Imagens

08/12/2015 10h00 - Atualizado em 08/12/2015 10h00

Como fazer backup no Google Fotos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

 O Google Fotos é um serviço de backup gratuito da gigante das buscas com aplicativo para iPhone (iOS), Android, Windows e Mac. Por meio de upload automático no celular, tablet ou computador, o programa salva fotos e vídeos na nuvem e indexa o conteúdo para facilitar buscas, simplificando a organização de memórias e oferecendo uma série de ferramentas extras, como criação de montagens e de GIFs automaticamente.

Google Photos: 11 coisas que você não sabia sobre a plataforma

A maior vantagem do Google Fotos, porém, está no armazenamento, que é ilimitado se o usuário dispensar o backup no tamanho original, guardando imagens e gravações em alta resolução sem consumir o espaço da conta  – segundo o Google, próximo de 16 megapixels para fotos e 1080p para vídeos. Confira o passo a passo e aprenda a fazer backup de fotos e vídeos no celular e no PC.

Saiba como fazer backup de imagens e vídeos no Google Fotos pelo celular ou computador (Foto: Divulgação)Saiba como fazer backup de imagens e vídeos no Google Fotos pelo celular ou computador (Foto: Divulgação)

Como fazer backup no Google Fotos para Android 

Passo 1. Baixe o Google Fotos para Android no TechTudo Downloads;

Passo 2. Acesse o menu lateral e abra as configurações. Em seguida, toque em “Backup e sincronização”;

Acesse as configurações do Fotos no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do Fotos no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em “Tamanho do Upload”, certifique-se de que “Alta Qualidade” está selecionado para aproveitar o espaço ilimitado que o Google oferece;

Escolha Alta Qualidade para usar o espaço ilimitado gratuito (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha Alta Qualidade para usar o espaço ilimitado gratuito (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Role a página e toque em “Fazer o backup de fotos” para escolher se deseja fazer o upload de fotos e vídeos somente por Wi-Fi (recomendado) ou também via 3G/4G;

Faça upload por Wi-Fi ou redes móveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça upload por Wi-Fi ou redes móveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Acesse “Escolher pastas para backup” e escolha na lista quais pastas do Android você deseja salvar na nuvem. É possível, por exemplo, salvar todas as suas fotos e vídeos do WhatsApp de graça e sem limites no Fotos;

Escolha quais pastas quer salvar na nuvem do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha quais pastas quer salvar na nuvem do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Para encontrar as imagens de cada pasta, vá até o menu lateral do aplicativo, em “Pastas do dispositivo”, e veja quais têm um ícone azul indicando que estão sendo salvas na nuvem.

Veja quais fotos do celular estão salvas na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja quais fotos do celular estão salvas na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Como fazer backup no Google Fotos para iPhone 

Passo 1. Baixe o Google Fotos para iPhone; 

Passo 2. Na primeira vez que abrir o aplicativo, libere o acesso às suas fotos e permita o envio de notificações. Alertas chegarão sempre que houver novas montagens ou outro conteúdo interessante gerado automaticamente pelo Google Fotos;

Libere acesso a fotos e notificações no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Libere acesso a fotos e notificações no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ative o backup automático do Rolo da Câmera do iPhone e, de preferência, mantenha o upload por 3G/4G desativado para economizar dados. Antes de prosseguir, confirme se está utilizando a conta Google correta. Caso negativo, troque no menu de contas;

Ative o backup na sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o backup na sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o backup em alta qualidade para aproveitar o espaço ilimitado do Google Fotos para imagens e vídeos na nuvem. Depois disso, confira uma linha do tempo com tudo o que está armazenado no seu celular.

Os itens marcados com um símbolo no canto ainda não foram salvos, pois o upload é feito em ordem cronológica, mas você pode tocar nas fotos mais urgentes para salvá-las imediatamente;

Escollha backup de alta qualidade para salvar sem limites na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escollha backup de alta qualidade para salvar sem limites na nuvem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra o menu e acesse as configurações para mudar as preferências de backup. No item “Backup e sincronização”, por exemplo, você pode ativar ou desativar o backup, escolher a resolução dos arquivos salvos ou ativar o upload por meio de dados móveis.

Gerencie o backup nas configurações, acessadas no menu lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Gerencie o backup nas configurações, acessadas no menu lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como fazer backup no Google Fotos para Windows e Mac 

Passo 1. Baixe o uploader do Google Fotos para Windows ou Mac, responsável por rastrear seu computador em busca de arquivos de imagem e vídeo para backup;

Passo 2. Abra o instalador do Windows ou mova o app para a pasta Aplicativos do Mac e siga o passo a passo na tela;

Instale no Windows ou Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale no Windows ou Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Avance até que o programa peça o login da sua conta Google;

Entre com sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Entre com sua conta Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione quais pastas do sistema você deseja incluir no backup. Por padrão, algumas pastas já vêm marcadas para upload, mas é possível incluir outras através do botão “Adicionar”;

Escolha as pastas do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha as pastas do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Selecione a qualidade das imagens e vídeos no backup, entre “Original” e “Alta Qualidade”. Lembre-se que só é possível usar o espaço ilimitado de backup do Google Fotos escolhendo a segunda opção;

Selecione a qualidade das imagens e vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione a qualidade das imagens e vídeos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)








Passo 6. Por fim, clique em “iniciar backup” para começar o upload dos seus arquivos para a nuvem do Google.

Comece a fazer o backup de fotos e vídeos do computador na nuvem do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Comece a fazer o backup de fotos e vídeos do computador na nuvem do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Comece a fazer o backup de fotos e vídeos do computador na nuvem do Google (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pierre-louis Ferrandis
    2017-08-30T01:51:14

    O que o Google pode fazer com nossas fotos? Obtêm algum direito sobre elas? "Não existe jantar de graça"

  • Edelza Silva
    2017-08-14T11:18:47

    Como fazer esse backup para Windows 10 Mobile?

  • Murilo Pedroso
    2016-08-27T12:04:28

    Boa tarde, Eu gostaria de fazer com que o backup de uma determinada pasta fosse diretamente para um determinado álbum, isso é possível? Obrigado!

  • Richard Miranda
    2016-08-15T00:00:29

    FAltou a google permitir a configuração do horário de backup. Pois deixa a internet muito lenta.