Sistemas Operacionais

19/10/2015 10h00 - Atualizado em 19/10/2015 10h08

Como preparar o Mac para instalar o OS X El Capitan

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

A versão final do OS X El Capitan já está disponível para todos os usuários Mac OS. O sistema operacional melhorou alguns recursos do computador da Apple e trouxe updates importantes para apps como Safari, Mail, Maps, Notes e Photos. Porém, antes de fazer o upgrade para a novidade é recomendado seguir algumas dicas e procedimentos.

Como sair do programa de testes do OS X El Capitan

Confira como preparar seu computador para receber a atualização e aproveite o melhor do OS X El Capitan, nova versão do sistema operacional da Apple.

Veja como fazer o upgrade para a versão El Capitan de uma forma mais segura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo) (Foto: Veja como fazer o upgrade para a versão El Capitan de uma forma mais segura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo))Veja como fazer o upgrade para a versão El Capitan de uma forma mais segura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Compatibilidade com o sistema

Antes de comemorar a chegada do El Capitan, primeiro verifique se o seu Mac é compatível com a atualização.

Confira a lista de computador compatíveis.

MacBook 
Modelo de alumínio lançado no final de 2008 ou versões lançadas a partir de 2009 
MacBook Pro
Lançado a partir de 2007 
MacBook Air  Lançado a partir do fim de 2008 
Mac mini Lançado a partir de 2009 
Mac Pro Lançado a partir de 2008 

Confira a lista dos sistemas que permitem o upgrade.

OS X Yosemite Todas as versões
OS X Snow Leopard Versão 10.6.8 
OS X Lion Versão 10.7 
OS X Mountain Lion Versão 10.8 
OS X Mavericks Versão 10.9 




Exigências

Além da compatibilidade, existem algumas exigências necessárias para poder instalar o novo Mac OS. Entre elas estão 2GB de memória, 8GB de armazenamento disponível e conexão com a Internet para alguns recursos. Lembre-se que, apesar de 8GB serem o suficiente para a instalação, é sempre recomendado deixar um pouco de espaço livre na máquina.

Outro ponto para ter atenção é na idade do seu computador. Quanto mais antigo for o seu Mac, maiores são as chances de que alguns recursos não funcionem. O Handoff e o Continuity, por exemplo, foram lançados com o OS X Yosemite e exigem hardware que suporte Bluetooth LE.

Faça backup dos seus dados 

Uma dica para ter sempre em mente é fazer o backup dos dados antes de fazer uma mudança importante no computador. Existem diferentes formas de fazer o backup. É possível, por exemplo, usar aplicativos específicos ou através de um pendrive usando o SyncMate. Escolha a que mais lhe agrada e salve seus dados antes de começar.

Instale atualizações do OS no sistema atual

Antes de instalar o El Capitan, verifique se existe alguma atualização disponível para o sistema atual do seu computador e faça o download. Você pode fazer isso pela Mac App Store.

Essa mesma dica serve para apps terceiros. É sempre bom atualizá-los para a última versão disponível, pois muitas vezes os desenvolvedores liberam um update que torna os apps compatíveis com uma nova versão do OS X.

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo!

Desabilite softwares de criptografia 

Desabilite os softwares de terceiros responsáveis pela criptografia do seu Mac para evitar que ocorra algum problema durante a instalação do El Capitan. Caso isso aconteça, o aplicativo de criptografia pode bloquear o acesso às suas informações. Depois de fazer a atualização, veja se o software é compatível com a nova versão do sistema operacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Junior Luthier
    2016-01-13T15:26:08  

    Tenho um MacBook Pro com Os X Lion 10.7.5 e diz que não posso atualizar para o El Capitan...O que eu faço?

    recentes

    populares

    • Junior Luthier
      2016-01-13T15:26:08  

      Nao pode porque? Pela idade de seu notebook ou pelo sistema operacional? Se for pelo sitema operacional, porque vc nao vai fazendo o upgrade para um OSX que aceite o El Capitan?