Ferramentas de sistema

04/12/2015 09h01 - Atualizado em 04/12/2015 09h01

Como baixar, instalar e usar o VirtualBox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O VirtualBox é um programa da Oracle que oferece virtualização de outros sistemas no Windows, Mac OS e Linux. Além de ser um software livre e gratuito, o aplicativo é um dos mais poderosos virtualizadores disponíveis atualmente.

Como converter arquivos IMG para o formato VDI do VirtualBox

Apesar das inúmeras ferramentas, muitos usuários podem não conhecer o VirtualBox por completo. Para isso, aprenda a baixar e usar o programa e veja também como instalar sistemas operacionais no software e aproveitar os recursos avançados.

VirtualBox (Foto: Divulgação/VirtualBox)Aprenda a baixar, instalar e usar VirtualBox da melhor forma (Foto: Divulgação/VirtualBox)

Basicamente, o VirtualBox é um programa de virtualização que permite instalar e executar diferentes sistemas operacionais em um único computador de um jeito bem simples. Com isso, é possível executar o Linux dentro do Windows, o Windows dentro do Mac, o Mac dentro do Windows e até mesmo todos os sistemas suportados dentro de um.

Instalando o VirtualBox

Caso você ainda não tenha o VirtualBox no seu PC, descubra como instalar o programa e os pacotes de extensão e aproveite os recursos. 

Usando o VirtualBox

O VirtualBox utiliza uma interface simples e prática. Em pouco tempo, o usuário aprende a lidar com o software sem dificuldade. Essa interface pode ser usada para listar (1), criar, configurar, apagar e iniciar as máquinas virtuais (2). Além disso, também é possível usá-la para visualizar os detalhes das máquinas (3) e, se for necessário, criar snapshots (4), que são gravações de um determinado momento da execução do sistema instalado.

Conhecendo a interface do VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conhecendo a interface do VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Instalando sistemas no VirtualBox

Além de ser instalável nos principais sistemas operacionais, o VirtualBox permite instalar e usar o Android, Ubuntu, Windows 10, Windows 8.1 e mais no PC. 

Iniciando a instalação do Android no VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do Android no VirtualBox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para instalar o sistema operacional desejado, acesse um dos tutoriais abaixo e confira o passo a passo. 

Como instalar o novo Windows 10 no VirtualBox

Como instalar o Android no PC ou Mac com o Virtualbox

Como usar o VirtualBox para instalar’ o Ubuntu no Windows 7

Como virtualizar o Ubuntu no Mac OS X

Como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual no Windows 7

Como experimentar o Android 4.3 Jelly Bean no PC

Como integrar o Windows ao ambiente gráfico do Ubuntu

VirtualBox avançado

O VirtualBox pode oferecer muito mais do que alguns sistemas virtualizados. Para ir além e usar o programa da melhor forma, confira o passo a passo para acessar cada recurso avançado do software. 

Como converter arquivos IMG para o formato VDI do VirtualBox

Como utilizar o VirtualBox pelo navegador

Como criar pasta de compartilhamento no VirtualBox

Saiba como aumentar o tamanho de um disco virtual no VirtualBox

Como usar o iTunes no Linux via Virtualbox

Como transferir arquivos no VirtualBox

Desinstalando o VirtualBox

Se você não gostou do VirtualBox ou não precisa mais dele, é possível desinstalar o software de maneira simples e rápida. 

Como é possível ver, o programa tem um grande potencial e pode servir para diversas situações e necessidades.

Ainda tem alguma dúvida sobre VirtualBox? Comente no Fórum do TechTudo. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Silva
    2019-05-02T09:09:38

    Muito bom, parabéns e obrigado!!!!