Redes sociais

01/11/2015 07h00 - Atualizado em 19/07/2016 15h40

Como usar o Telegram? Veja dicas e aproveite as opções que o app oferece

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Telegram é um aplicativo mensageiro rival do WhatsApp que permite trocar recados de forma privada ou em grupo. O recurso é gratuito e tem compatibilidade com celulares Android, iOS, Windows Phone, além de versões para computador e web.

Como ativar os stickers do Telegram para iPhone?

Com interface em português, o Telegram tem ganhado espaço entre os usuários brasileiros. Para começar a usar é necessário criar uma conta com o número do celular disponível. Quer conhecer um pouco mais sobre o aplicativo? Então confira seis dicas que podem ajudar.

Como funciona o chat secreto do Telegram? (Foto: Divulgação/Instagram) (Foto: Como funciona o chat secreto do Telegram? (Foto: Divulgação/Instagram))Veja dicas de como usar o Telegram, mensageiro seguro que 'destrói' mensagens (Foto: Divulgação/Telegram)



Não recebeu o código de verificação do Telegram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

1) Criar uma conta no Telegram

A identificação no Telegram é feita pode meio do número do celular, assim como no WhatsApp. Para começar a usar,é necessário digitar o número com o DDD e aguardar o envio de um código de verificação. O processo é bem rápido e não precisa de cadastro com conta de e-mail ou redes sociais. Depois da verificação destes dados é aberta a tela principal do Telegram, e ele permanece conectado mostrando as novas mensagens.

Crie uma conta no Telegram com o número do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie uma conta no Telegram com o número do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Encontrar amigos

Quando o usuário instala o Telegram pela primeira vez, o app analisa os contatos salvos na agenda e já mostra quais amigos estão disponíveis para uma conversa no mensageiro, de forma automática. Então, para que algum contato apareça no Telegram, basta adicionar o número na agenda do celular, de forma simples e prática. Para acessar a lista de amigos, é necessário tocar no menu e selecionar a opção “Contatos”. As pessoas serão listadas em ordem alfabética e basta clicar em um deles para iniciar a conversa.

Encontre contatos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre contatos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Usar stickers em conversas

O Telegram oferece diversos emoticons divertidos e stickers, ou adesivos, com imagens de personalidades populares, em dezenas de opções como Freddie Mercury, Che Guevara, Marilyn Monroe, Gandhi e Cleópatra. Os emoticons e adesivos estão listados em um menu, indicado por uma “carinha feliz” no canto do chat para Android. Já nos dispositivos com iOS é necessário ativar a função no menu do app. Basta acessar Configurações > Configurações de Conversas > Stickers > Mostrar Aba de Stickers.

Para navegar dentre os itens, é necessário arrastar a tela para as laterais e para enviar algum desenho na conversa, basta tocar na opção que preferir que ela aparecerá no chat.

Use stickers e emoticons divertidos nas conversas pelo Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Use stickers e emoticons divertidos nas conversas pelo Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Criar um chat secreto

Para os usuários que estão procurando por maior segurança nas conversas, o Chat Secreto é uma opção diferenciada do Telegram. A função oferece criptografia nas mensagens, não deixa dados nos servidores, permite adicionar um tempo para a “autodestruição” e não permite o encaminhamento de trechos do chat, para que não vaze nenhuma informação. A opção pode ser encontrada no menu lateral do app para Android, na opção “Chat Secreto”, e dentro da lista de "Contatos", em dispositivos iOS.  Depois basta selecionar um dos amigos na lista e aguardar ele se conectar.

Inicie um chat secreto com um contato no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie um chat secreto com um contato no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quais são os melhores mensageiros? Comente no Fórum do TechTudo

5) Criar grupo

Juntar vários amigos em uma mesma conversa pode ser prático, tanto para assuntos profissionais quanto pessoais. Dessa forma, não é necessário enviar o mesmo recado em diferentes telas e todas as informações ficam organizadas na mesma interface. Para criar um grupo no Telegram para Android, é necessário selecionar a opção “Novo Grupo” no menu lateral do app. No iPhone é preciso acessar a opção "Chats", na barra inferior do app, clicar no ícone de lápis, no canto superior direito da tela, e selecionar "Novo Grupo". Depois escolha os membros do chat coletivo, que pode conter no máximo 199 contatos.

Junte os amigos em grupos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Junte os amigos em grupos no Telegram (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Acessar as configurações

Os ajustes do Telegram também são bem completos, quando o assunto é privacidade ou notificações. No segundo item, "Privacidade e Segurança", o usuário pode gerenciar contatos bloqueados, limitar quem vê o último acesso, adicionar uma senha de bloqueio, verificação de acesso em duas etapas e ainda visualizar as sessões ativas. Se preferir uma opção mais radical, há o item de “autodestruição da conta”, caso o aplicativo fique inativo por muito tempo, mantendo a segurança das conversas.

Ajuste as configurações de notificação e privacidade como preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste as configurações de notificação e privacidade como preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Além disso, há a personalização para notificações e sons, com alertas pop-up, personalização da cor do LED de alerta, vibração e até alteração do som. O item de configurações pode ser encontrado no menu lateral do Telegram para Android e na barra inferior do aplicativo para iOS.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Beto Jamaica
    2015-11-01T19:41:28  

    Prefiro mandar cartas escritas à mão.

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2015-11-01T19:41:28  

      Não esperava su resposta aqui e sim por carta

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2015-11-01T19:41:28  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa foi a melhor. rsrsrsrsrsrs

  • Alexandre Gialage
    2016-04-17T15:05:58

    na proxima atualização podem criar um recurso de ocultar a foto de um contato .....ficaria top e a frente do watts...caso o cel caia nas maos de um ou uma ciumenta ..não vai ver a foto rival .....entende?

  • Ronilson Viana
    2015-11-01T13:53:30  

    as vezes as pessoas comentam o que não conhecem. o Telegram é o mesmo zap zap, criado por um paraense e melhor que o Watsapp no que se refere a envio de arquivos, no zap zap é possivel enviar um video de até 1,5gb, enquanto que pelo wat no máximo 16mb, entre outras peculiaridades

    recentes

    populares

    • Ronilson Viana
      2015-11-01T13:53:30  

      no telegram da pra mandar arquivos de mais de 1 giga ne? vc falou errado

  • Jefferson Renato
    2015-11-02T08:16:30  

    Não vi nenhuma diferença das funções do whatsapp

    recentes

    populares

    • Jefferson Renato
      2015-11-02T08:16:30  

      Desculpa Darilton e Felipe, tenho os dois e as funções são as mesmas so mudando a interface, so falei isso pq não vi nada de grande diferença, DESCULPE-ME GENIOS DA TECNOLOGIA

    recentes

    populares

    • Jefferson Renato
      2015-11-02T08:16:30  

      para de ser idiota,, no telegram vc consegue enviar qualquer tipo de arquivo, mp4, txt, doc, rar, todosss,, da pra andar GIFS , Sticker,, os grupos cabem 5000 pessoas,, fora tudo q um adm de grupo consegue fazer,, dá pra criar canais,, telegram é infinitamente melhor q whatsapp,, so os burros nao veem isso

  • Regina Cury
    2015-11-01T13:14:11  

    Para quer ter outro? Se um já faz o que outro faz? e todos tem? esquece.

    recentes

    populares

    • Regina Cury
      2015-11-01T13:14:11  

      Mas o criador do Telegram não é o mesmo que o do Whatsapp

    recentes

    populares

    • Regina Cury
      2015-11-01T13:14:11  

      O Telegram é russo, é rival do whatsApp. Achei melhor

  • Carlos Jean
    2015-12-19T14:22:07

    prefiro o wowapp, que faz video chamada também

  • Nina Lottaspaghetti
    2015-11-01T21:11:33  

    sou mais o snapchat

    recentes

    populares

    • Nina Lottaspaghetti
      2015-11-01T21:11:33  

      nao conheço

    recentes

    populares

    • Nina Lottaspaghetti
      2015-11-01T21:11:33  

      marcus150102

  • Diego Siqueira
    2015-11-01T14:10:02  

    Pra quem fala que o Whatsapp é modinha, falavam a mesma coisa do Facebook que ta ai a mais de 10 anos. Sendo que o dono do Whatsapp é do mesmo dono do Facebook.

    recentes

    populares

    • Diego Siqueira
      2015-11-01T14:10:02  

      modinha porque não muda e nem procuram saber se outro aplicativo do gênero é melhor.

    recentes

    populares

    • Diego Siqueira
      2015-11-01T14:10:02  

      modinha porque não muda e nem procuram saber se outro aplicativo do gênero é melhor.

  • Darilton Oliveira
    2015-11-02T21:41:09  

    Esse app é o antigo ZAP ZAP que deve ter mudado de nome para ver se é aceito. É bom, mas infelizmente o povo gosta de moda.

    recentes

    populares

    • Darilton Oliveira
      2015-11-02T21:41:09  

      Vc esta enganado, este app foi criado antes do zap zap e no meu modo de ver o Telegram é melhor que o whatsapp pois permite o envio de arquivos de texto e pdf, concordo que o povo gosta é de moda.

    recentes

    populares

    • Darilton Oliveira
      2015-11-02T21:41:09  

      Isso mesmo Gustavo, me enganei. Eu tinha o ZAP ZAP e de uma hora para outra ele mudou para o Telegram sem eu fazer nada, por isso que achei que era o mesmo aplicativo. E concordo com vc, o telegram é bem melhor. Ainda tem o Chat Secreto. Obrigado pela correção.

  • Lucas Souza
    2015-11-01T19:14:46  

    pena que o povo eh burro e só vive de whatsapp...e colocar mais uma função já viram analfabetos digitais....

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2015-11-01T19:14:46  

      Tá enzo (começando com minúscula mesmo), o você ganha sendo professor sem ser consultado?

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2015-11-01T19:14:46  

      Caro Enzo, eu sei escrever certo ninguém precisa me dizer não, a questão eh que não preciso respeitar as normas cultas de escrita pois não estou redigindo nenhum texto formal ok?

  • Alcione Braga
    2015-11-02T12:11:07  

    Tô fora! Já basta eu ficar a cada 15 minutos checando Whats APP, FaceBook, Flickr, HotMail, Temperatura em várias cidades e agora mais essa? Chega! Escravo digital, não!

    recentes

    populares

    • Alcione Braga
      2015-11-02T12:11:07  

      Meu irmão, se tu já usa tudo isso, você é um escravo digital ;)

  • Paulino Oliveira
    2015-11-02T11:10:20  

    Vou mandar mensagens pra todo mundo pra não entrar no Telegram, pois oferece a figura do Terrorista CHE GUEVARA, assassino. O povo vomita esse desgraçado Ernesto Guevara que tinha o apelido de CHE.

    recentes

    populares

    • Paulino Oliveira
      2015-11-02T11:10:20  

      Kkkkk. Ridículo

  • Anthony Alencar
    2015-11-01T19:50:12  

    Telegram é muito bom, mesmo. Pena que poucos usam

    recentes

    populares

    • Anthony Alencar
      2015-11-01T19:50:12  

      Nem olho pro Whatsapp, só uso Telegram. Infinitamente superior.

  • Sergio Silva
    2015-11-02T10:53:04

    Parem de briguinha. Eu entendi o que o Lucas quis dizer. Existem muitos aplicativos bem melhor que o whatsapp, o viber é um, e todos são de graça. O problema é que o povo se acomoda com qualquer porcaria. Por que será que os japoneses estão sempre na frente, heim?

  • Reginaldo Fontenele
    2015-11-02T09:52:39

    Aqui na minha terrinha isso se chama: mais do mesmo

  • Denilson Silva
    2015-11-02T09:04:38

    Beleza, mas, quem usa isso? Todos meus conhecidos e creio que a maioria daqui só usa o Whatsapp até porque precisam da outra pessoa ter o app para conversar.

  • Ricardo Luco
    2015-11-01T16:57:04  

    não manda video, não manda audio é generico de baixxa qualidade.

    recentes

    populares

    • Ricardo Luco
      2015-11-01T16:57:04  

      Quem disse que não da pra enviar ? hahaha, além do mais, telegram da pra responder pessoas que tenta falar com você, coisa que no whats não da. E tbm cabe arquivo de mais de 1gb enquanto whats bosta engasga pra mandar

  • Linda Jéssica
    2015-11-01T16:35:17  

    whatsApp continua o melhor

    recentes

    populares

    • Linda Jéssica
      2015-11-01T16:35:17  

      Never

  • Porangatu
    2015-11-01T20:41:55  

    Nada melhor que um hotmail.

    recentes

    populares

    • Porangatu
      2015-11-01T20:41:55  

      icq tb era bom

    recentes

    populares

    • Porangatu
      2015-11-01T20:41:55  

      ICQ está disponível para android! rsrsrs

  • Flabrasília
    2015-11-01T11:51:02  

    Watsapp por enquanto é modinha, igual ao Orkut era, tudo que é modinha passa e chega ao fim, com o Watsapp vai ser igual! o que ninguém pode dizer é o tempo que vai durar na moda...

    recentes

    populares

    • Flabrasília
      2015-11-01T11:51:02  

      Gente... tem quantos anos que o Fantastico ta na Globo? Eu nao assisto... mas tambem o bicho nao morre... kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Flabrasília
      2015-11-01T11:51:02  

      caro amigo sergio eu prefiro o silvio santos mto mas engraçado

  • Paulo Costa
    2015-11-01T22:55:16

    um bom livro, dá mais resultado e conhecimento................

  • Filipe Eduão
    2015-11-01T22:35:05

    Saudade de quando o Whatsapp era pago!

  • Marlise Oliveira
    2015-11-01T20:36:01  

    Acabo de baixar e estou adorando!

    recentes

    populares

    • Marlise Oliveira
      2015-11-01T20:36:01  

      Concorrência, tremei...

    recentes

    populares

    • Marlise Oliveira
      2015-11-01T20:36:01  

      vou ver

  • Anderson Coelho
    2015-11-01T21:02:19

    vou testar ai comento ,pra mim tudo se copia!

  • Ozeias Paula
    2015-11-01T19:12:01

    Dá onde esse povo tira que Telegram é melhor que Whatsapp ?? Nunca ..