16/10/2015 06h00 - Atualizado em 16/10/2015 06h00

Como liberar a memória RAM do seu MacBook?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Liberar memória pode ser útil para rodar aplicativos pesados e jogos sem deixar o computador lento ou travando. A dica é especialmente útil para quem possui uma máquina com pouca RAM disponível. Se esse é o seu caso, siga os passos e aprenda a descobrir quais aplicativos estão consumindo mais memória em seu Mac e veja como finalizá-los para liberar RAM e “desafogar” o seu computador.

O que é memória RAM e qual é sua função?

Identifique os vilões

Para otimizar o resultado, você deve priorizar os aplicativos que estão consumindo mais memória RAM em seu Mac. O sistema da Apple conta com um utilitário integrado que permite descobrir isso facilmente. Veja como usá-lo.

Passo 1. Abra o “Monitor de Atividade”. Ele pode ser localizado em “Utilitários”, na pasta de aplicativos, ou através do Spotlight. Nesse caso, basta pressionar “command + espaço” ou clicar sobre a lupa, no canto superior direito da tela, e digitar “monitor” (sem aspas);

Abra o monitor de atividades do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o monitor de atividades do Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Monitor de Atividade, abra a aba “Memória” e clique sobre a coluna de mesmo nome para ordenar os aplicativos por consumo de RAM. Os primeiros da lista são os que estão gastando mais e memória e, portanto, devem ser priorizados;

Classificando aplicativos por uso da RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Classificando aplicativos por uso da RAM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Encerrando aplicativos

Agora que você já sabe quais aplicativos estão consumindo mais RAM em seu Mac, basta finalizá-los para liberar memória para outros apps e jogos. Para isso, confira as dicas abaixo.

Passo 3. Abra a janela do aplicativo que você quer finalizar e pressione as teclas de atalho “command + q”. Você também pode acessar o menu com o nome do aplicativo e clicar em “Quit” ou “Encerrar”, dependendo do idioma do app;

Encerrando aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Encerrando aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso o aplicativo não tenha nenhuma janela, é provável que ele esteja aberto e sendo executado em segundo plano. Para finalizá-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do app, na Dock, e clique em “Encerrar”.

Finalizando aplicativo em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando aplicativo em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você conseguirá liberar memória RAM em seu Mac para rodar aplicativos pesados ou jogos sem precisar reiniciar.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julianof Souza
    2015-10-16T13:41:03  

    1GB de memoria pro facebook! caramba, muito atrasado mesmo esse IOS, paga 20k pra ficar limpando memoria! kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Julianof Souza
      2015-10-16T13:41:03  

      COM 32 GB DE RAM NÃO FAZ NEM COSQUINHA.

  • Rafael Macedo
    2015-10-16T17:05:42

    não acredito que perdi 30 segundos da minha vida lendo isso....alguem ensinando a fechar os aplicativos...rsrsrsr