instalar. Ou seja, não presta pra nada isso ai.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-22T15:33:53  

      não funciona no linux

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-10-22T15:33:53  

      Fiz o pendrive bootavel em um pc descente e instalei em um pc carroça q virou um maquina com esse sistema.

  • Leonardo Júnior
    2015-10-23T23:40:14  

    Só funciona se o pen drive estiver vazio. Limpe-o ou formate-o antes de iniciar o Recovery (só não se esqueça de salvar em outro local os dados que estão no pen drive antes de limpar/formatar.

    recentes

    populares

    • Leonardo Júnior
      2015-10-23T23:40:14  

      Fiz sem formatar o pendrive e funcionou, posteriormente instalei definitivamente pra não precisar mais do pendrive...

  • Alfante Beite
    2015-10-22T11:48:06  

    Programinha manco que precisa de muleta...

    recentes

    populares

    • Alfante Beite
      2015-10-22T11:48:06  

      Consegui, tranquilo.

    recentes

    populares

    • Alfante Beite
      2015-10-22T11:48:06  

      Fluido aqui, fiz o pendrive bootavel em um pc descente e instalei em um pc carroça q virou um maquina com esse sistema.

  • Vagner Machado
    2015-10-22T11:00:01  

    O peculiar da reportagem. É preciso ter no mínimo o Windows pra baixar os arquivos, montar o pendrive e etc...

    recentes

    populares

    • Vagner Machado
      2015-10-22T11:00:01  

      Vinicios, nao sou leigo mas instalou... a questao foi instalar as outras coisas que eu precisava. Seo pessoal quer que o linux fique popular pras massas, tem que arrumar um jeito de facilitar as coisas basicas.

    recentes

    populares

    • Vagner Machado
      2015-10-22T11:00:01  

      Mais fácil que no Ubuntu? Ubuntu é MUITO fácil de ser instalado, mais fácil que Windows se quer saber (um leigo também não sabe instalar o Windows). Debian nunca foi feito pra ser popular, nunca foi a intenção da Distro. Repito, se quer algo realmente fácil, Ubuntu, Mint, Elementary ou Fedora.

  • Rogério Costa
    2015-10-22T13:42:54  

    Alguém testou pra comentar?

    recentes

    populares

    • Rogério Costa
      2015-10-22T13:42:54  

      tenta utilizar um pen drive com maior capacidade, e deixe ele sem nenhum arquivo dentro

    recentes

    populares

    • Rogério Costa
      2015-10-22T13:42:54  

      Testei, mas no meu Acer ele não reconheceu a porta HDMI...