Internet

08/11/2015 09h00 - Atualizado em 08/11/2015 09h00

Waze com pontos faltando? Veja 6 motivos e maneiras de resolver

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Waze se tornou popular, entre outros motivos, porque cria um sistema de recompensa que estimula o condutor a contribuir com informações para o aplicativo em smartphones Android ou iPhone (iOS). Quem reportar alertas confirmados ganha pontos que, quando acumulados até uma certa quantidade, fazem o usuário subir de nível e aumentar sua reputação.

Como integrar o Waze ao Facebook e acessar a localização dos eventos?

Mas o que fazer quando há pontos faltando ou a menos no contador? Veja possíveis razões do problema e seis maneiras de solucioná-lo.

Veja motivos e soluções para erros de pontuação no seu perfil do Waze (Foto: Divulgação)Veja motivos e soluções para erros de pontuação no seu perfil do Waze (Foto: Divulgação/Waze)

Atraso normal

A primeira coisa que você deve ter em mente quando perceber pontos faltando no seu perfil é muito simples: a contabilização pode atrasar para qualquer usuário. O Waze promete contabilizar pontos atrasados em, no máximo, dois dias. Para tirar dúvidas, você pode sempre acessar a página de status, que contém dados mais atualizados e que, por isso, costumam mostrar seus pontos mesmo que o app não o faça.

Atraso no primeiro acúmulo

Outro motivo de você não ver seus pontos contabilizados corretamente no Waze é porque se tratam de seus primeiros pontos. Apesar de ter dirigido com o app ligado e já ter acumulado pontuação, pode levar até uma semana para que ela apareça no painel de estatísticas. Portanto, basta somente esperar.

Visualização no painel errado

Se seus pontos não estiverem somente desatualizados, mas completamente zerados, você pode estar logado com a localidade errada no sistema. Para resolver é simples: acesse o painel de estatísticas do Waze por meio de um navegador, faça login e escolha a região correta.

Waze está disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Waze está disponível para Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Confira sempre se há pontos faltando no Waze (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)


Google Maps: como acessar a antiga versão do histórico de localização? Veja no Fórum do TechTudo

Conquistas desatualizadas

Como no acúmulo dos primeiros pontos no Waze, as conquistas mais difíceis demoram uma semana para serem contabilizadas. É o caso da conquista “800 km em uma semana”, que pode levar um tempo maior para aparecer entre as obtidas no app, identificadas pelos doces de cor cinza.

Navegação off-line

A maioria dos recursos do Waze só funcionam quando há conexão à internet ativa, podendo não funcionar até mesmo quando o sinal está intermitente. Alertas, por exemplo, só são enviados com 3G ou 4G funcionando no exato momento em que o usuário toca no botão do app – o Waze não vai esperar sua internet voltar caso haja falha na conexão.

Trajetos longos, porém, podem ser gravados mesmo quando houver queda de acesso no meio do caminho, desde que, no final do percurso, o Waze esteja conectado à Internet e possa enviar os dados para os servidores antes do usuário fechar o aplicativo. Caso isso ocorra antes do envio, qualquer conquista ou pontos obtidos serão desconsiderados.

Reinstalação ou troca de usuário

Uma reinstalação recente do aplicativo não pode causar erros na contabilização de seus pontos. Se você tiver realizado login com a mesma conta anterior – ou seja, sem criar um perfil novo – seus pontos deverão aparecer automaticamente, mesmo em um celular novo. Se você não vê razão aparente para qualquer problema, ou se já tiver esperado tempo suficiente para a contabilização de pontos em casos especiais, a alternativa que resta é preencher um formulário online (role até o rodapé da página) no site do Waze e esperar ajuda do suporte técnico por e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares