26/11/2015 17h27 - Atualizado em 26/11/2015 19h05

Guia da Black Friday 2015 ajuda a encontrar o melhor preço

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

É hoje! Se você estava esperando pela Black Friday de 2015 é hora de aproveitar os descontos nas lojas virtuais, que começam a partir desta quinta-feira (26). Oficialmente, o evento acontece na sexta-feira (27) mas, como já é tradição, muitos sites estão antecipando as ofertas em celulares, notebooks, e-books, aplicativos, jogos e outros itens desejados.

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.

Acompanhe a Black Friday ao vivo

Entretanto, é bom ficar esperto. Golpes em falsas ofertas por e-mail, lojas não confiáveis, problemas para acessar sites de e-commerce e promoções irregulares podem causar alguma dor de cabeça e até mesmo prejuízo. Se você não quer cair na "Black Fraude", nem comprar pela metade do dobro, veja dicas do TechTudo para encontrar o melhor preço.

1) Cuidado com o golpe no e-mail

Duvide de e-mails com ofertas que prometem preços muito baixos. Disfarçada de cartão virtual de Natal ou cupom de desconto para a Black Friday, a mensagem pode instalar um vírus após um clique descuidado e capturar dados para clonar cartões, fazer boletos falsos e até instalar programas espiões. Saiba como conferir se as ofertas são reais e sempre compare com os sites oficiais das lojas virtuais.

Black Friday (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Black Friday no site do TechTudo tem dicas, tutoriais e notícias sobre o evento (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

2) Compre com segurança no celular

Se você vai estar longe do computador ao longo do dia não precisa se preocupar. É possível acompanhar as ofertas pelo celular, tomando alguns cuidados como evitar Wi-Fi público e comprar direto por e-mail, SMS e WhatsApp, além de checar se o site da loja é seguro. Mas o mais importante ainda é usar um bom antivírus.

3) Fique atento aos celulares muito baratinhos

Se você é um dos 43% dos brasileiros que pretende comprar um celular novo nesta Black Friday, fique atento à lista abaixo e às especificações dos aparelhos. Procure reviews, testes e opiniões de usuários.

- Os dez celulares mais desejados da Black Friday;
O que considerar antes de comprar um celular novo?;
- Faça buscas internas no TechTudo e encontre reviews e opiniões;
- Pesquise por reviews, testes, veja fotos e vídeos do modelo antes de se decidir.

Busca interna do TechTudo tem reviews, testes, vídeos e tudo sobre o seu celular (Foto: Reprodução/TechTudo)Busca interna do TechTudo tem reviews, testes, vídeos e tudo sobre o seu celular (Foto: Reprodução/TechTudo)


4) Saiba se a loja é confiável

Achou uma oferta muito boa mas não conhece a loja? O Procon-SP tem uma lista negra atualizada com nomes e CNPJs de lojas com histórico complicado e que você deveria evitar. Além disso, lojas confiáveis contam com o selo Black Friday Legal 2015 (confira como é o selo da Camara.e-net). Boa parte dos sites também está se preparando para evitar um novo recorde de queixas no Reclame Aqui.

5) Compare preços e use cupons

Não basta ser preço baixo, precisa ser o menor! O TechTudo fez uma lista dos melhores sites para comparar e monitorar preços durante a Black Friday. As principais dicas são usar o plugin Baixou Agora e o app do Buscapé, que monitoram a flutuação dos preços e evitam a compra pela "metade do dobro". 

Se você quer ainda mais descontos online, pode usar o Reduza e checar os variados sites de cupons

Em 'veja análise completa' leia o review e saiba se vale a pena comprar o celular (Foto: Reprodução/TechTudo)Em 'veja análise completa' leia o review e saiba se vale a pena comprar o celular (Foto: Reprodução/TechTudo)

6) Denuncie ofertas falsas

O que não falta é lugar para fazer queixas. Além do Reclame Aqui, há uma série de sites que podem ajudar. O Procon-SP também promete monitorar os problemas online, por meio de uma hashtag no Facebook.

7) Evite fila virtual

Um dos maiores problemas durante a Black Friday é a lentidão dos sites. Especialistas dão sugestões para fugir da hora do rush. Descubra quais são os melhores horários para não ficar sem a sua compra.

8) Seja discreto no trabalho

Sendo um dia de semana (sexta-feira), é comum que você esteja em horário de trabalho. Mas isso não significa que não dê para aproveitar as promoções e preços baixos por estar 100% focado nas suas tarefas. Basta um pouco de cautela para não ser visto "batendo perna" nos shoppings online.

Bônus: Já cansou da Black Friday? Veja como bloquear posts sobre o assunto no seu Facebook.

Está confuso? Ainda não sabe o que é a Black Friday? Confira tudo sobre a data, que é o maior evento do e-commerce antes do Natal, aproveite as dicas e compartilhe suas experiências aqui no TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Datti
    2015-11-26T21:04:06  

    Antes de comprar é necessário consultar o histórico de preço do produto para ver se oferta é verdadeira, costumo consultar a Econivia porque dá pra ver até um ano atrás.

    recentes

    populares

    • Rafael Datti
      2015-11-26T21:04:06  

      O preço original do Airfryer é 1.000 ou seja, cadê o mega-desconto?

    recentes

    populares

    • Rafael Datti
      2015-11-26T21:04:06  

      Achei bons descontos no site da Mash... alguns produtos 70%. Acompanhei pelo Econivia e os descontos são reias.

  • Marcel Almeida
    2015-11-27T10:40:58

    Black friday no Brasil = Metade do dobro!!!

  • Jessica Carvalho
    2015-11-27T08:48:55

    Antes de comprar consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra histórico exclusivo com as alterações de preço do ano todo, por produto e loja! :) Ideal para Black Friday 2015

  • Leandro Vm
    2015-11-27T02:36:44

    No facebook busque por Ninho de Ofertas, todas as promoções postadas lá de todas as lojas que participam da Black Friday são verificadas antes de postar. Verifica-se o histórico de preços, lá só é postado se for realmente promoção e a loja confiável.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-27T00:32:47

    Antes de comprar consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços top, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo! Black Friday

  • João Carvalho
    2015-11-26T22:48:48

    Pra não ser passado pra trás, pesquise o preço dos produtos no BuskPreco. Lá tem um analisar de preço inteligente, que alerta o usuário se o preço está mais barato de verdade.

  • Jessica Carvalho
    2015-11-26T21:26:50

    Antes de comprar no consulte o bizoo .com.br. Lá você encontra um histórico de preços exclusivo, com as alterações feitas pelas lojas durante o ano todo! Ideal para o Black Friday

  • TATIANA FIGUEIREDO
    2015-11-26T21:19:59

    A Black Friday brasileira não chega aos pés da americana.Lá são descontos reais de 50% para cima.

  • Rafael Datti
    2015-11-26T21:05:20

    Antes de comprar é necessário consultar o histórico de preço do produto para ver se oferta é verdadeira.