Antivírus

01/11/2015 12h00 - Atualizado em 01/11/2015 12h00

Como usar a quarentena no Avast

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Avast é um antivírus completo, com versões gratuitas e pagas para os usuários. No programa, o sistema de quarentena isola algum arquivo considerado suspeito, protegendo o sistema operacional e evitando ações indesejadas. O recurso permite gerenciar essa quarentena, remover o que não for vírus e ainda executar mais ações.

Avast ou AVG? Veja qual é o antivírus mais completo para Android

Veja como usar todas as funcionalidades da quarentena no Avast. Com o antivírus, o computador fica protegido de malwares que podem prejudicar a máquina, além de roubar dados pessoais e financeiros. 

Avast Cover Photo (Foto: Avast)Aprenda a usar a quarentena do Avast e deixe seu PC livre de vírus e malware (Foto: Divulgação/Avast)

Como abrir a quarentena 

Passo 1. Abra o Avast no computador e clique em “Escaneamentos”, depois em “Escanear Vírus”;

Acesse o menu de escaneamentos do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu de escaneamentos do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na base da tela, clique em “Quarentena”;

Encontre o botão de quarentena na base do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o botão de quarentena na base do programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3.  Será aberta uma janela com uma listagens de arquivos de quarentena.

Será aberta a lista de arquivos salvos na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Será aberta a lista de arquivos salvos na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como restaurar um arquivo da quarentena

Passo 1. Após acessar a lista de arquivos de quarentena, selecione aquele que prefere remover e clique com o botão direito no item. Selecione “Restaurar”.

Restaure arquivos da quarentena (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Restaure arquivos da quarentena (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É importante lembrar que só deve executar essa ação caso tenha certeza de que o arquivo não é malicioso para o computador.

Como apagar um arquivo da quarentena

Passo 1. Na lista de arquivos na quarentena, selecione o item que deseja apagar e clique com o botão direito. Confirme em “Excluir”;

Remova um arquivo da quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Remova um arquivo da quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Confirme no botão de “Sim” na janela que aparecer. O item será removido da lista.

Confirme a ação no botão de Ok no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confirme a ação no botão de Ok no Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mover arquivos manualmente para a quarentena

Passo 1. Na tela com a listagem de arquivos de quarentena, clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço vazio. Selecione “Acrescentar”;

Adicione arquivos manualmente na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione arquivos manualmente na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre no computador o arquivo e confirme em “Abrir”;

Escolha o arquivo e adicione na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Escolha o arquivo e adicione na quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ele será adicionado na lista de quarentena do Avast. Clique em “Sair” e mantenha o arquivo em vigilância.

O arquivo será mostrado na lista de quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O arquivo será mostrado na lista de quarentena do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como executar ações e extrair arquivos da quarentena

Passo 1. A extração de arquivos da quarenta permite criar uma cópia em qualquer pasta do computador. É fundamental ter certeza de que não se trata de um malware. Para isso, acesse a lista de arquivos em quarentena, como já mostrado, e clique com o botão direito do mouse no item. Selecione “Extrair”;

Selecione um dos itens para extrair e criar uma cópia no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione um dos itens para extrair e criar uma cópia no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Selecione a pasta do computador para extrair e confirme em “Ok”. A cópia do arquivo será criada no local desejado.

Selecione a pasta e confirme a ação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a pasta e confirme a ação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como configurar a quarentena

Passo 1. No menu lateral do Avast, selecione “Configurações”;

Acesse as configurações do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na nova janela, selecione “Geral” no menu lateral e depois clique em “Manutenção”;

Encontre o menu geral das configurações do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o menu geral das configurações do Avast (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Role a tela até o menu de “Quarentena” e adicione as preferências para armazenamento de arquivos nesse recurso. É possível personalizar o tamanho máximo da quarentena e tamanho máximo de arquivos. Conclua em “Ok”.

Configure a quarentena como preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configure a quarentena como preferir (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares