Roteador

14/12/2015 06h01 - Atualizado em 14/12/2015 14h17

Aprenda como configurar o ‘controle dos pais’ em um roteador TP-Link

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O controle dos pais pode servir para limitar os sites que uma máquina conectada à rede pode ou não acessar. É bastante útil para quem quer proibir crianças de visitar páginas inapropriadas, mas também pode ser utilizado em um escritório limitando, por exemplo, o acesso a redes sociais no horário de trabalho.

Luzes de Natal podem prejudicar sinal de Wi-Fi, garante pesquisa

Os roteadores TP-Link oferecem essa função, que é bem simples de configurar. Neste tutorial, aprenda como habilitar o controle dos pais, para ter mais controle sobre a rede. O modelo utilizado foi o TL-WR841ND.

Crianças usando laptop para matéria (Foto: Pond5)Pais precisam tomar cuidado com o que os filhos mais novos acessam na internet (Foto: Pond5)

Passo 1. Entre nas configurações do roteador digitando o IP no browser. Como padrão o IP costuma ser 192.168.0.1 e a senha é admin/admin;

Entre nas configurações do roteador (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Entre nas configurações do roteador (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 2. No menu de opções clique em Controle dos Pais;

Entre na opção Controle dos Pais (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Entre na opção 'Controle dos Pais' (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 3. Clique para habilitar a função;

Clique para habilitar o Controle dos Pais (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Clique para habilitar o Controle dos Pais (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 4. Se quiser utilizar o computador atual como Responsável, clique na opção Copiar acima. Se não, digite o endereço MAC.

Faça o download grátis do app do TechTudo e receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Adicione uma máquina responsável (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Adicione uma máquina responsável (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 5. Para criar uma nova regra, clique em Adicionar;

Clique para adicionar uma nova regra (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Clique para adicionar uma nova regra (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 6. Na página que abrir, em ‘Endereço MAC Computador Controlado’ coloque a máquina que queira adicionar a restrição. Se a máquina já estiver conectada ela estará disponível em “Computadores Conectados”. Selecione a opção desejada;

Coloque a máquina que quer adicionar a restrição (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Coloque a máquina que quer adicionar a restrição (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 7. Você pode configurar o horário em que os sites podem ou não ficar acessíveis. Para configurar clique em Horários;

Clique em Horários se quiser configurar os dias e a hora que a restrição estará habilitada (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) Clique em 'Horários' se quiser configurar os dias e a hora que a restrição estará habilitada (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 8. Em Horários, configure os dias para que a restrição fique ativa. Você pode por exemplo limitar a hora, permitindo que as páginas fiquem acessíveis em determinados períodos, como em horário de almoço, por exemplo. Clique em Salvar;

Se quiser, configure os dias e horário (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Se quiser, configure os dias e horário (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 9. Em Estado, habilite ou não a regra de controle. Após selecionar, clique em Salvar. Em Período, se preferir, coloque a restrição de tempo que configuro;

Configure o Estado e o Período (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Configure o Estado e o Período (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Passo 10. Por último, não esqueça de adicionar os sites que quer bloquear e clique em Salvar.

Adicione os sites e clique em Salvar (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Adicione os sites e clique em Salvar (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Pronto, a restrição já está ativa. Lembrando que no final não é preciso reiniciar o roteador.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Opine no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robson Borges
    2018-03-09T14:30:58

    Preciso saber se é possível criar apenas uma lista de bloqueio ao invés de cadastrar apenas sites permitidos. Quero controlar os horários e criar uma lista de sites que não devem ser acessados.