Celular

29/11/2015 10h00 - Atualizado em 29/11/2015 10h00

iPhone 6 Plus: dicas de como usar melhor o celular de tela grande

Raíssa Delphim
por
Da Redação

Como economizar a bateria do iPhone 6 Plus está entre as dúvidas que os consumidores têm depois de comprar o celular top de linha da Apple. Lançamento da Apple em setembro de 2014, ele foi o primeiro smartphone com tela grande da empresa. Apesar de já estar no mercado há um ano – com direito ao sucessor iPhone 6S Plus à venda no Brasil –, o Plus ainda atrai a atenção de muita gente.

iPhone 6S x iPhone 6: quais as diferenças entre os tops da Apple

Outros recursos importantes são: como otimizar o uso do display, reduzir o gasto com internet 3G ou mesmo como melhorar a qualidade das fotos feitas com a câmera do smartphone. Se você está pensando em comprar o iPhone 6 Plus ou se já comprou e quer quase um manual do usuário, aqui vão algumas dicas de funcionalidades pouco conhecidas. Se você já as conhece, vale rever.

iphone-6-na-mao-destaque (Foto: Lucas Medes/TechTudo)O aparelho tem funções que melhoram o desempenho (Foto: Lucas Medes/TechTudo)


1. Tirando o melhor da tela grande de 5,5”

O display com certeza é o grande destaque do iPhone 6 Plus, mas há quem diga que o aparelho não é feito para mãos pequenas. Pensando em um uso mais confortável, a Apple criou o Reachability (ou Alcançabilidade). O recurso aproxima a metade superior do smartphone da parte inferior, deixando tudo "ao alcance do dedão". Para ativar o recurso, basta tocar duas vezes no botão Início (mas não é preciso pressionar; são só dois toquinhos rápidos mesmo).

A opção de reduzir a tela ajuda no uso do display grande (Foto: Reprodução)A opção de reduzir a tela ajuda no uso do display grande (Foto: Reprodução)



Há também uma função que auxilia na hora de avançar ou retroceder a navegação em aplicativos como o Safari, Mail e Mensagens. O aparelho retorna para a página anterior quando o usuário desliza com seu dedo da borda da esquerda para a direita. Para avançar, o movimento deve ser feito da direita para a esquerda.

Mas se você não enxerga muito bem e precisa de ícones e letras maiores no telona, a Apple disponibiliza a visualização em zoom. Para ativá-la é simples, acesse "Ajustes" > "Tela e Brilho" > "Zoom da Tela" > "Ampliado" > "Definir".

2. Economizar dados da conexão 3G

O iPhone 6 Plus gasta duas vezes mais 3G do que o seu irmão menor, o iPhone 6. Para reduzir o consumo excessivo do pacote de dados e dar uma aliviada nas contas no fim do mês, algumas dicas simples podem ser muito úteis. A primeira delas é: desative o uso de dados em aplicativos que você abre com pouca frequência. Para isso, vá em "Ajustes" > "Celular" e desmarque os apps que não precisam ficar conectados à Internet o tempo todo.

É possível gerenciar quais aplicativos utilizarão a rede móvel para economizar dados (Foto: Reprodução)É possível gerenciar quais aplicativos utilizarão a rede móvel para economizar dados (Foto: Reprodução)




Outra dica interessante é desativar as atualizações em segundo plano, que consomem grande parte do seu 3G. Se você não se importar em fazer o upgrade dos aplicativos de forma manual, basta desativar a função em "Ajustes" > "Geral" > "Atualizações em 2º Plano".

3. Economizar bateria no iPhone 6 Plus

Não depender de carregadores e ficar livre das tomadas é uma missão quase impossível para os donos de iPhone. Para acabar com um dos maiores problemas dos dispositivos iOS, algumas dicas bem simples podem ser fundamentais. A primeira delas é: reduza o brilho da tela. Nem sempre você precisa da luminosidade máxima do display. 

Reduzir o brilho da tela do smartphone ajuda a economizar a bateria (Foto: Reprodução)Reduzir o brilho da tela do smartphone no ícone de sol ajuda a economizar a bateria (Foto: Reprodução)


Após o lançamento do iPhone 6S, qual smartphone da Apple vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Além do brilho, diversas funções podem ser desativadas para economizar a energia do smartphone. Neste tutorial você encontra 20 dicas simples e muito úteis como desativar a busca por Wi-Fi, descobrir os apps que gastam muita energia e mais.

Outra dica fundamental é desligar a assistente virtual Siri e o recurso Push, que atualiza os e-mails automaticamente a todo o tempo:

Para desligar a Siri basta acessar "Ajustes" > "Geral" > "Siri" e desmarcar a opção.

Já para desativar a função Push entre em "Ajustes" >  "Mail, Contatos, Calendários" > "Obter Novos Dados" > "Push". Ao desmarcar a opção, a atualização passa a ser feita de forma manual.

O novo iOS 9, liberado para todos os usuários em setembro, conta ainda com o "Modo de Pouca Energia", que desliga algumas funções do aparelho. Descubra como ativá-lo nesta matéria.

4. Aproveitando o melhor da câmera

As câmeras do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus contam com alguns recursos nativos que ajudam na hora de tirar fotos e filmar, dispensando o uso de aplicativos extras. 

iPhone-6-Plus-câmera-1 (Foto: Lucas Medes/TechTudo)A câmera possui configurações nativas para melhorar as suas fotos (Foto: Lucas Medes/TechTudo)


Os iPhones, a partir dos modelos 6 e 6 Plus, gravam vídeos em 60 FPS, ou seja, em uma  qualidade maior do que os modelos anteriores. A função pode ser encontrada de forma simples em "Ajustes" > "Fotos e Câmera" > "Gravar Vídeo em 60 FPS".

O aplicativo da câmera também conta com várias funcionalidades para melhorar as suas fotos. Entre elas estão: função timer, disparos contínuos, ajuste de exposição e de cores, filtros no momento de bater a foto e muitos outros que você pode encontrar nesta matéria com dicas detalhadas. 

5. Economizando espaço na memória interna

Muitas vezes o espaço interno do celular não é suficiente para guardar todas as fotos, músicas, vídeos e outros arquivos. Para não ser incomodado com mensagens de falta de espaço, algumas dicas fundamentais como não salvar mídias do WhatsApp e limpar o histórico do navegador podem ajudar.  Além disso, é possível descobrir os apps que ocupam mais espaço no armazenamento do celular acessando  "Ajustes" > "Geral" > "Uso" > "Gerenciar Armazenamentos". 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares