Sistemas Operacionais

20/10/2015 07h00 - Atualizado em 27/04/2017 19h58

Como descobrir quais apps estão consumindo mais espaço no Android?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Android conta com uma solução nativa que permite descobrir quais apps estão ocupando mais espaço em seu celular ou tablet. A ferramenta pode ajudá-lo a identificar os aplicativos mais pesados para desinstalá-los, caso esteja precisando liberar espaço. Confira como usar o recurso na última versão do sistema móvel do Google, o Android Marshmallow.

Como reduzir o uso de dados em ligações no WhatsApp para Android?

Nos primeiros passos você encontra a dica para dispositivos Android com pouca ou sem nenhuma modificação, como é o caso dos aparelhos da Motorola, Sony e LG. Na sequência, veja como realizar o mesmo procedimento em smartphones da Samsung, com interface TouchWiz.

smartphone-android-faixa (Foto: Brecha de segurança pode garantir acesso fácil a smartphones com Android 5.0 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Aprenda a descobrir quais apps estão ocupando mais espaço no Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do Android, deslize até a seção “Dispositivo” e toque em “Aplicativos”. A lista de apps instalados no celular será carregada em ordem alfabética;

Acesse as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para organizá-la pelo tamanho do app, toque sobre o botão localizado no canto superior direito da tela e, em seguida, selecione “Classificar por tamanho”;

Classificando aplicativos por tamanho (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Classificando aplicativos por tamanho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Os maiores apps ocupam as primeiras posições na lista. Para remover um aplicativo por ali mesmo, toque sobre ele. Por fim, clique em “Desinstalar” e confirme.

Desinstalando um aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desinstalando um aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Samsung

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em “Aplicativos”. Em seguida, selecion “Gerenciador de aplicações”;

Abra as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Thássius Veloso) Abra as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

Passo 2. Deslize a tela para esquerda até abrir a aba “Todos”. Feito isso, toque em “Mais”, no canto superior direito da tela;

Acesse a lista com todos os apps instalados (Foto: Reprodução/Thássius Veloso) Acesse a lista com todos os apps instalados (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

Passo 3. Por fim, clique em “Ordenar por tamanho” para classificar os aplicativos em ordem decrescente.

Ativando classificação por tamanho do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando classificação por tamanho do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Dessa forma, você pode saber quais aplicativos estão ocupando mais espaço e, se não estiver usando, desinstalar para liberar espaço no celular ou tablet.

Quer liberar espaço em seu Android? Assista ao vídeo abaixo:


Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Veja no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Debora Leite
    2015-10-21T07:19:32  

    tem uns apps que são desnecessários e mega espaçosos... meu celular estava bem lento por conta disso! um amigo me recomendou um app chamado psafe que é antivirus, mas monitora isso de apps e arquivos desnecessários que só estão ocupando espaço no telefone...

    recentes

    populares

    • Debora Leite
      2015-10-21T07:19:32  

      o psafe e mt bom

  • Fabricio Silva
    2015-10-20T16:24:01  

    quem tem Samsung se fudeo... soh os apps embarcados consonem 99%

    recentes

    populares

    • Fabricio Silva
      2015-10-20T16:24:01  

      antes de fala algo aprende portugues

  • Professor
    2015-10-20T14:03:46  

    A solução para todo bugoide é voltar para as condições de fábrica. Windows Phone e iOS mandaram um abraço.

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-10-20T14:03:46  

      o mais interessante que você vive comentando nas matérias sobre Android. Será que você é um Iphone boy que tem um Samsung pra usar escondido em casa?

    recentes

    populares

    • Professor
      2015-10-20T14:03:46  

      Os aplicativos Google Play (Services, Store, Filmes, etc) no Android são os que mais ocupam espaço. Posso desinstalá-los sem problemas?