Sistemas Operacionais

18/11/2015 12h00 - Atualizado em 18/11/2015 12h00

Windows 10: Como rastrear e localizar seu PC em caso de roubo

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows 10 tem uma ferramenta valiosa para garantir a segurança e a privacidade do usuário: o rastreamento de computadores e tablets com o sistema. O recurso grava a última localização do dispositivo assim que o aparelho se conecta à Internet, para que você possa localizá-lo em caso de perda ou roubo.

Como resolver problemas com perfil temporário no Windows

O serviço já funciona de forma parecida no iPhone, Android e Windows Phone. Se você quer ficar mais seguro, confira no tutorial como buscar e localizar seus dispositivos com o sistema de rastreamento da Microsoft.

Windows 10 possui sistema de rastreamento no computador que mostra última localização de dispositivo roubado ou perdido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem sistema de rastreamento do PC, que mostra última localização de dispositivo roubado ou perdido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Etapa 1. Ativar o rastreamento

Passo 1. Abra as configurações do Windows;

Windows 10 agora é capaz de rastrear localização do PC do usuário em Configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 agora é capaz de rastrear localização do PC do usuário em Configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Escolha a opção “Atualização e Segurança”;

Windows 10 tem rastreamento localizado junto à opção de Atualização e Recuperação das configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 tem rastreamento localizado junto à opção de Atualização e Recuperação das configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Escolha a seção “Localizar meu Dispositivo” na parte esquerda da tela;

Windows 10 ganhou rastreamento de dispositivo após Update 1 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 ganhou rastreamento de dispositivo após Update 1 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Toque sobre o botão "Alterar" indicado na tela;

Windows 10 permite que usuário rastreie a última localização do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 permite que usuário rastreie a última localização do seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Toque sobre a chave para ativar o recurso;

Windows 10 começará a guardar localização do PC após usuário ativar função nas configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 começará a guardar localização do PC após usuário ativar função nas configurações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora o Windows vai guardar localização do seu dispositivo periodicamente para que você saiba onde localizá-lo;

Etapa 2. Procurar pelo seu dispositivo

Passo 1. Abra o navegador e acesse a página “account.microsoft.com/devices”;

Microsoft oferece página onde usuário poderá encontrar PC com Windows 10 perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft oferece página onde usuário poderá encontrar PC com Windows 10 perdido ou roubado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na página que aparece, toque sobre a opção “Entrar”;

Passo 3. Faça login com seu e-mail e senha utilizados no Windows 10 do dispositivo perdido ou roubado;

Usuário deve se conectar com e-mail e senha do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Usuário deve se conectar com e-mail e senha do computador com Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O Windows 10 exibirá uma lista com todos os dispositivos conectados à sua conta. Localize o seu computador e observe que a página fornece uma prévia da última localização dele;

Microsoft mostra lista de dispositivos conectados à conta e última localização do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft mostra lista de dispositivos conectados à conta e última localização do PC (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. Se quiser ter mais informações sobre a localização do dispositivo, toque sobre o link “Localizar Meu Dispositivo”. Uma página será aberta com o mapa e a localização onde o computador foi detectado pela última vez.

Microsoft pode exibir mais detalhes da última localização do PC com Windows 10 roubado ou perdido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Microsoft pode exibir mais detalhes da última localização do PC com Windows 10 roubado ou perdido (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora você sabe como localizar um PC com Windows 10 roubado ou perdido. Por enquanto, a Microsoft ainda não permite o bloqueio à distância nem formatação do PC, como ocorre nos celulares.

Como criar uma conta de convidado no Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carolina
    2018-08-06T22:15:05

    E se alguém roubar meu computador e desligar o rastreador? Não terei como encontrá-lo? Muito frágil e ingenuo esse sistema, não? É isso mesmo???

  • Antonio Souza
    2015-11-18T16:34:31

    Isso é muito bom. Já uso no meu Android uma função parecida e já me salvou uma vez.