22/10/2015 10h00 - Atualizado em 23/10/2015 14h58

Como acelerar o download de seus jogos no Steam e turbinar a jogatina

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Steam oferece downloads pagos e gratuitos de jogos para PC, mas os games de maior tamanho podem demorar um pouco para concluir a transferência. Há alguns truques que podem lhe ajudar a baixar rapidamente os títulos disponíveis na plataforma, uns mais simples, outros que exigem reconfiguração das preferências na plataforma. Confira como acelerar seus downloads no Steam:

Steam: veja como desistir da compra e pedir reembolso dos jogos

Verificando velocidades

A qualidade de conexão com a Internet utilizada no local de download influencia bastante na velocidade que o jogo será baixado, é claro, mas é possível melhorar essa taxa, caso você tenha problemas. Porém, a diferença sempre dependerá principalmente da recepção do sinal no local onde o jogador está: seja uma Internet de 2 Mega ou uma de 50 Mega. Não há “macete” nesse sentido, apenas em servidores terceiros.

Mapa do Steam mostra servidores do Steam (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Mapa do Steam mostra servidores do Steam (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Verifique servidores

O Steam fornece um site oficial onde é possível verificar a estabilidade dos servidores. No portal “Estatísticas de download Steam”, o jogador verifica servidores do mundo todo e checa qual é o mais estável naquele momento.

Vá nas opções do Steam para definir melhor velocidade (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Vá nas opções do Steam para definir melhor velocidade (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Localize servidor de saída

Depois de escolher o servidor com melhor velocidade para download, abra o Steam e vá em Configurações, depois na opção Downloads. Em seguida, localize o menu Região do Download, que provavelmente estará marcado por padrão em alguma cidade brasileira.

Selecione um novo servidor próximo do Steam (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Selecione um novo servidor próximo do Steam (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Modificando servidor de saída

Basta clicar no menu e uma lista de cidades e locais do mundo vai se abrir. Defina o melhor para você naquele momento e pressione Ok. Não é necessário reiniciar o Steam. A velocidade melhorada já vai estar em funcionamento. Vale o aviso: prefira entre servidores próximos de onde você mora, ou seja, de países perto do Brasil.

Seus downloads no Steam estarão mais rápidos assim que a modificação for feita (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Seus downloads no Steam estarão mais rápidos assim que a modificação for feita (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares