06/11/2015 10h00 - Atualizado em 27/07/2018 16h34

O que é e como remover o Warsaw 1.3.1 do PC

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Warsaw é um programa bastante suspeito para muita gente. O software não faz aparente nada no PC, aparece na lista de aplicativos instalados sem que o usuário perceba e, em alguns casos, mesmo depois de removido, ele se reinstala sozinho na máquina. A primeira suspeita é de que pode ser vírus, mas, na verdade, o Warsaw é um software legítimo, usado por bancos brasileiros como medida de segurança na realização de transações via Internet.

Como usar a nova função do Firefox 42 que bloqueia rastreamento online

Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, entre outros, usam o Warsaw. O software funciona em conjunto com aplicativos e plugins de navegadores dos bancos e, a princípio, sua função é garantir a segurança de transações realizadas pelos clientes das instituições financeiras.

Vídeo pornô está disseminando vírus no Facebook com atualização falsa do flash player (Foto: Divulgação/Facebook) (Foto: Vídeo pornô está disseminando vírus no Facebook com atualização falsa do flash player (Foto: Divulgação/Facebook))Apesar de suspeito, Warsaw é usado para garantir segurança em transações (Foto: Divulgação/Facebook)


Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Embora o programa pareça suspeito, a GAS Tecnologia, subsidiária brasileira do produto, afirma que o software não tem acesso a dados do usuário e que respeita a privacidade dos clientes das instituições que utilizam a ferramenta.

Outro problema do Warsaw, além do fato de não existir políticas de privacidade que o usuário tenha acesso com facilidade, é que há diversas reclamações sobre instabilidade, lentidão e travamentos causados pela ferramenta.

Posso remover o Warsaw diretamente?

Você pode acessar o Painel de Controle e procurar o programa na lista de aplicativos instalados em seu computador. Clicando sobre o Warsaw, você vai notar que é possível removê-lo com o auxílio do desinstalador do Windows.

No entanto, o programa é desenvolvido para combater esse tipo de remoção. Basicamente, o aplicativo entende que um invasor está tentando desabilitar a ferramenta de segurança para ter acesso aos seus dados bancários. Se você desinstalar diretamente pelo Windows, independente da versão utilizada, há grandes chances de que o aplicativo se reinstale novamente.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

Como remover o Warsaw?

Como explicado, o Warsaw funciona em conjunto com aplicativos e plugins de navegadores dos bancos. Para remover o programa de segurança, você precisa, primeiro, desinstalar essas extensões em todos os navegadores do computador.

É importante lembrar que, ao remover o Warsaw, você poderá passar a encontrar dificuldades em realizar operações bancárias via Internet. Só realize o procedimento se estiver convicto de que não sentirá falta de controlar a conta pelo computador.

Passo 1. Remova os plugins do seu banco de todos os navegadores instalados no computador;

Localize e remova o plugin do seu banco de todos os navegadores que você utiliza (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize e remova o plugin do seu banco de todos os navegadores que você utiliza (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Abra o Painel de Controle e localize o Warsaw na lista de aplicativos instalados;

Localize o aplicativo e inicie para iniciar a desinstalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize o aplicativo e inicie para iniciar a desinstalação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Selecione o Warsaw e dê início ao processo de desinstalação;

Aguarde o processo de desinstalação ser concluído (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Aguarde o processo de desinstalação ser concluído (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Espere a instalação ser concluída e reinicie o seu computador;

Depois que a desinstalação for concluída, reinicie o computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois que a desinstalação for concluída, reinicie o computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Consulte novamente a lista de aplicativos instalados na máquina para verificar se o Warsaw foi removido.

Depois de reiniciar, verifique se o Warsaw não foi reinstalado automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Depois de reiniciar, verifique se o Warsaw não foi reinstalado automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O Warsaw voltou! E agora?

Como os sistemas usados pelos bancos variam, pode ser que a sua versão do Warsaw seja mais persistente. Se o passo a passo não teve efeito e, após reiniciar o computador, o aplicativo se reinstalou sozinho, há uma alternativa que certamente vai remover o programa.

De acordo com as instruções da GAS Tecnologia, responsável pelo Warsaw, você deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco e solicitar instruções para remover o programa.

Você receberá um endereço de Internet e um código específico para realizar a remoção definitiva do Warsaw no PC. Dependendo do banco, o processo pode demorar até algumas horas. Em todo caso, a instituição saberá orientá-lo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Cp
    2017-06-02T17:28:26  

    Além das instruções dadas pelo artigo acima, procure as Tarefas Agendadas do Windows. Lá você precisará remover uma tarefa do warsaw que é responsável por reinstalar o software. O processo de remoção é bem tranquilo, apenas sendo necessário clicar, com o botão direito, sobre a linha com o nome 'Rerun Warsaw's CoreFixer' e escolher a opção apagar.

    recentes

    populares

    • Rafael Cp
      2017-06-02T17:28:26  

      Onde acho as "Tarefas agendadas do Windows"?

    recentes

    populares

    • Rafael Cp
      2017-06-02T17:28:26  

      Agendador de Tarefas, procure no Acessórios na aba Iniciar do Windows em Ferramentas clique em Agendador de Tarefas.

  • Jeferson
    2019-02-27T09:56:54

    FOI MUTO BOM

  • Flavio Costa
    2017-09-05T12:26:16  

    Atenção Técnicos Nutella, Warsaw é um aplicativo da Gás Tecnologia, vinculada a Diebold, e é um aplicativo de segurança usado por bancos assim como o Java.

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2017-09-05T12:26:16  

      Bom, primeiro que o Java não é aplicativo de segurança, longe disso. Muito menos é um aplicativo de banco. O Warsaw Diebold é um malaware disfarçado de plugin de segurança dos bancos. Infelizmente precisa dele pra acessar a maioria dos bancos, mas não deixa de ser um vírus, além de ser desnecessário para a segurança em si.

    recentes

    populares

    • Flavio Costa
      2017-09-05T12:26:16  

      Marcelo, mitou! haha

  • Lucas Siqueira
    2017-10-27T18:45:02

    Muito bom, me ajudou pois eu nem sabia do que se tratava o programa e estava a procura dessas informações! Obrigado.

  • Alexandre Feu
    2017-05-24T09:34:25

    Uso o AVG e o PCTuneUp dá a opção de "Suspender o uso em segundo plano do Warsaw quando este não está sendo utilizado. Posso fazer isso sem comprometer minha segurança nas transações bancarias? Grato.

  • Ralph Danis
    2017-05-20T11:09:52

    Em resumo: Liga pro banco. Valeu.

  • Augusto Costa
    2017-04-22T20:33:04

    Este programa tem uma péssima conduta mas isto é porque os programadores não tem ética. Isto de um programa ficar injetando dll em outros programas é uma intromissão indesejada e programadores que assim procedem deveriam perder seus empregos, vão plantar batatas, fazer outra coisa na vida. Este procedimento complica com vários jogos com anti-hacks no mercado. Tem de ser desinstalado mesmo e ainda solicitar a agência que mande fazer um programa sem estas características hackers.

  • Carlos
    2016-01-23T14:40:37  

    Percebi que o warsaw é um programa que vem junto com o aplicativo dos bancos, caixa, itau e santander. Acredito que se o banco instalou isso, para algo serve. Se é que se pode acreditar em bancos...

    recentes

    populares

    • Carlos
      2016-01-23T14:40:37  

      cesse aplicativo é de má conduta, e tenho certeza que causa a mal funcionamento do seu pc, ele trabalha em todos os setores da máquina, causando spans e alterando seu navegador. Existem outras formas de assegurar um site bancário.

    recentes

    populares

    • Carlos
      2016-01-23T14:40:37  

      Serve pra eles receberem 100% do que voce digita, clica, acessa, etc. Sim, fica o tempo todo rodando e gravando tudo que você está fazendo. Por isso que deixa a máquina lenta. A diferença dessa porcaria pra um rootkit/virus é zero...

  • Gustavo Neves
    2016-11-22T23:15:08

    Remover assim nao adianta muita coisa.. continua instalado em Program Files\Diebold\Warsaw.. e continua carregando essa porcaria no boot do windows

  • Anderson Santos
    2016-11-21T13:30:03

    Esse aplicativo é um horroroso, vamos cogitar o bloqueio dele com o Symantec para evitar estes problemas.

  • Manoel Filho
    2016-08-17T03:21:44

    nada com nada, típico da internet enrolação

  • Guilherme Barboza
    2016-06-20T16:15:22

    Esse software tá atrapalhando eu utilizar o google chrome. Depois que percebi que ele está instalado não consigo mais utilizar o banco e outras coisas por ele.

  • Gesiel Caetano
    2016-03-09T15:14:18

    Achei muito útil a parte "você deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente do seu banco e solicitar instruções para remover o programa". Parabéns ao criador do tutorial, realmente é bem esclarecedor!

  • Marcel Aniceto
    2016-02-22T21:16:26

    Que matéria inútil. Não resolve o problema. Melhor arrancar do site do que dizer que remove dessa maneira.