Educação

13/10/2015 09h00 - Atualizado em 13/10/2015 09h00

Como fazer vídeos com o Google Earth

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google Earth permite que o usuário grave vídeos de trajetos em três dimensões realizados no programa de mapas. A ferramenta pode ser utilizada para trabalhos escolares, apresentações ou projetos pessoais. Para deixar o conteúdo mais completo, é possível gravar narrações direto no programa do Google. Saiba como capturar vídeos com o Google Earth pelo computador e compartilhar o arquivo com seus amigos. 

Como calcular distância e traçar rotas no Google Earth

Versão Pro do Google Earth pode ser usada de graça (foto: Reprodução/Google) (Foto: Versão Pro do Google Earth pode ser usada de graça (foto: Reprodução/Google))Saiba gravar vídeos no Google Earth (foto: Reprodução/Google)


Passo 1. Abra o Google Earth no computador. Primeiro selecione o caminho ou passeio que deseja gravar na aba “Lugares”, na lateral direita, com um duplo-clique. Note que será exibido um player na base do mapa para controlar as ações;

Selecione o passeio que deseja gravar no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o passeio que deseja gravar no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida clique no ícone de câmera no topo do Google Earth. O recurso vai abrir um controlador da gravação. Para iniciar a filmagem, clique no ícone com um ponto vermelho;

Abra o controlador de gravação no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o controlador de gravação no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No controlador da gravação, note que o ícone ficou vermelho: isso indica que ele já está registrando. Agora basta acionar o seu passeio no “Play” e aguardar o término do trajeto;

Inicie a gravação e execute o trajeto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a gravação e execute o trajeto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Caso prefira gravar um vídeo com narração, clique no ícone de microfone. Ele estará ativado quando alterar a cor do botão para azul;

Ative o microfone para fazer narrações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o microfone para fazer narrações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para finalizar o vídeo, selecione novamente o botão vermelho e aguarde. Será exibida na base um tocador, para rever o trajeto filmado com comandos de “Play”, “retroceder” e “ avançar”. Se estiver tudo certo, salve o vídeo no botão de disquete;

Encerre e salve o vídeo no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encerre e salve o vídeo no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Adicione um nome para o vídeo e confirme em “Ok”. O vídeo ficará salvo na aba “Lugares”, junto com seu passeio registrado. É possível assistir quantas vezes preferir e controlar a ação pela barra de ajuste, na base da tela;

Salve o vídeo e note que ele ficará a aba de Lugares no Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve o vídeo e note que ele ficará a aba de Lugares no Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Se preferir passar para um pen drive, por exemplo, e abrir a gravação em outro computador, é possível salvar o vídeo em em formato KMZ. Para isso, clique com o botão direito no ícone do vídeo, na aba de “Lugares” e selecione “Salvar lugar como”. Escolha a pasta e conclua em “Salvar”.

Salve o vídeo em arquivo externo para ver quando quiser (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Salve o vídeo em arquivo externo para ver quando quiser (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares