Backup

08/12/2015 08h00 - Atualizado em 08/12/2015 08h00

Cache do Dropbox esconde arquivos que você deletou; saiba recuperar

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Dropbox mantém uma pasta oculta com o cache dos arquivos apagados nos últimos três dias. O recurso visa facilitar a recuperação de arquivos que podem ter sido deletados por engano. Confira a dica e aprenda a acessar o cache do Dropbox no Windows e no Mac.

Dropbox Pro: Conheça os planos pagos e veja os preços

É importante lembrar que os arquivos ficam armazenados no PC por apenas três dias. Depois desse período, os documentos são apagados permanentemente do seu computador, restando apenas a opção de recuperá-lo nos servidores do serviço, no site do Dropbox.

Conheça as diferenças entre o Dropbox Pro e o Dropbox Business (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) (Foto: Conheça as diferenças entre o Dropbox Pro e o Dropbox Business (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo))Cache do Dropbox esconde arquivos que você deletou; saiba recuperar (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Windows

Passo 1. Pressione as teclas “Windows + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando “%HOMEPATH%\Dropbox\.dropbox.cache” (sem as aspas);

Entre com o comando no Executar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com o comando no Executar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O diretório de cache do Dropbox será aberto. Agora basta abrir a pasta com a data em que o arquivo que você quer recuperar foi excluído e copiá-lo para outra pasta. Você também pode usar a busca do Windows Explorer para localizá-lo facilmente.

Recuperando arquivo no cache do Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Recuperando arquivo no cache do Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Mac

Passo 1. No menu do Finder, acesse o menu “Ir” e clique em “Ir para Pasta…” – ou use o atalho “Command + Shift + G”;

Acesse o menu do Finder e abra a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse o menu do Finder e abra a opção indicada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela que deve se abrir, digite “~/Dropbox/.dropbox.cache” (sem aspas) e pressione “Ir”;

Acessando a pasta oculta de cache (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acessando a pasta oculta de cache (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O diretório de cache do Dropbox será aberto. Agora basta abrir a pasta com a data em que o arquivo que você quer recuperar foi excluído e copiá-lo para outra pasta. Você também pode usar a busca do Finder para localizá-lo facilmente.

Recuperando arquivo no cache do Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Recuperando arquivo no cache do Dropbox (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essa dica simples, você poderá recuperar facilmente um arquivo deletado sem precisar baixá-lo novamente dos servidores do Dropbox.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Dorneles
    2015-12-08T08:31:36

    vejo um estudante de arquitetura.