Utilitários

26/11/2015 12h00 - Atualizado em 26/11/2015 12h00

Como criar um aplicativo com o Windows App Studio

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Windows App Studio é um webapp da Microsoft para a criação de aplicativos para o Windows 10. Os usuários ou empresas que desejarem fazer um app, mas não tiverem condições financeiras ou conhecimento de programação para tal, podem fazê-lo com a ferramenta de forma bem prática.

Windows 10: Testamos o Update 1, veja o que muda e se vale atualizar

Confira um passo a passo completo e aprenda a criar um aplicativo com o Windows App Studio.  É possível escolher e personalizar os temas, ícones, título, idioma e descrição. 

Windows App Studio (Foto: Divulgação/Microsoft)Crie um aplicativo no Windows App Studio em poucos passos (Foto: Divulgação/Microsoft)


Passo 1. Acesse o site do Windows App Studio e faça login com sua conta da Microsoft;

Acesse a página do criador de apps (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Acesse a página do criador de apps (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 2. Decida se quer criar um app novo ou se vai usar um template entre os que estão disponíveis gratuitamente no site;

Usuário pode criar app do zero ou usar templates  (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Usuário pode criar app do zero ou usar templates (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 3. A seguir, coloque o nome do aplicativo e decida em qual tipo de tela quer ver os conteúdos em preview: celular, tablet ou monitor de PC;

Defina os tipos de conteúdo no aplicativo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Defina os tipos de conteúdo no aplicativo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 4. Agora é hora de começar a, de fato, trabalhar. Edite o conteúdo que quer ver no seu aplicativo. Basta selecionar as opções de seções, como RSS, Facebook, YouTube e outros. Toque no ícone de “+” para ir adicionando;

Edição é bem simples e rápida  (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Edição é bem simples e rápida (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 5. Na aba superior, logo depois de "Content", selecione "Themes" para editar o visual. Do lado esquerdo, há temas pré-definidos. Na parte central, você pode personalizar cores, títulos, painel de navegação e muito mais;

Defina o tema, com opções de cores, para seu app (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Defina o tema, com opções de cores, para seu app (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 6. Em "Tiles", configure como o ícone do seu aplicativo será exibido para os usuários. Você pode definir uma imagem tradicional ou um Live Tile, que se anima e pode ser personalizado;

Configure os tiles para representar o app na homescreen (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Configure os tiles para representar o app na homescreen (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 7. Em "Settings", você vai definir uma das últimas opções do aplicativo: as configurações. Escolha o título, idioma e descrição que irá aparecer na Store caso o programa seja publicado;

Por último, defina as configurações do aplicativo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Por último, defina as configurações do aplicativo (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Passo 8. Quando estiver tudo pronto, é só concluir. Você pode finalizar de três maneiras diferentes: pacote de instalação, para colocar direto no seu celular, pacote de publicação, que você baixa para publicar na Windows Store, e pacote do código-fonte, que é para ser editado posteriormente no Visual Studio. 

Você pode salvar o aplicativo de diversas maneiras  (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Você pode salvar o aplicativo de diversas maneiras (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Windows 10 travando sem parar, o que pode ser? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares