Sistemas Operacionais

13/10/2015 11h01 - Atualizado em 13/10/2015 11h01

Como impedir que apps suspeitos controlem seu celular com Android 6.0?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma das principais novidades do Android Marshmallow, o controle de permissões de aplicativos, serve como meio de prevenir contra programas maliciosos. Ou seja, é mais do que um serviço de monitoramento de atividades realizadas por apps. 

Testamos o Android M; confira o que mudou no sistema do Google

Nas configurações da versão 6.0 do Android,  é possível bloquear o acesso de certos aplicativos ao microfone, câmera ou armazenamento do telefone, entre outros, como medida de proteção. Aprenda a acessar a função no celular ou tablet.

Android M oferece backup automático de aplicativos (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Android M oferece backup automático de aplicativos (Foto: Divulgação/Google))Android M oferece backup automático de aplicativos (Foto: Divulgação/Google) (Foto: Android M oferece backup automático de aplicativos (Foto: Divulgação/Google))

Passo 1. Abra as configurações do aparelho e, na seção “Dispositivo”, acesse o menu “Apps”;

Acesse o menu de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, toque no ícone de engrenagem na parte superior e acesse “Permissõe do app”;

Abra as configurações de permissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações de permissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Escolha um dos itens para revisar quais aplicativos têm acesso ao seu microfone, câmera, armazenamento e outros recursos do Android. Na tela seguinte, verifique se não há um app suspeito, do qual você não se recorda ter baixado e instalado no aparelho, que possa estar acessando seu celular indevidamente.

A ideia é simples: um aplicativo de notas não precisa acessar a câmera ou o microfone do seu dispositivo. Portanto, se houver permissões que você considera indevidas, mas, mesmo assim, quiser manter o app no aparelho, basta virar a chave ao lado dele para bloquear o acesso;

Revise quais apps controlem o quê no seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Revise quais apps controlem o quê no seu celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Faça o mesmo para o menu “Modificar config. Do sistema”. Verifique se há algum app desconhecido com liberdade demais sobre o que pode fazer no seu aparelho. Caso haja, bloqueie o acesso imediatamente e exclua-o da memória em seguida.

Bloqueie o acesso livre de apps suspeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Bloqueie o acesso livre de apps suspeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Pronto. Com essas duas providências você poderá monitorar de maneira mais efetiva o que acontece no seu celular ou tablet com Android 6.0. A tendência é que, com a novidade, seja cada vez mais difícil que programas mal-intencionados obtenham controle sobre o seu dispositivo, deixando seus dados mais seguros contra possíveis invasões.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Gonçalves
    2015-10-13T12:46:27  

    Fácil, basta se livrar do seu Bugroid e comprar um Iphone ou Windows Phone. Simples néh?

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2015-10-13T12:46:27  

      Simples é... mas cadê o dinheiro? Vão ter que trabalhar e estudar... Aí vão perder o dinheiro do Bolsa Família.