Antivírus

04/11/2015 10h02 - Atualizado em 04/11/2015 10h02

Como desinstalar o navegaki do computador

Laura Martins
por
Para o TechTudo

O navegaki é um malware que domina a página inicial do navegador e enche o browser de abas indesejadas. Como o hao123, atajitos e 22find, o site contém diversos vírus que podem se aproveitar das propagandas para capturar dados.

Avast ou AVG? Veja qual é o antivírus mais completo para Android

Caso você esteja com esse problema, confira o passo a passo para remover a aplicação no Internet Explorer, no Chrome e no Firefox. Como muitos malwares, o site do navegaki pode incomodar o usuário e precisa de atenção. 

Vírus (Foto: Pond5)Veja como desinstalar o navegaki do computador (Foto: Pond5)

Internet Explorer

Passo 1. Abra o browser, vá em “Ferramentas” > “Opções de Internet”;

Passo 2. Na Aba “Geral”, clique em “Usar em branco” e depois clique em OK;

Aprenda a remover o navegaki do PC (Foto: Reprodução/Laura Martins)Aprenda a remover o navegaki do PC (Foto: Reprodução/Laura Martins)


Passo 3. Clique com o botão direito no atalho do IE no desktop;

Passo 4. Selecione “Propriedades” e vá na aba “Atalho”;

Vá em Propriedades para configurar o IE (Foto: Reprodução / Laura Martins)Vá em Propriedades para configurar o IE (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Passo 5. Limpe o conteúdo descrito em “Destino”. Copie o endereço que está em “Iniciar em” (normalmente: C\Program Files\Internet Explorer) e cole em “Destino” – adicionando \iexplorer.exe no final. Clique em OK para confirmar a ação;

Configuração deve ser feito no Internet Explorer (Foto: Reprodução/Laura Martins)Configuração deve ser feito no Internet Explorer (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Passo 6. Para trocar o mecanismo de busca, vá em “Ferramentas” > “Opções de Internet”.

Reconfigure seu buscador (Foto: Reprodução / Laura Martins)Reconfigure seu buscador (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Passo 7. Clique em “Pesquisa” e escolha qual buscador deseja usar.

Escolha o buscador desejado (Foto: Reprodução / Laura Martins)Escolha o buscador desejado (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Google Chrome

Passo 1. Com o browser aberto, vá em “Configurações” > “Inicialização” e selecione “Abrir a página Nova guia”;

Aprenda a remover programa do Chrome (Foto: Reprodução / Laura Martins)Aprenda a remover programa do Chrome (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Passo 2. Feche o browser e clique com o botão direito no atalho do Chrome. Selecione “Propriedades”;

Passo 3. Em “Atalho”, limpe o conteúdo do campo “Destino”. Copie o endereço de “Iniciar em” (normalmente: C:\Users\username\AppData\Local\ Google\Chrome\Application) no campo “Destino” e coloque \chrome.exe no final;

Passo é igual ao feito no Internet Explorer (Foto: Reprodução / Laura Martins)Passo é igual ao feito no Internet Explorer (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Passo 4. Para mudar o mecanismo de busca do navegador, vá novamente nas configurações do browser e, no campo “Pesquisa”, escolha o buscador desejado.

Escolha seu buscador favorito (Foto: Reprodução / Laura Martins)Escolha seu buscador favorito (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Mozilla Firefox

Passo 1. Clique com o botão direito no atalho do Firefox no desktop e selecione "Propriedades”. Na janela “Atalho”, limpe o conteúdo de “Destino”;

Passo 2. Copie o conteúdo de “Iniciar em” (normalmente: C:\Program Files\Mozilla Firefox) e cole em “Destino”. Adicione \firefox.exe no fim do endereço;

O Firefox também pode ser infectado pelo navegaki (Foto: Laura Martins/Reprodução)O Firefox também pode ser infectado pelo navegaki (Foto: Laura Martins/Reprodução)

Passo 3. Para mudar o mecanismo de busca, abra o Firefox e troque o buscador na aba de pesquisa do browser.

Elimine o buscador indesejado (Foto: Reprodução / Laura Martins)Elimine o buscador indesejado (Foto: Reprodução / Laura Martins)

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Cardoso
    2017-05-25T11:25:11

    não funcionou

  • Edimar Souza
    2016-12-02T22:05:32

    Bagunçada das informações do passo 3 para exclusão no Chrome.

  • Marcio Silva
    2016-01-28T11:39:53  

    perfeita..essa dica!! eu nem acredito que me livrei desse carma!!! valeu !!!!!muito grato

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-01-28T11:39:53  

      Não adiantou de nada...

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-01-28T11:39:53  

      Não adiantou de nada.../RT