Internet

09/12/2015 08h00 - Atualizado em 09/12/2015 08h00

Como bloquear Facebook e WhatsApp no Android temporariamente

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os apps Facebook e WhatsApp, disponíveis para Android e iPhone (iOS), são úteis para manter contato com amigos e família pelo celular, mas também podem ser fonte de muita distração. Nesses casos, é possível utilizar o AppBlock, um programa para o sistema operacional do Google que bloqueia aplicativos temporariamente e impede que suas notificações cheguem no smartphone em horários inadequados.

Facebook vai esconder posts de ex-namorados após separação

O recurso pode ser bom para momentos em que você não quer ou não pode ser incomodado, como no trabalho ou na escola, por exemplo. Veja, no tutorial abaixo, como usar o AppBlock para não receber notificações do Facebook e WhatsApp durante um tempo determinado.

Verifique o prazo de entrega e o valor do frete antes de comprar o celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: Verifique o prazo de entrega e o valor do frete antes de comprar o celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Veja como bloquear o Facebook WhatsApp e outros aplicativos pelo AppBlock (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Baixe o AppBlock e instale-o em seu smartphone Android;

Passo 2. No primeiro uso, libere o acesso do AppBlock aos aplicativos que você tem instalados no aparelho;

Libere o acesso do AppBlock aos seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Libere o acesso do AppBlock aos seus apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, permite que o app gerencie suas notificações;

Libere também o acesso às notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Libere também o acesso às notificações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. O AppBlock já deixa pré-configurados dois perfis de uso, um para dias da semana e outro para fins de semana. Toque em “Working days” para ativar o perfil semanal e editar suas preferências;

Passo 5. Selecione os dias e os horários nos quais o perfil será ativado. Estudantes podem, por exemplo, liberar alertas somente no intervalo entre aulas para checar mensagens e redes sociais;

Ative o perfil principal e escolha dias e horários em que ele será ativado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o perfil principal e escolha dias e horários em que ele será ativado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Depois, ative as opções “App notification”, para impedir a chegada de notificações. Se quiser que o app não seja nem mesmo ativado, marque também ”Application launch”.

Passo 7. Selecione quais aplicativos serão incluídos na lista de bloqueio. Por padrão, o AppBlock já inclui algumas sugestões, mas você pode excluí-las tocando no “x”. Se quiser adicionar, selecione “ADD”. A dica é incluir apps como WhatsApp, Facebook, Instagram e Facebook Messenger, por exemplo;

Ative o bloqueio, adicione e exclua apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o bloqueio, adicione e exclua apps (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Ao final, abra o menu e, em “Edit name”, renomeie o perfil como preferir. Neste caso, definimos como "Dias úteis";

Renomeie o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Renomeie o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Abra o perfil de finais de semana e faça o mesmo, selecionando dias, horários e apps que você não quer usar aos sábados e domingos;

No fim de semana, bloqueie apps que você costuma usar no trabalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No fim de semana, bloqueie apps que você costuma usar no trabalho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 10. Para proteger o AppBlock contra acesso indevido, você ainda pode acessar as configurações e definir um PIN de acesso ao app;

Use um PIN para proteger o AppBlock (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use um PIN para proteger o AppBlock (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 11. Ao tentar acessar um app bloqueado, o AppBlock irá impedir a abertura e ainda mostrar na tela quantas vezes você tentou dar uma espiada nas suas mensagens enquanto deveria estar trabalhando.

Apps bloqueados não emitem notificações e ainda são impedidos de serem abertos no horário programado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps bloqueados não emitem notificações e ainda são impedidos de serem abertos no horário programado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Como descobrir quem visitou meu Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo

Pronto. O AppBlock permite que você crie quantos perfis quiser. Assim, você pode se dedicar no trabalho ou nos estudos sem ter a dor de cabeça de silenciar o smartphone sempre que precisar de concentração.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriela Carvalho
    2016-05-24T15:30:55  

    Caso eu esteja com o wifi ligado, a pessoa que me mandar mensagem no whatsapp verá que estou recebendo as mensagens? quero um aplicativo que as mensagens não chegue mesmo o wifi estando ligado

    recentes

    populares

    • Gabriela Carvalho
      2016-05-24T15:30:55  

      Pode sim baixe o Noroot Fireway mesmo com o wi fi ligado vc pode desligar o app que quiser, dadomóveis e

    recentes

    populares

    • Gabriela Carvalho
      2016-05-24T15:30:55  

      Existe a opção de desligar por ex o whatsapp não irá receber mensagens e pode navegar em outro app

  • Rogério Júnior
    2015-12-09T23:00:35  

    Eu sei uma forma bem fácil e prática, que não precisa de nenhum App.. Desativar o wifi! P.s: Chega de aula por hoje!

    recentes

    populares

    • Rogério Júnior
      2015-12-09T23:00:35  

      kkkkkk boa

    recentes

    populares

    • Rogério Júnior
      2015-12-09T23:00:35  

      Aí entra pela internet do sim card.

  • Everton Oliveira
    2015-12-10T10:49:29

    É só bloquear o chato , simples .