Produtividade

05/10/2015 08h00 - Atualizado em 05/10/2015 08h00

Como se preparar para receber a atualização do Office 2016 no PC

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Microsoft Office 2016 está prestes a ser disponibilizado globalmente após o lançamento para clientes com assinatura ProPlus do Microsoft Office 365. O pacote promete diversas melhorias para o Word, Excel e PowerPoint, entre outros programas. Além disso, a estreia do Sway permite criar apresentações mais interativas. No entanto, para obter o novo pacote de aplicativos é preciso ficar atento a alguns detalhes. Veja tudo o que você precisa saber para receber a atualização no PC.

Office 2016: personalize atalhos com funções rápidas no Word e Excel

Novo Microsoft Office 2016; veja cinco funções que você vai adorar (Foto: Reprodução/Microsoft)Prepare seu PC para receber os novos Word, Excel e PowerPoint do Office 2016 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Sem upgrade direto

Diferente de aplicativos para celular, o Office 2016 para Windows e Mac OS não pode ser obtido apenas por meio de uma atualização a partir de versões anteriores, como o Office 2013. Essa é uma mudança que a Microsoft pretende implementar, mas, por enquanto, para entrar na onda do “Windows como serviço”, mantra que rege o Windows 10 e os principais programas da Microsoft, é preciso primeiro baixar o Office 2016 e realizar uma instalação completa.

Como baixar

Apesar do Windows 10 ser de graça, o mesmo não acontece com o Office. Mesmo que você já tenha comprado o Microsoft Office 2013 ou versões anteriores, terá que adquirir uma nova chave para ativar a versão 2016. Para baixar o instalador, você deve ir ao site oficial (products.office.com) de vendas do Office e escolher uma das opções de compra, seja por meio de assinatura mensal do Office 365 ou por uma chave de ativação única.

O mesmo vale, é claro, para quem ainda não usa o Office, ou para quem tem Word, Excel e PowerPoint piratas no PC. Se você quiser desfrutar da nova versão dos programas da Microsoft, terá que comprar uma licença para download único, ou realizar um pagamento mensal que rende a ativação de até cinco computadores simultaneamente.

Para quem já é assinante

A vantagem para quem já é assinante do plano mensal do Office 365 é o direito a ativação do novo pacote Office no momento em que você faz login com sua conta da Microsoft. Para isso, só é necessário acessar a página do 365, inserir e-mail e senha e ir até o tópico de downloads no menu "Minha Conta". Baixe normalmente e ative para começar a usar.

Remoção de Office antigo

A instalação do novo Office não requer, obrigatoriamente, a desinstalação de versões anteriores que já estão no seu computador. Dessa forma, você pode experimentar o Office 2016 e se livrar do 2013 ou 2010, por exemplo, só quando tiver certeza de que as mudanças lhe agradaram. No entanto, essa recomendação não é válida para usuários de Mac, que podem enfrentar problemas caso mantenham mais de um pacote de apps de escritório da Microsoft instalado.

Ou seja, se for Windows, fique tranquilo; mas, se for Mac, opte por manter somente a versão mais moderna no disco, que traz muitas vantagens sobre o antigo Office 2011, disponibilizado para a plataforma da Apple.

Funciona em PCs antigos?

Um novo Office traz vantagens que só podem ser aproveitadas por computadores equipados com hardware minimamente modernos, sem falar no sistema operacional. O Office 2016 requer um computador com pelo menos o Windows 7, 2 GB de RAM, tela de 1280 x 800 pixels de resolução, chip gráfico compatível com DirectX 10, 3 GB de espaço em disco, além de processador 1 GHz de 32 ou 64 bits.

Vale lembrar, no entanto, que é recomendável que a sua máquina supere essas especificações para que a experiência com Word, Excel e outros programas não seja prejudicada, recorrendo a um hardware com 4 GB de RAM e CPU de 2 GHz, por exemplo – nada de tentar instalar o pacote de aplicativos em um netbook antigo com Windows Vista.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Paulo
    2016-03-02T11:47:19  

    fui tentar instalar o access 2016 com o office 2013 e não é compatível, ele pede para desinstalar o office para poder instalar o 2016 e não tenho opção de prosseguir sem fazer a desinstalação.

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2016-03-02T11:47:19  

      João, também tive problemas semelhantes. Resolvi instalando o office 2016 em outra pasta. No meu caso criei uma pasta chamada office16. basta criá-la no arquivos de programas. Se a sua versão for de 32 bits cria ela no arquvos de programas (86)