Redes sociais

30/10/2015 11h00 - Atualizado em 30/10/2015 11h00

Como acompanhar o Analytics do Pinterest

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Pinterest permite que os usuários controlem o alcance e audiência de seu perfil através da ferramenta "Análises". Para isso, é necessário ter uma conta Business, que pode ser ativada de forma gratuita e rápida.  A função está disponível no menu do serviço e permite um gerenciamento completo da audiência do perfil. Saiba como descobrir a média diária de impressões, visualizadores, os valores mensais de público e até gráficos com os dados no “Análises”.

Pinterest: como embedar pins, painéis e perfil com widget no seu site

Pins Avançados ajudam no engajamento de marca (Foto: Divulgação / Pinterest) (Foto: Pins Avançados ajudam no engajamento de marca (Foto: Divulgação / Pinterest))Descubra os seus dados de audiência do Pinterest (Foto: Divulgação / Pinterest)


Passo 1. Acesse o perfil do Pinterest e em seguida a sua página pessoal, clicando no nome do topo direito. Clique no ícone de configurações e selecione “Análises”;

Acesse as análises pelo menu do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as análises pelo menu do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na tela inicial está um resumo das ações. No primeiro card o usuário pode ver as médias diárias de impressões e visualizadores do perfil no Pinterest. Ao lado, no segundo card, estão as informações mensais de visualizadores e média de usuários ativos;

Veja um resumo dos dados na tela inicial das Análises (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja um resumo dos dados na tela inicial das Análises (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Na base da primeira página são mostradas as “melhores impressões de Pins” nos últimos 30 dias, com a contagem de impressões, repins, cliques e curtidas, em um resumo;

Confira um resumo de repins e destaques do mês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira um resumo de repins e destaques do mês (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para mais detalhes, clique no menu “Seu perfil do Pinterest” para gerenciar. Note que há um menu no topo com os principais itens. Em “Impressões”, o internauta pode acessar um gráfico com a média diária de impressões e visualizadores, com opção para personalizar o período de tempo;

Confira as análises de impressões do seu perfil do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira as análises de impressões do seu perfil do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Role a tela para visualizar a lista com as “melhores impressões de Pins nos últimos 30 dias” e os “Painéis com as melhores impressões de Pins dos últimos 30 dias”;

Confira os destaques de pins e painéis do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira os destaques de pins e painéis do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Em “Repins” o usuário gerencia por período de tempo personalizado a média diária de repins e repinadores;

Veja as análises de repins na data que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja as análises de repins na data que preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Em “Cliques” o internauta personaliza o período de tempo para ver a média de cliques e visitantes diários. Assim é possível ter controle do acesso de forma mais completa no perfil;

Gerencie a frequência de cliques no perfil do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Gerencie a frequência de cliques no perfil do Pinterest (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Em “Permanente” o usuário observa uma lista dos itens mais repinados (pins mais compartilhados) e os melhores Pins nas classificações em pesquisas. Assim é possível ver os Pins de destaque e os que têm mais alcance;

Veja as análises no menu de permanente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja as análises no menu de permanente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. No menu “Seu Público” o usuário acessa os “Dados demográficos” dos internautas que veem os Pins e atuam neles. É possível personalizar o período de tempo e visualizar um gráfico por dia;

Gerencie os dados completos de seu público no gráfico e personalize a data (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Gerencie os dados completos de seu público no gráfico e personalize a data (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. Role a tela e descubra quais são os países de destaque do público, área metropolitana, idioma e sexo do público alvo;

Descubra dados demográficos do púbico como país e gênero (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Descubra dados demográficos do púbico como país e gênero (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 11. Com o tempo de uso, o painel de “Interesses” vai mostrar o que o seu público alvo curte, os painéis de pinadores em dados mais avançados.  Se preferir, é possível personalizar o público entre “Seguidores” ou “Todos os públicos”;

Selecione o tipo de público que deseja mostrar na análise (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o tipo de público que deseja mostrar na análise (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 12. No botão “Exportar dados” o usuário faz o download de uma tabela com as informações das análises.

Salve os dados da análise no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve os dados da análise no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora ficou mais fácil gerenciar o perfil do Pinterest, sem pagar a mais por isso.

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares