Mapas e Localização

11/10/2015 11h01 - Atualizado em 10/05/2016 17h04

Google Earth: como ver Marte pelo computador

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Google Earth permite que os internautas conheçam Marte sem sair da frente do computador. O planeta foi homenageado recentemente pelo Google após a descoberta de água em sua superfície. Com a ferramenta é possível fazer uma verdadeira "viagem" pelo espaço e visualizar estações, sondas, crateras e ter uma visão panorâmica de Marte. As fotos e dados são atualizados pela NASA, agência espacial norte-americana. Veja como "passear" pelo planeta vermelho no computador. 

Google Earth faz 10 anos e ganha modo Voyager para ver novos lugares

Marte (Foto: Reprodução/Google Maps)Conheça Marte com o Google Earth (Foto: Reprodução/Google)


Passo 1. Baixe e instale o Google Earth no seu computador. Em seguida, ao abrir o programa, clique no ícone indicado por um planeta, no menu do topo, e selecione “Marte”;

Acesse a navegação em Marte no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a navegação em Marte no Google Earth (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O planeta vermelho será carregado na tela do programa. Na lateral esquerda está o menu de “Camadas”, que mostra todas as “atrações” disponíveis em Marte. Para começar, selecione “Rovers and Landers”. Será aberta uma listagem das sondas e “veículos” disponíveis. Clique duas vezes em uma das opções. Note que há opção para abrir o modelo em 3D, inclusive;

Acesse as sondas em 3D disponíveis pela NASA em Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as sondas em 3D disponíveis pela NASA em Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione no menu lateral o item que mostra o ícone de “câmera”. Será aberto um guia: clique na imagem panorâmica;

Veja as imagens panorâmicas de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja as imagens panorâmicas de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Bem-vindo a Marte. A imagem mostra o planeta visto do solo, com imagens registradas pela sonda lá no planeta vermelho. No topo há um controle, sendo possível aproximar e afastar a imagem. Para ver ao entorno, arraste o quadrado para as laterais;

Navegue pela superfície de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Navegue pela superfície de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O item “Live from Mars” mostra imagens atualizadas da NASA e pode ser encontrado no menu lateral. Depois basta clicar nos pontos marcados do globo para explorar;

Ferramenta permite visualizar imagens registradas recentemente pela NASA (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ferramenta permite visualizar imagens registradas recentemente pela NASA (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6.  O controle da visualização pode ser feito pelos itens no topo direito da tela. O primeiro permite “olhar ao redor”. O segundo tem função para se mover para as laterais e o último permite aumentar e diminuir o zoom;

O controle das imagens pode ser feito pelas ferramentas no topo direito da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O controle das imagens pode ser feito pelas ferramentas no topo direito da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Ao clicar em um dos quadrados coloridos, será aberta uma aba explicativa com a foto ampliada do local;

Veja imagens ampliadas da superfície de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja imagens ampliadas da superfície de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Como na Terra, o internauta também gravar vídeos, traçar caminhos, tirar medidas entre locais, ver mapa noturno e diurno em Marte. Tudo por meio da barra de ferramentas no topo do programa;

Use as ferramentas complementares do Google Earth em Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Use as ferramentas complementares do Google Earth em Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Por fim, em “Global Maps” é possível ver Marte de diferentes formas: com escala de altura de planaltos, com mapa infra-vermelho e com diferentes texturas. Basta clicar duas vezes em uma das opções e o mapa será alternado.

Acesse diferentes tipos de mapas de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse diferentes tipos de mapas de Marte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você já sabe como navegar na superfície de Marte, como nos filmes de ficção científica, e sem sair de casa.

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilmar Faustino
    2015-10-24T21:56:12

    As exibições são todas ilustrativas das que a gente está acostumado ver nas mídias ou seja, são as mesmas imagens que as mídias noticiam nos telerjonais, etc. É a prova de que tudo especulativo e que a Nasa não é idônea!

  • Paulo Ferreira
    2015-10-12T11:09:09

    Que bom! Super emocionante..