Media centers

07/10/2015 07h00 - Atualizado em 07/10/2015 07h00

Como conectar e usar o Google Fotos na TV com o Chromecast?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google Fotos agora tem integração com o Chromecast e permite exibir suas imagens na TV. A novidade foi apresentada durante o evento da Gigante das Buscas em setembro e já está liberada para os usuários do Android. Dessa forma, é possível mostrar apresentações com as fotos da sua viagem para os amigos na telona, por exemplo, ou até deixar como plano de fundo. A conexão não impede de usar outras funções no app, sem interromper a visualização. Confira este tutorial com as dicas.

Conheça o Fast Play, que deixa o novo Chromecast com Wi-Fi ‘voando

Passo 1. Baixe e instale o app do Google Fotos no seu Android. É importante garantir a versão mais atualizada do recurso. Ao abrir, toque no ícone de “streaming”, disponível no topo direito, e continue selecionando o modelo do Chromecast. Note que o ícone ficará azul;

Faça a conexão do Google Fotos com o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça a conexão do Google Fotos com o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O app será aberto na TV, indicando o início da transmissão do Google Fotos;

O app do Google Fotos será exibido na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O app do Google Fotos será exibido na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora pelo celular, abra a galeria e toque em uma das imagens. Ela será exibida na TV automaticamente. Basta ir passando as fotos para que elas também se movimentem na telona;

Ao abrir a foto em tela cheia ela será exibida na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ao abrir a foto em tela cheia ela será exibida na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Uma função prática é deixar um dos álbuns em exibição automática. Para isso, clique no ícone de menu do topo, com “três pontos” e selecione “Apresentação de slides”. As imagens serão mostradas em sequência, sem usar o smart. O usuário pode inclusive desligar a tela para poupar bateria;

Função de exibição de slides do Google Fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Função de exibição de slides do Google Fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Com a imagem aberta, o usuário no celular pode fazer edições, aplicar filtros e ainda fazer cortes na foto. O resultado só vai aparecer na TV quando tocar no botão de “Salvar” no topo direito;

Faça edições nas fotos e mostre o resultado na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça edições nas fotos e mostre o resultado na TV (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Se preferir, encontre suas imagens pelo botão de pesquisar, indicado por uma “lupa”. Em seguida, digite o nome que procura para obter resultados;

Faça pesquisas por imagens no Google Fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça pesquisas por imagens no Google Fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Para cancelar o streaming toque novamente no ícone do topo e selecione “Interromper transmissão”.

Quando finalizar basta interromper a transmissão com o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Quando finalizar basta interromper a transmissão com o Chromecast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Vale lembrar que a foto ou mídia só será mostrada na TV caso você abra em tela cheia no celular. Para isso, basta tocar no item. Dessa forma a transmissão não é interrompida caso precise acessar uma rede social ou fazer buscas, por exemplo.

Chromecast dá erro. Como fazer o Allcast parar de travar? Confira no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pascal Goncalves
    2015-10-07T08:09:55

    Funciona no meu SSGJ7 com Android 5.1, mas o botao de stream para Chromecast nao aparece no SSGS2 comAndroid 4.0 nem no SSGT7P com Android 4.1. As versoes do Google Fotos estao atualizadas e sao as mesmas nos 3 casos. Porque nao funciona com Android 4.0 e 4.1?