Monitor

13/10/2015 06h00 - Atualizado em 13/10/2015 06h00

Como instalar dois monitores ou mais no computador?

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Muitos usuários preferem trabalhar ou jogar usando dois ou mais monitores no mesmo computador. A imagem pode ser expandida para as duas telas ou até duplicada. Essa configuração pode ser feita pelo PC, usando a ferramenta de vídeo do Windows. Quer saber como conectar? Então confira o procedimento neste tutorial.

4K já morreu? Confira as TVs e monitores ‘tops’ que já vêm com tela em 5K

Passo 1. Primeiro é necessário conhecer as entradas para conectar o segundo monitor. Isso por ser feito por entrada DVI, VGA ou HDMI (mais moderna e que transmite áudio). Nem todos os computadores ou monitores tem a conexão HDMI: selecione uma que esteja nos dois dispositivos e plugue o cabo;

Conheça as entradas que permitem conectar um segundo monitor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Conheça as entradas que permitem conectar um segundo monitor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora acesse o “Painel de Controle” no menu Iniciar e selecione “Vídeo”;

No computador principal, acesse o painel de controle e clique nas configurações de vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)No computador principal, acesse o painel de controle e clique nas configurações de vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Projetar em sua segunda tela” no menu da esquerda. Note que será aberta na lateral direita um menu para selecionar o modo de projeção em “Estender” ou “Duplicar”;

Acesse o item para projetar uma segunda tela e aguarde o menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o item para projetar uma segunda tela e aguarde o menu lateral (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para entender melhor, em “Estender” o usuário pode usar o monitor como uma segunda tela “livre”, para arrastar mais programas abertos e ter uma área de visualização maior;

Recurso para estender a tela do computador em outro monitor (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Recurso para estender a tela do computador em outro monitor (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 5. Em “Duplicar”, todos os elementos da tela principal serão copiados para o segundo monitor, em função de “espelhamento”;

Função para duplicar a tela do computador e outro monitor (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Função para duplicar a tela do computador e outro monitor (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 6. Após selecionar o método que preferir, clique em “Ajustar resolução”, no menu de “Vídeo”;

Selecione o item para ajustar a resolução (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item para ajustar a resolução (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7.  Para começar, altere a “Resolução” deixando em máxima resolução se preferir, dependendo da capacidade do segundo monitor e formato de vídeo. Aplique  a mudança e veja o resultado;

Escolha a resolução que se enquadre nos monitores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha a resolução que se enquadre nos monitores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. O item “orientação permite rotacionar a visualização da imagem na tela. Caso prefira usar o monitor na posição vertical, para ocupar menos espaço na mesa, selecione o item “retrato”. Caso utilize na horizontal, mantenha “paisagem”;

Selecione o posicionamento da imagem no segundo monitor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o posicionamento da imagem no segundo monitor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Em “Múltiplos vídeos” o usuário pode alterar a visualização nos diversos monitores instalados;

Ajuste os múltiplos monitores instalados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste os múltiplos monitores instalados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. No botão do topo “Identificar”, será exibido um número em todos os monitores, indicando o “1” como principal.

Identifique os monitores e saiba qual é o principal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Identifique os monitores e saiba qual é o principal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você já sabe como manter dois monitores funcionando no mesmo computador, de forma simples e sem baixar programas extras. Caso o seu computador ou notebook só tenha uma entrada VGA, DVI ou HDMI será necessário comprar um adaptador.

Como usar dois monitores em duas saídas diferentes? Confira no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Walter
    2015-10-13T14:49:42  

    Eu uso estender no meu pc o espaço que se ganha na area de trabalho ajuda muito

    recentes

    populares

    • Walter
      2015-10-13T14:49:42  

      show